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Fiscal, Gestão, Vendas

Gestão de custos: o que é e como fazer na sua loja de roupas

abril 13, 2020
planilha de cálculos
Tempo de leitura 5 min

O varejo de moda apresenta diversos desafios, principalmente no que diz respeito à saúde financeira da loja. A gestão de custos é a melhor estratégia para vencer esses desafios e neste artigo vamos te falar o que é e como aplicá-la na sua loja! 

 

Maximizar lucros, reduzir gastos, evitar desperdícios e ter mais dinheiro para realizar investimentos… Você, lojista de moda, também almeja alcançar esses objetivos? E você sabia que eles estão relacionados à gestão de custos?

 

Mas afinal, o que é Gestão de Custos?

Gestão de custos é uma estratégia de gerenciamento em que todos os gastos necessários para o funcionamento de um negócio são controlados. Com ela o lojista consegue elaborar um banco de informações sobre o rendimento e o desempenho das atividades da sua loja de roupas e acessórios.

A gestão de custos permite a elaboração de parâmetros que auxiliam o gestor tanto no controle das operações, quanto no planejamento e no desenvolvimento das mesmas.

Ela também permite a criação de uma estratégia de precificação a partir de um detalhamento das despesas. Isso facilita a identificação de produtos com maior valor agregado e produtos que podem ter uma margem mais baixa.

 

Quais os benefícios da gestão de custos para a minha loja?

 

  • Economia de gastos

Entendendo os seus gastos é possível enxergar os gastos desnecessários. Isso te ajuda a economizar conscientemente.

  • Aumento da lucratividade

Quando você tem uma gestão precisa, você consegue identificar e focar nos produtos mais competitivos e lucrativos. Além disso, com uma precificação correta, sua margem está mais garantida.

  • Diminuição de riscos

Diferentemente da visão de muitas pessoas, um faturamento alto não necessariamente significa um negócio saudável. Uma boa gestão te ajuda a balancear gastos e faturamentos e te possibilita diagnosticar os melhores momentos e direções de investimento.

  • Precificação inteligente

Uma boa gestão de custos te possibilita calcular sua margem de lucro para que você se mantenha competitivo, em relação à sua concorrência, mas também consiga não perder dinheiro com os gastos variáveis.

  • Redução de desperdício

Desperdício é sempre prejuízo. A gestão de custos te permite fazer um pente fino nos seus gastos e perceber para onde o seu dinheiro está indo e enxergar onde há um problema. Assim o lojista consegue estancar desperdícios e economizar dinheiro.

  • Evita peças paradas em estoque

Peça parada é dinheiro parado. Por essa razão a gestão de estoque está intimamente ligada à gestão de custos. Como a gestão de custo traz um olhar amplificado de todas as áreas do seu negócio onde o seu dinheiro está envolvido, essa percepção de peças paradas te ajuda a realizar compras mais assertivas.

  • Melhor destinação de investimentos

Quando expandir o seu negócio? Quando comprar? Quais os melhores fornecedores para a minha loja? Onde investir meu dinheiro neste momento? Essas questões são primordiais para qualquer varejista de moda. E a gestão de custos é que te ajuda a responder cada uma delas.

 

Entendi a teoria. Mas como colocar a gestão de custos em prática na minha loja?

  1. Acompanhe as rotinas da sua loja. 

    Realize uma auditoria de despesas. Perceba onde você gasta mais e onde gasta menos. Entenda o que é desperdício, o que é necessidade e o que é investimento. Assim você conseguirá ter um primeiro diagnóstico dos seus gastos.

  2. Acompanhe e faça uma gestão do seu estoque.

    Faça inventários periódicos, percebendo as peças que giram mais rapidamente e as que permanecem mais tempo em estoque. Mantenha o espaço físico do estoque organizado. Isso ajuda  a identificar rapidamente, e até de forma visual, desvios e perdas de materiais, além de ajudar a identificar as peças-coringa.

  3. Renegocie valores e prazos com seus fornecedores.

    Grande parte dos custos do varejo de moda está na formação e manutenção do estoque. Um bom relacionamento com seus fornecedores e a busca por fornecedores que “jogam com você”, é importantíssimo! Negocie valores, prazos e quantidades e pesquise sempre novos fornecedores.

    Uma dica: ao propor negociação com seus fornecedores, sugira um percentual de desconto mais alto para que você tenha margem de barganha e consigam chegar a um valor que seja bom para ambas as partes.

  4. Tenha um rigoroso controle de entradas e saídas

    Controle de fluxo de caixa é controle financeiro básico para a saúde da sua loja. Quanto mais registros você tiver, mais segurança você tem de quanto entrou e quanto saiu do seu caixa. Um controle automatizado pode ser a forma mais eficiente e com menor possibilidade de erros que você vai encontrar.

  5. Defina um teto de gastos mensais a partir de um planejamento.

    Após todo o diagnóstico da saúde financeira da sua loja, defina metas! Estipule um teto de gastos mensais (baseado em dados e em informações reais da sua loja. Cuidado com metas ilusórias!). Trabalhe também com metas de vendas!

  6. Faça o monitoramento constante das despesas

    Não adianta fazer tudo o que foi falado até agora e não acompanhar constantemente como andam as despesas. Se as questões encontradas melhoraram. Se as mudanças surtiram efeitos, etc.

Utilize um bom software de gestão

Um bom software de gestão pode facilitar o seu trabalho. Um sistema criado especificamente para lojas de roupas e acessórios te oferecerá ferramentas que otimizam seu trabalho e te ajudarão a economizar, não apenas dinheiro mas também tempo!

Não apenas a fase de diagnóstico, mas também a etapa de controle ficam mais fáceis quando se tem uma ferramenta específica para isto. 

Além disso, um sistema de boa qualidade, como o CRIAR VAREJO, registra os dados, cria relatórios de fácil análise que te ajudarão a, rapidamente, perceber as falhas e estipular metas.

Opte pela ferramenta que vai poder te ajudar em todas as etapas da sua gestão de custos, do diagnóstico à manutenção, da estipulação das metas ao controle!

 

 

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