Técnicas de consultoria de imagem para se diferenciar da concorrência e vender mais!

Marina Clara
24 de maio de 2021

Com a reabertura gradual do comércio, todos os lojistas estão buscando formas de recuperar o tempo (e o dinheiro) perdido. Para isso, muitos lojistas têm apostado em aliar técnicas de personal stylist para se diferenciar da concorrência, atrair o público e vender mais. 

Moça com roupas coloridas em loja de roupas

Com o retorno das pessoas às ruas, a missão das lojas de roupas e acessórios, agora, é conseguir trazer o cliente. Para isso, precisam ser mais atrativas para o público do que a concorrência. 

Então, se você se identificou com esta realidade, continue acompanhando este artigo. Aqui vamos te apresentar algumas ideias incríveis para atrair e fidelizar clientes, se diferenciando da concorrência.

Aquilo que todo mundo faz para atrair clientes e vender mais

Após um período de crise, é comum que as lojas criem promoções, ofertas, liquidações, etc. como estratégias para atrair os clientes. Mas, se todo mundo faz, será que o resultado será o esperado?

A resposta é meio óbvia: claro que não! 

Com promoções é possível atrair os clientes que já são fiéis à loja ou algum transeunte. Mas o que vai realmente trazer as pessoas à sua loja é aquilo que pode te diferenciar e te destacar da concorrência.

Bons produtos e a presença constante nas mídias digitais, são um primeiro passo. Mas você sabia que aliar técnicas utilizadas por consultores de imagem pode ser uma ótima saída?! 

Como se diferenciar da concorrência e atrair mais clientes?

São diversas as possibilidades de se diferenciar da concorrência. O principal é você manter a sua essência e a sua identidade. Mas, claro, existem produtos e serviços que você pode oferecer que vão te ajudar nesse processo.

Uma das formas de se diferenciar da concorrência é oferecer um atendimento personalizado. E uma das formas de fazer isso é treinando a sua equipe de vendas para utilizar estratégias de personal stylist. 

Com essas técnicas é possível, não apenas atrair mais clientes, como fidelizá-los e aumentar o ticket médio das suas vendas. Ou seja, vender mais!

São diversas possibilidades, recursos, teorias e práticas que você pode trazer para treinar sua equipe de vendas. Esse conhecimento pode fazer toda a diferença, desde o atendimento ao cliente na loja até a forma como o cliente se lembrará da loja depois.

Técnicas de Consultoria de Imagem para vender mais

Com o conhecimento dessas técnicas e sabendo aplicá-las no contato com o cliente, sua equipe poderá vender mais, oferecendo produtos mais certeiros para cada cliente. 

Mas de quais técnicas eu estou falando?

  • Conhecimento de estilos e tendências de moda. 
  • Entendimento de formatos corporais e morfologia.
  • Conhecimento de paletas de cores e coloração pessoal

Além de ajudar na oferta de produtos para os clientes, essas técnicas vão trazer um grande diferencial para o atendimento, tornando-o mais personalizado.

Conhecimento de estilo e moda ajuda a vender mais!

A sua equipe de vendas gosta de moda? 

Essa pergunta parece boba, mas ter uma equipe que gosta de moda e acompanha tendências faz toda a diferença! Mas, claro, moda não é algo estático. Ela é variada e está sempre em movimento! O ideal é que sua equipe consiga acompanhar isso.

Portanto, veja uma listinha de assuntos para você trabalhar com sua equipe:

Estilos e composições

A sua loja tem um estilo muito definido, ou vende peças de estilos variados? Se o estilo da loja for muito definido, o ideal é que seus vendedores o entendam profundamente. Afinal de contas, possivelmente, este também será o estilo buscado pelas suas clientes.

Mas cuidado! Isso não é uma regra… Pessoas de estilos completamente diferentes do idealizado por vocês podem se interessar por alguma de suas peças. E não é por isso que você vai deixar de vender, não é mesmo?

Agora, se a sua loja vende roupas de estilos variados, o ideal é que sua equipe de vendas conheça bem as peças e as composições possíveis com cada uma. Isso os ajudará a criar looks que dialoguem com o gosto de cada cliente.

Existem os mais diversos estilos na moda. Esportivo, clássico, formal, casual, alternativo, retrô, etc. É importante que sua equipe saiba perceber as sutilezas de cada estilo e observar os clientes. 

Assim, suas sugestões serão mais assertivas!

Montagem de looks, peças coringas e combinações

O acompanhamento da moda, das tendências e o entendimento dos mais variados estilos (sem preconceitos) ajuda a sua equipe a montar combinações  e oferecer looks completos para cada cliente. De acordo com o desejo e com o estilo da cliente. 

Saber montar looks e combinações (a partir de uma peça) ajuda a aumentar o ticket médio das vendas. Afinal de contas, aumenta o desejo de compra e favorece a compra por impulso.

Isso também vale para o entendimento das peças “coringa” do seu estoque. Ou seja, aquelas peças que vão bem com vários (senão todos os) estilos. Além disso, podem ser peças que valorizam diferentes tipos de corpo ou que servem para mais de uma estação. Ou seja, peças que, dificilmente, vão sair de moda.

Entendimento de cores

Este é o tópico mais técnico. Vale a pena oferecer para sua equipe um treinamento sobre cores

As cores falam diretamente ao nosso inconsciente, mostrando e até alterando o nosso estado de espírito. O entendimento do uso das cores ajuda a criar looks e montar combinações, gerando grande impacto no visual. 

Muitas clientes ficam sempre na paleta do preto, branco, cinza e, às vezes, um vermelho, por não terem esse conhecimento. Isso pode surpreendê-las, positivamente!

Mas como trabalhar as cores com a sua equipe?

O primeiro passo é o entendimento do Círculo Cromático. A partir desse entendimento, vocês poderão aprofundar o conhecimento, estudando:

  • Cores complementares. 
  • Cores análogas. 
  • Tríade de cores.
  • Cores que, geralmente, não dialogam, etc. 
Crédito de imagem: wefashiontrends.com

Esse conhecimento ajuda, e muito, na hora de criar composições e montar looks.

Entenda de morfologia corporal

Morfologia, segundo o dicionário Oxford, é o “estudo da forma, da configuração, da estrutura externa de uma matéria” – no caso, o corpo humano. 

Ou seja, é importantíssimo que sua equipe de vendas conheça e entenda os tipos de corpos existentes. Além de conhecer, eles devem saber identificar em seus clientes o formato de seus corpos. 

Só assim, poderão indicar roupas que valorizem e/ou disfarcem o que for necessário.

O conhecimento, não apenas dos estilos e composição, mas também morfologia, pode fazer toda a diferença para se diferenciar da concorrência e vender mais. Isso inclui o conhecimento de texturas dos tecidos, os recursos visuais das roupas e como cada peça pode valorizar ainda mais o corpo de cada pessoa. 

Saber explicar isso para seus clientes fará com que eles se sintam valorizados. Além de trabalhar sua autoestima. Ou seja, seus clientes perceberão o atendimento como algo individualizado, o que ajuda a fidelizá-los.

É muito importante também que a sua equipe de vendas saiba escutar as dores e desejos dos seus clientes. Só assim eles conseguirão, utilizando esse conhecimento, oferecer peças que valorizam as partes do corpo que o/a cliente deseja mostrar.

Dessa forma, evitamos as fórmulas prontas e partimos para um atendimento que valoriza o/a cliente, seu corpo e seus desejos.

Apresente sugestões baseadas em coloração pessoal

Você já ouviu falar em COLORAÇÃO PESSOAL ou Colorimetria?

Esta é uma técnica utilizada por consultores de imagem e personal stylists para encontrar as melhores cores para cada pessoa. Cores que harmonizam com suas características físicas e pessoais.

Uma das criadoras desse conceito foi a norte-americana Carole Jackson, com seu livro “Color Me Beautiful”. No livro a autora define 4 grupos/biotipos denominados: primavera, verão, outono e inverno. Com o passar do tempo, esses grupos foram subdivididos em quente, frio e neutro, gerando 12 grupos no total.

E o que a SUA loja tem haver com isso?

Sabe quando você veste uma peça de roupa que, no manequim, era deslumbrante, mas em você ficou estranho?! Por mais que tenha servido no tamanho, no caimento, etc., ainda sim a roupa não ficou tão boa. Isso pode ter haver com a cor da roupa e a sua paleta cromática pessoal.

Mas como saber qual cor vai ficar boa?

Em primeiro lugar, é preciso um entendimento básico da paleta do cliente. Para isso, deve-se levar em consideração o tom de pele, tom de cabelo e cor olhos. 

Se seus vendedores forem treinados com esta técnica, eles mesmos podem fazer testes simples. Utilizando peças de roupas de cores frias e quentes para os clientes, é possível conseguirem ter uma ideia da paleta ideal. 

Mas, se for possível, um diferencial (e que pode ser ainda mais rápido) é fazer o teste de coloração pessoal online. Para isso, basta tirar uma foto da cliente e seguir as orientações do site.

Com esta ferramenta, você terá acesso às cores principais da paleta do cliente. Como aparece no exemplo abaixo:

Paleta de coloração pessoal Outono Quente
Exemplo de paleta de coloração pessoal (Outono Quente) feita na ferramenta ColorWise.me

Como esse conhecimento pode ajudar a sua loja a se diferenciar da concorrência e vender mais?

A coloração pessoal traz a paleta de cores de cada pessoa. Com cores que deixam a pele dela mais viva, ressalta a cor dos olhos, valoriza a cor dos cabelos e a deixa com aspecto mais saudável. 

Sabendo a paleta de cores e os melhores tons para cada cliente, sua equipe de vendas pode ofertar peças dentro desta paleta. Com isso, a probabilidade de agradar e vender é maior!

Poucas lojas possuem esse entendimento. Saber disso e preparar a sua equipe para este atendimento será um grande diferencial para a sua loja! Os clientes satisfeitos, provavelmente, indicarão a loja para outras pessoas.

DICA DE OURO: Personalizando o atendimento, lembre-se de registrar essas informações no seu sistema de gestão. Assim, cada vez que este cliente voltar à loja, será possível resgatar os dados das suas últimas compras. 

Dessa forma, vocês podem continuar oferecendo produtos que o agradem, sem precisar repetir todo aquele processo. 

Outro grande diferencial: ouça as dores do seu cliente

Muitas vezes o cliente chega à loja sem saber exatamente o que ele deseja. 

É importante que a sua equipe esteja atenta às dores e desejos do cliente, através de uma escuta ativa. Mas tenham sempre cuidado para não serem invasivos!

Dessa forma, a sua equipe conseguirá ajudar o cliente em sua tomada de decisão, ofertando produtos que realmente o interessem. Assim é muito mais fácil garantir a venda.

Além disso, quando o cliente se sente ouvido, a experiência dele na loja se torna positiva. Assim, provavelmente, ao desejar comprar roupas novamente, ele escolherá ir à SUA loja!

Crie promoções que agregam valor

Este texto não tem o objetivo de abolir as promoções. Claro que não! 

As promoções de vendas, quando bem planejadas, são grandes aliadas na atratividade da sua loja. Além disso, elas ajudam a fazer girar o estoque, evitando peças encalhadas.

Mas, alguns pontos devem ser observados ao se criar uma promoção:

Crie promoções reais

Não anuncie uma promoção se o seu cliente não puder ver a real vantagem nela. Isso irá depôr contra a imagem da sua loja!

Crie promoções que agregam valor à imagem da sua loja

Promoção não quer dizer apenas produtos com preços mais baixos. 

Você pode criar promoções de sorteios em datas específicas (aniversário da sua loja ou datas menos exploradas pelo comércio em geral). 

Pode criar promoções para clientes específicos (cliente mais fiel, que comprou mais, aniversariante, etc.), presenteando-os com cupons de desconto ou com algum serviço.

Crie promoções que aliem o valor agregado à venda, com a possibilidade de aumentar o ticket da venda.

Por exemplo, você pode sortear uma consultoria de imagem completa, com um profissional da área. A cliente sorteada ganhará a consultoria, paleta de coloração pessoal e tudo o mais. Porém, esse encontro deve acontecer na sua loja. 

Assim, o(a) Personal Stylist vai avaliar e ajudar a cliente a “montar um guarda-roupas” e pensar combinações, usando as peças da sua loja. Se a cliente gostar, ela vai ficar com vontade de adquirir as peças, aumentando suas vendas.

Outra possibilidade é contratar uma Personal Stylist para um dia “especial” na loja. Essa profissional irá ajudar (de forma mais superficial do que no exemplo anterior) a todas as clientes que vierem até sua loja no dia determinado e divulgado. Gerando desejo de compra.

Para se diferenciar da concorrência e vender mais

Independentemente da estratégia que você utilizar para se diferenciar da concorrência e vender mais, lembre-se de contar com seu sistema de gestão para registrar e contabilizar os resultados!

Cada cliente satisfeito será, provavelmente, um cliente fiel.

Registre as vendas e os dados dos clientes! Isso poupará tempo no atendimento de compras futuras. Facilitará a inclusão deste cliente em promoções. Possibilitará um pós-venda mais efetivo, aumentando seu relacionamento com os clientes!

O sistema CRIAR Varejo possui essas e diversas outras ferramentas para facilitar a vida dos lojistas. Afinal, é um sistema criado por um lojista, especializado em gestão de lojas de roupas, acessórios, sapatos e moda casa. 

Entre em contato com a nossa equipe, agende uma demonstração e boas vendas!

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