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Moda, Vendas

Roupas infantis: conheça as marcas e lojas que se destacam

fevereiro 18, 2020
Tempo de leitura 7 min

As lojas e marcas de roupas infantis e acessórios voltadas para crianças são um importante nicho de mercado para o varejo de moda. Mas o que faz uma marcas de roupa infantil se destacar? Quais são as principais marcas desse segmento?

 

Neste texto vamos te apresentar 3 importantes marcas brasileiras de roupas infantis e contar um pouquinho da história e dos pontos fortes de cada uma para que você possa se inspirar!

Vamos lá?!

 

1. Uma marca que nasceu de uma oportunidade… e soube aproveitar!

Você já ouviu falar da marca Lilica Ripilica

No final da década de 80 a Grendene (marca criadora da sandália Melissa) firmou uma parceria com a marca de roupas Marisol. O objetivo dessa parceria era lançar uma linha de roupas infantis que combinasse com o estilo fashion da Melissinha.

A parceria deu certo! A partir disso, em 1991, a Marisol lançou sua própria marca registrada de moda infantil feminina: a Lilica Ripilica. Pouco depois, lança também a marca Tigor T. Tigre, voltada para roupas infantis masculinas. Em 2000 são inauguradas as primeiras lojas Lilica&Tigor.

A aposta da marca no conceito de “estilo sempre atual” foi e continua sendo um sucesso. Esteve presente nos principais desfiles de moda do país, sendo a primeira marca de roupas infantis a participar da SPFW, em 2013. 

Hoje a marca conta com mais de uma centena de franquias espalhadas pelo Brasil. Mas a marca não investiu apenas em lojas, mas em “mostrar a sua cara”. Além de ter um espaço dentro do parque temático no Beto Carrero World, é uma das poucas marcas brasileiras a possuir lojas na Itália, além de Portugal e Espanha. 

Outro diferencial da marca é o lançamento da revista Lilica&Tigor, e as suítes temáticas em hotéis de luxo. A marca possui um portal online, onde apresenta as últimas tendências da moda. Mais recentemente a personagem Lilica Ripilica, que já foi capa da famosa revista de moda Vogue, tornou-se uma série televisiva de desenho animado.

 

Como lojas de roupas infantis podem se inspirar com a história da marca Lilica?

O interessante do case da Lilica Ripilica é perceber como a marca de roupas consegue transitar em diversos ambientes onde o seu público está presente. Tanto no material quanto no virtual.

Você já parou para se perguntar como andam as redes sociais da sua loja física de roupas e acessórios, por exemplo?

Isso faz com que as pessoas se lembrem da marca. Queiram usufruir de seus produtos e conhecer suas novidades. 

Assim, viver a experiência da Lilica Ripilica passa a ir além do universo da moda, chegando também ao dia-a-dia do seu público alvo.

 

2. Marca e conceito, uma dupla infalível!

Em 1979 a catarinense Cia Hering lançou a sua primeira marca de roupas infantis: PUC. A ideia da marca era transportar o universo fashion para a moda infantil com valor agregado, produzindo roupas descontraídas e coloridas, voltadas para o público infantil.

Recentemente a  marca passou por reformulações, em que a marca recriou sua identidade visual e passou a trabalhar novos conceitos. 

Sua coleção Pense Uma Cor utilizou as cores da nova identidade visual da marca para criar roupas. A partir disso, no site da marca, você pode conhecer os modelos criados, selecionando pela cor.

Uma outra característica interessante da marca é a divisão das roupas por temas ou categorias. Essas categorias se referem a diferentes situações da vida das crianças:

  • Para fazer arte
  • Para descobrir
  • Para sonhar
  • Para se jogar

A ideia é abordar o “lifestyle” dos pequenos, agregando a um lado lúdico da marca. 

A última característica interessante desta marca que iremos ressaltar é o alinhamento de coleções infantis com coleções adultas da marca Dzarm, que pertence ao mesmo grupo. Isso possibilita que mães e filhas ou pais e filhos possam “desfilar” por aí com figurinos parecidos. 

 

Como lojas de roupas infantis podem se inspirar na marca PUC?

Reinventar-se, às vezes, torna-se uma necessidade. Acompanhar atentamente os números da sua loja, perceber crescimentos ou quedas é essencial! Saber o que o seu público-alvo busca e se posicionar para que isto aconteça é importantíssimo. 

Se você não pertence a um grande grupo, como a marca PUC, você pode utilizar ferramentas de gestão específicas para lojas de roupas que te auxiliem neste processo.

Além disso, um conceito elaborado em conformidade com as expectativas do seu público-alvo é uma das chaves para atrair este público!

Por fim, se a sua loja não for especializada apenas em roupas infantis, mas também em roupas adultas, não tem problema! Com um bom planejamento de promoções e de coleções, e boa gestão de estoque , você pode organizar com seus fornecedores o lançamento de produtos para mães e  filhas ou, se você for especializado em roupas masculinas, para pais e filhos.

 

3. Tudo começou com uma máquina de costura…

“Fundada em 1964, no município de Apiúna (SC), por Carl Heinz Brandes e Lili Elza Bernardi Brandes, a Malharia Brandili nasceu de um sonho: vestir as crianças com beleza e conforto. Tudo começou com uma única máquina de costura, produzindo conjuntos infantis para batizado. Não demorou muito para que a dedicação e cuidado com que as roupas eram confeccionadas ganhassem o destaque e reconhecimento do mercado.”

É assim que a marca Brandili conta o início da sua história. Na década de 90 os produtos da marca, que concentrava sua produção em peças 100% algodão, já haviam se espalhado por todos os estados do Brasil.

Mas foi apenas em 2009, 45 anos após o surgimento da marca, é que sua primeira loja exclusiva abria as portas. 

Desde 2015 a marca vem colecionando prêmio e certificações:

  • 2015: é reconhecida como”Empresa amiga da criança” pela ABRINQ, pelas suas iniciativas em relação aos direitos e ao exercício da cidadania por crianças e adolescentes.
  • 2015 e 2016: ganha, por 2 anos consecutivos o PRÊMIO SER HUMANO. Um reconhecimento da Associação Brasileira de Recursos Humanos aos programas de relacionamento interno, gestão de pessoas e práticas socioambientais.
  • 2016: eleita como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil pelo Ranking Varejo Great Place to Work.

Além destes prêmios a empresa conquistou também os selos:

  • ABTVEX: pelas práticas de responsabilidade socioambiental e apoio a projetos locais.
  • SOU DE ALGODÃO: incentivo de uso consciente desta importante fibra, reforçando a sustentabilidade e a qualidade dos produtos.

Além disso a empresa também possui diversos projetos relacionados ao bem-estar dos seus funcionários e da comunidade onde está inserida.

 

O que lojas de roupas infantis podem aprender com a marca Brandili?

Mesmo começando “pequeno”, há possibilidade de crescimento com bom planejamento e boa gestão.

Busque se destacar no seu nicho e ser reconhecido por isso. Quais as certificações que podem gerar visibilidade para a sua marca? Você conhece os prêmios direcionados ao varejo de moda? Como fazer para conquistá-los?

Treine  e valorize sua equipe de funcionários. Uma equipe engajada e coesa é imprescindível para ajudar uma marca a crescer!

 

Você revende moda infantil?

Conta pra gente, quais outras marcas fazem sucesso com a criançada?

E, se você tem interesse em evoluir a gestão da sua loja física de roupas, com um sistema integrado e inteligente, entre em contato com a CRIAR VAREJO.

Agora, se você já tem um sistema em funcionamento e tem receio de trocar, pois sua loja já está em funcionamento, leia este artigo e conta pra gente o que você achou!

*****

Caso você tenha interesse em conhecer mais o seu público-alvo, vou deixar aqui no final deste artigo uma pesquisa sobre: Moda infantil na contemporaneidade: marcas, produtos e preferências de consumo nos mercados de luxo, shopping e magazine.  

Boa leitura!

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