Você já parou para pensar na importância do inventário de estoque para sua loja de varejo de moda, principalmente no pós fim de ano?
Iniciar o novo ano com a “casa em ordem” é importantíssimo para projetar e planejar o ano que está por vir.
Mas, mais do que isso, o inventário de estoque para varejo de moda pode ser uma ótima ferramenta para auxiliar nas vendas após fim de ano.
Como? Continue acompanhando que vamos esclarecer isso e dar várias dicas para começar o ano com o “pé direito”!
O pós fim de ano
O final do ano costuma ser uma época bastante agitada para o varejo de moda, pois há um pico nas vendas. Isso é ótimo para o caixa.
Mas também demanda muita organização para não atrapalhar o início do novo ano.
Com o crescimento da demanda no final do ano, quando diversas datas comemorativas acontecem em sequência, como a Black Friday, o natal e o réveillon, muitos lojistas acabam se desorganizando e perdendo o controle sobre o seu estoque.
Isso prejudica, e muito, as vendas e a gestão da loja no pós fim de ano.
Por isso, manter o inventário de estoque para o varejo de moda em dia é uma tarefa que pode se tornar uma mão na roda para os lojistas, após a época de festas.
Afinal de contas, o estoque é o coração da loja e o inventário de estoque é o check up que garante sua saúde.
Importância do inventário de estoque para varejo de moda
Quando falamos da importância do inventário de estoque para varejo de moda, não estamos falando apenas de contagem de peças, isso é o básico!
O que queremos dizer, ao falar sobre inventário de estoque para varejo de moda, está relacionado com manter um controle sobre o seu negócio.
Uma loja de moda demanda muito do seu gestor. E, ao contrário do que muitos pensam, a saúde financeira da loja depende diretamente da saúde do seu estoque.
Leia: 5 Erros para Evitar ao Realizar uma Gestão de Estoque
Ninguém vende o que não tem. Em contrapartida, não adianta ter coisas que as pessoas não querem comprar!
O objetivo primeiro de uma loja de moda é vender, certo? Portanto, o seu estoque deve estar de acordo com este objetivo. E o inventário é o primeiro passo para garantir isso!
Ao evitar a desorganização, comum após o pico de vendas do final de ano, mantendo o seu inventário em dia, o lojista inicia o novo ano com plena consciência do que tem no seu estoque.
Essa ação, aparentemente simples, o ajuda a visualizar com facilidade as peças que ficaram encalhadas e também a perceber quais produtos tiveram melhor aceitação pelo seu público.
Com isso, o lojista tem a possibilidade de criar saldos e ofertas com maior assertividade, além de poder criar uma projeção de vendas, antes da realização das novas compras para a reposição do estoque.
Como o inventário de estoque para varejo de moda pode auxiliar nas vendas?
Apesar de não ser uma ferramenta de vendas, diretamente, o inventário de estoque para varejo de moda está intimamente ligado com o sucesso das vendas.
E isso acontece por diversos fatores:
Reduz perdas e prejuízos
Como explicamos anteriormente, quando a sua loja compra produtos para mais, ou para menos, do que o necessário, isso, evidentemente, causa um impacto negativo no orçamento do seu negócio!
Afinal, como diz um velho jargão do varejo de moda: “estoque parado é dinheiro parado”.
E roupas encalhadas representam um grande prejuízo para as lojas, afinal, além de saírem de moda, elas podem estragar, manchar ou ficarem com cheiro de guardadas, por ficarem “esquecidas” no estoque.
Além disso, o inventário de estoque para varejo de moda, quando realizado com frequência e da forma correta, é uma maneira eficaz de minimizar extravios e furtos de mercadoria, gerando maior controle sobre os produtos e evitando gastos desnecessários.
Ajuda no planejamento de compras e promoções
Tendo total domínio do que se tem no estoque, é possível perceber rapidamente peças com menor potencial de venda e planejar promoções e saldos com essas peças.
Da mesma forma, ao ter consciência das peças com maior demanda, consegue-se perceber peças-chave e planejar com maior assertividade as compras e reposições.
Melhora o atendimento aos clientes
Com o inventário de estoque em dia, o atendimento é agilizado e os vendedores têm um controle maior sobre os produtos disponíveis na loja.
Além disso, possibilita que o lojista tenha sempre noção dos produtos que têm maior demanda, planejando melhor suas compras e diminuindo as chances de o cliente não encontrar o produto (ou a numeração) que procura.
Dessa forma, o inventário de estoque para varejo de moda se mostra, também, um instrumento importante para que o lojista conheça cada vez melhor e, consequentemente, atenda melhor o seu público-alvo.
Possibilita estar à frente da concorrência
O varejo de moda é um segmento bastante competitivo e concorrido.
Portanto, ter domínio do seu público-alvo e oferecer o que o seu público busca é fundamental para estar à frente dos seus concorrentes diretos!
Tipos de inventário de estoque para varejo de moda
Existem diferentes tipos de inventário de estoque para varejo de moda. Trouxemos aqui os três principais tipos, cuja diferença básica entre eles é a frequência.
A utilização de um ou outro tipo de inventário vai depender do tamanho e da rotatividade de produtos da sua loja.
Quais os principais tipos de inventário de estoque para varejo de moda?
Os três principais tipos de inventário de estoque para varejo de moda são o inventário rotativo, inventário periódico e inventário permanente.
Veja, a seguir, as principais características de cada um deles:
Inventário rotativo
Indicado para lojas com imenso giro de produtos.
Para este tipo de inventário, a frequência é pré-definida e curta (que pode ser diária, semanal ou mensal) de forma que não haja desatualização dos produtos.
Inventário periódico
Este inventário é feito sem uma frequência tão regular.
Mas pode-se definir, por exemplo, um período para que ele seja realizado: a cada troca de coleções, ao final de um trimestre, a cada semestre, etc.
Este formato ajuda a medir resultados, facilitando a criação de balanços financeiros, análises de ações promocionais e a constatação de problemas que necessitam de melhorias.
Inventário permanente
Este é um processo realizado de forma automatizada, através de recursos digitais.
Utilizando um sistema com este recurso, o status do produto é atualizado a cada movimentação (entrada, venda, troca ou devolução, etc).
É um processo contínuo e pode ser realizado paralelamente às formas de contagem manual, para haver comparação dos números e averiguação de extravios.
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Tenha a melhor ferramenta para a criação e manutenção do seu inventário de estoque para varejo de moda!
A ação humana é indispensável para a criação de um inventário de estoque para varejo de moda, porém, a forma mais eficiente e segura de realizar este processo é contando com as ferramentas de automação adequadas.
Um sistema de gestão com rotina de inventário e um coletor de dados.
Essas ferramentas dão suporte à contagem dos produtos, garantindo a veracidade das informações, acelerando o processo, o que melhora a produtividade da equipe e minimizando as chances de erros humanos na gestão do estoque.
Portanto, um software de gestão com a rotina de inventário, como o CRIAR Varejo, é essencial!
Ele garante o registro imediato da movimentação do status do produto e gerando, de forma automática, o relatório de inventário, evitando divergência de informações.
Esse sistema gera maior segurança para o processo e facilita a análise das informações geradas, possibilitando, ainda, o cruzamento com dados do CRM, facilitando pesquisas sobre os gostos do seu público.