5 Dicas de Ouro para o Sucesso da sua Loja de Roupas
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5 Dicas de Ouro para o Sucesso da sua Loja de Roupas

24 de junho de 2021

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O sucesso de uma loja de roupas e acessórios depende de diversos fatores. Não adianta ter um bom mix de produtos e um atendimento ruim. Ou um ótimo atendimento e produtos de qualidade, mas que não estejam de acordo com o seu público-alvo.

Fique conosco até o final que vamos dar 5 dicas de ouro para que a sua loja de roupas se torne um sucesso!

Existem diversos fatores que interferem diretamente no sucesso de uma loja de roupas. Dentre eles, o atendimento, o ambiente e, claro, os produtos que sua loja oferece. Isso também vale para lojas de sapatos, acessórios e moda casa.

Muitos donos de loja iniciam o seu negócio sem uma clareza de quem é o seu público-alvo. Isso faz toda a diferença!

Afinal de contas, o público-alvo é o que define desde o mix de produtos que você vai vender até a forma como você vai ambientar o seu espaço e treinar a sua equipe de atendimento.

Mas não se preocupe! Aqui neste artigo vamos dar 5 dicas para você ter sucesso na sua loja!

Dica de sucesso n°1: Defina o seu público-alvo

Você abriu a loja e não faz ideia de quem é o seu público principal? Ou você sabe quem é o seu público, mas, por alguma razão, você atrai um público diferente daquele esperado por você?

Isso é sinal de que você PRECISA parar e pensar nessa questão!

Saber o seu público-alvo (e, se possível, ter uma persona bem delineada) faz toda a diferença na hora de tomar as decisões para a sua loja.

É a partir do seu público-alvo que você vai definir a personalidade da sua loja. 

Por exemplo, se você tem (ou está abrindo) uma loja com foco em moda plus size, todo o seu mix de produtos deve ser voltado para este público. Não faz sentido você ter peças de tamanho 36, 38 ou 40 na sua loja.

Outro exemplo: se você abre uma loja com foco no público jovem, moda teen. Faz sentido vender roupas clássicas ou muito sociais?

Portanto, o primeiro fator para o sucesso da sua loja é a definição do seu público-alvo. Juntamente, é claro, com a coerência com este público!

Uma dica para quem já está com a loja em funcionamento e nunca pensou nessa questão: utilize o seu sistema de gestão de varejo para analisar o perfil das pessoas que mais compram na sua loja

Se o seu sistema for eficiente ele terá registro das compras, das idades dos seus clientes, das peças que mais têm mais saída. Essas informações podem te ajudar na hora de entender e/ou definir o seu público.

Mas, se o seu software de gestão não te oferecer essas possibilidades, talvez esteja na hora de você pensar em trocar o sistema de gestão da sua loja.

Dica de sucesso n°2: Selecione e treine a sua equipe de atendimento com o foco no seu público

O atendimento é uma questão importantíssima para o sucesso de uma loja. Afinal de contas, ninguém volta à uma loja onde foi mal atendido.

O atendimento, a abordagem e até a linguagem do atendente devem estar de acordo com o estilo da loja e do público-alvo. Mas, independentemente disso, uma loja que deseja ter sucesso deve ter uma equipe de atendimento e vendas coesa e bem treinada!

  • A equipe deve saber fazer uma boa abordagem e recepção do cliente. 
  • Usar uma linguagem que esteja de acordo com a pessoa atendida. 
  • Conhecer bem os produtos da loja para saber o que ofertar a cada cliente. 
  • Deve ser proativa e saber identificar produtos que possam agradar aquele cliente. 
  • E ser solícita, sem ser invasiva. Ou seja, deve ser treinada para dar liberdade e espaço ao cliente, deixando-o à vontade. Evitando “empurrar produtos” ou “cercar demais” o cliente.
Usando ainda o exemplo de uma loja que vende peças plus size:
  • A sua equipe de vendas deve entender as questões que esse público traz consigo. 
  • É importantíssimo que a equipe seja proativa e saiba identificar e diferenciar os tipos e formatos corporais. Assim eles poderão oferecer as peças que mais estão de acordo com o tipo físico de cada pessoa.
  • Devem tomar cuidado com olhares e palavras que podem soar gordofóbicas*.

*Gordofobia é o termo utilizado para definir ações e expressões que causam desconforto em relação ao corpo gordo e/ou reforçam um padrão magro de beleza. Seja de forma intencional ou não.

Além disso, já pensou em como seria fantástico, para este público, ser atendido por pessoas que também vestem tamanhos maiores? Isso poderia gerar identificação e conforto em quem está sendo atendido.

Uma equipe pensada com foco no público-alvo tem a capacidade de captar clientes e vender ainda mais.

Dica de sucesso n°3: Pense no ambiente da sua loja

Uma decoração interessante, pode marcar a sua loja no interesse do seu público. Uma playlist que dialogue com o ambiente, complementa ainda mais a experiência de compra. 

Um lugar confortável e visualmente interessante para experimentar as peças, pode ser também um grande atrativo para a sua loja.

Cuide dos detalhes.

Assim como a equipe de vendas e o seu mix de produtos, o ambiente da sua loja também deve condizer com o gosto e os interesses do seu público-alvo. 

Isso ajuda a atrair a clientela para a sua loja e a gerar nela o desejo de consumir ali.

Se a sua loja for de moda infantil, por exemplo, não pense apenas nos adultos (que, apesar de ser quem vai pagar pelas roupas, não é quem vai usá-las). Experimente deixar alguns expositores em uma altura mais acessível para a criança. 

Os pais tendem a ceder e atender os desejos expressos pelos filhos. Portanto, faça do ambiente da sua loja um lugar que chame a atenção e desperte também o interesse das crianças.

Pense na experiência de compra como algo que se inicia antes mesmo de o cliente entrar na loja. A decoração, a vitrine, o cheiro, a iluminação e a sonoridade são fatores que ajudam a atrair o público e gerar nele o desejo de compra.

Dica de sucesso n°4: Comunique com o seu público

Um dos principais fatores para o sucesso de uma loja de roupas está na comunicação. E comunicação não significa apenas “propaganda”. Vai desde as redes sociais, catálogos e panfletos de divulgação, até o visual da loja, a linguagem e abordagem dos atendentes.

Saber como comunicar com o seu público pode ser um dos principais fatores para atraí-lo e fidelizá-lo.

Sabe quando você vê um post no Instagram que parece conversar com você, ou contar sua história? Ou quando você lê um texto que você nem percebeu que era uma “propaganda”? É assim que o seu cliente deve se sentir com a sua comunicação. Principalmente nas redes sociais.

Escolha seus canais de comunicação e divulgação a partir do seu público.

As possibilidades de canais para se comunicar com o seu público são inúmeras! As mais comuns são: 

  • TV
  • Rádio
  • Revistas e jornais
  • Panfletos impressos
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Email
  • SMS
  • Anúncios do Google
E para escolher quais são as melhores para a sua loja, baseie-se no seu público.

Se o seu público está principalmente no Youtube, não adianta comunicar apenas no Instagram, certo? Ou se o seu público-alvo é de uma geração menos conectada, talvez anúncios na TV ou em revistas sejam mais interessantes. 

Antes mesmo de escolher em quais canais se comunicar com seus possíveis clientes, você deve procurar saber como e onde o seu público consome as informações. Isso, muitas vezes, varia de acordo com a faixa etária, classe social e escolaridade do seu público.

Por mais que pareça que “todo mundo” usa as mesmas redes sociais, lembre-se de que as pessoas são diferentes! E, sabendo onde o seu público está, fica mais fácil “chegar até ele”.

A linguagem escolhida para a sua comunicação também deve ser coerente com o estilo da sua loja, do seu público e do canal de comunicação escolhido.

Outro fator importante é: não use suas redes sociais apenas como catálogo de produtos. Converse com o seu público. Divulgue não apenas as peças que você vende, mas a sua história. 

Mostre as peças. Apresente as novidades. Fale sobre as tendências. Divulgue as promoções. Cative as pessoas para que elas tenham o desejo de ir ao seu espaço físico.

Faça-se presente no cotidiano do seu público-alvo. Afinal, quem não é visto, não é lembrado. 

Dica de sucesso n°5: Cuide da gestão da loja

Outro fator imprescindível para o sucesso de uma loja é uma gestão eficiente. 

Existem diversos fatores que fazem o lojista perder dinheiro, sem perceber. Todos esses fatores acabam esbarrando em uma falta de gestão e controle.

Uma loja de roupas têm diversos processos e rotinas que, quando bem delineados e bem executados, garantem a melhor utilização dos recursos.

Esses são apenas alguns exemplos de processos imprescindíveis para a gestão de uma loja de roupas

Pode parecer muita coisa. E é! Mas não precisa ser algo complicado. Afinal de contas, existem ferramentas que te ajudam nesses controles. Essas ferramentas de gestão vão desde planilhas no Excel até sistemas informatizados de gestão, específicos para lojas de roupas e acessórios.

Automatizando processos, principalmente aqueles mais burocráticos, você consegue otimizar tempo e equipe. Além de ter mais assertividade na hora das tomadas de decisões. Aposte nas inovações e tecnologias que podem te ajudar a se destacar no mercado!

Outra vantagem de ter uma gestão automatizada é a possibilidade de se gerar relatórios e indicadores para o controle de todos esses processos. Isso te ajuda a ter uma visão mais ampla e estratégica do seu negócio.

Conferência e cadastro de produtos automatizado, integração com WhatsApp e plataformas de e-commerce, controle de condicional/sacolinha/bags, dashboards inteligentes e muito mais. Ganhe tempo e informações de forma simples para tomada de decisões.

 

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