fbpx
Gestão

Mudar de sistema com a loja em funcionamento vale à pena?

dezembro 27, 2019
Tempo de leitura 6 min

Vale a pena mudar de sistema com a loja já em funcionamento? Neste artigo vamos avaliar os prós e contras de fazer uma transformação tão significativa para o funcionamento da sua loja de roupas e acessórios.

 

Crescer e transformar

Crescer é um desafio para qualquer negócio. Em especial para uma loja de roupas e acessórios! Ao crescer você começa a perceber demandas e necessidades que, até então, você não tinha (ou, não sabia que tinha). 

É nessas horas que você começa a repensar o seu negócio e a reavaliar se os seus fornecedores realmente atendem às suas atuais necessidades. Um dos principais pontos de análise é o seu sistema de gestão. 

 

Porque mudar?

Quando o sistema de gestão implantado na sua loja não atende a todas as suas demandas, seja pela tecnologia que não é compatível à sua realidade, pela dificuldade de manuseio ou pela falta de recursos, mudar de sistema pode ser a solução.

Claro que esta não é uma tarefa muito simples! Principalmente para escolher qual sistema é mais adequado. Toda mudança interfere na rotina e na cultura de uma loja. Mas se você contratar um sistema que realmente te atenda e que acompanhe o seu crescimento, você sentirá um avanço, e os resultados da sua loja também!

 

Não se limite pelo seu sistema!

Sabemos que a implantação de um sistema de gestão é um grande salto para a sua loja de roupas e acessórios. Isso facilita os processos que antes eram manuais ou evolui os que não estavam funcionando, trazendo ganhos diversos ao serem implantados. 

Mas, à medida em que a sua loja cresce, esse sistema deve conseguir acompanhar o seu crescimento. Quando o sistema não dá conta de acompanhar o seu desenvolvimento, ele se torna limitado e acaba te limitando também!

 

Como perceber a necessidade de mudar o sistema?

Você utiliza seu sistema atual somente para dar entrada em mercadorias no estoque e realizar vendas?

O sistema ideal é aquele que vai expandir a sua capacidade de gestão, desde a compra, entrada de produtos no estoque até as vendas, troca de produtos, emissão de nota fiscal e outros. 

 

Veja abaixo algumas dicas de como avaliar um sistema ideal para sua loja física de roupas e acessórios:

 

  • Perceba as necessidades específicas de uma loja de roupas: controle por grade, PA (Peças por Atendimento), Grupo, Categoria, Material, Modelagem, Característica Visual, inventário, etc.
  • Observe a usabilidade do seu sistema atual: É fácil de usar? Seus colaboradores conseguem inserir informações de forma rápida e simplificada? Você consegue encontrar fácil e rapidamente todas as informações que você necessita?
  • Entenda os gargalos, as falhas, as dificuldades do seu sistema atual  caso você já tenha um – e busque um mais completo para solucionar esses pontos.
  • Fique atento às questões de segurança das suas informações. Uma falha de segurança pode ter um impacto enorme no seu negócio.
  • Avalie se as informações e os relatórios gerados são suficientes e relevantes para sua tomada de decisão rápida, seja para liquidar ou para demitir um funcionário improdutivo.
  • Entenda a relação de escalabilidade do seu software atual: o seu sistema acompanha o seu crescimento sem perder qualidade?
  • Funcionalidades completas: o seu software tem todas as funcionalidades que sua loja precisa para operar ou você ainda precisa preencher planilhas e utilizar ferramentas fora do seu sistema?
  • Avalie se o suporte oferecido pela prestadora do seu sistema é adequado: ou seja, o atendimento é rápido e satisfatório? Os profissionais são proativos? O serviço é compatível com as suas demandas?

 

Observando esses pontos você pode e deve reavaliar se o seu sistema de gestão te atende e, caso perceba que precisa mudar, não tenha medo!

 

Vamos “colocar a casa em ordem”

Muitos lojistas evitam mudar de sistema de gestão por medo de essa transição atrapalhar muito a rotina da loja, informações se perderem, etc. Mas, a partir do momento em que você entende todo o seu potencial de crescimento e percebe que o seu sistema atual pode atravancar o seu processo, mudar se faz mais do que necessário.

Além disso, esta preocupação é desnecessária. As empresas que desenvolvem os melhores softwares de gestão para lojas de roupas já entenderam que agilidade e segurança na transição é um ponto crucial para a realidade do lojista e se prepararam para realizar este tipo de mudança.

Portanto, basta buscar o melhor sistema para atender às suas demandas e colocar a casa, ou melhor, a loja em ordem!

 

Então, o que buscar num novo sistema?

Sabendo que a migração para um bom sistema de gestão pode trazer muitos benefícios para a sua loja física de roupas e acessórios, a dificuldade agora é: como escolher o novo sistema?

Muitos sistemas vão te prometer modernização dos processos, agilidade e ganho de tempo, maior produtividade e organização, além de redução de despesas. Mas para entender qual é o melhor sistema para a sua loja de roupas e acessórios, fique de olho nas nossas dicas:

  • Evite softwares generalistas. Procure um sistema criado exclusivamente para lojas de roupas e acessórios. Busque um software criado por quem entende do mercado de varejo de moda.
  • Invista num sistema integrado com inteligência de negócio. Um sistema que te dê acesso a relatórios fáceis de entender, com indicadores sobre o desempenho da sua loja e da sua equipe, apresentados de forma visual, a partir de gráficos. Isso facilita uma análise rápida. Ou seja, busque um sistema que te ajude realmente nas suas tomadas de decisão.
  • Procure um sistema que facilite uma gestão 360°. Ou seja, um sistema que você possa acessar de forma remota. Assim você terá maior liberdade e, ao mesmo tempo, conseguirá acompanhar informações sobre o andamento da sua loja (estoque, vendas, vendedores) de onde você estiver.
  • Escolha um sistema cuja implantação seja rápida, com treinamento e suporte fáceis de  contactar.
  • Opte por um sistema fácil de usar e que seja orientado por processos e rotinas da SUA loja.
  • Invista num sistema que seja realmente integrado, desde o cadastro automatizado de produtos, a gestão do estoque , a emissão de documentos fiscais (ECF, NF-e, NFC-e, S@T), o financeiro: contas a pagar e receber, DRE e outros. 

 

Um sistema de gestão completo como o CRIAR VAREJO é ideal para quem busca os pontos acima.

Como foi desenvolvido especificamente para lojas de roupas e acessórios, por um lojista que sentiu na pele as dificuldades de controle e gestão de sua própria loja, o software CRIAR VAREJO apresenta todas essas vantagens e outras mais!

Esse sistema foi criado para que o lojista de moda pare de perder tempo com sistemas genéricos que não entendem a rotina e os processos de uma loja de roupas e acessórios. 

A equipe da CRIAR tem todo o suporte para que a transição do seu sistema atual seja feita da maneira mais rápida e segura, sem perdas.

Agende uma demonstração para conhecer o sistema.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up