Atrair o cliente para sua loja física sempre foi um desafio, não é mesmo? Mas uma decoração de loja interessante e que dialogue com o seu público ainda é uma ótima saída!
Veja neste artigo várias dicas para decorar a sua loja de roupas gastando pouco dinheiro!
Nós sabemos que, hoje em dia, não bastam bons produtos para atrair o cliente até a sua loja. É preciso criar experiências para o público! Claro que um treinar a sua equipe para um bom atendimento ajuda muito na construção dessa experiência.
Mas ela já pode começar ainda do lado de fora da loja.
Separamos aqui algumas dicas para mudar a cara da sua loja.
E, com isso, transformar o seu negócio em um espaço atrativo para o seu público alvo. Mas, claro, com baixo custo de investimento!
Decoração e Visual Merchandising
As nossas dicas foram pensadas a partir do conceito de Visual Merchandising (VM) que, segundo o Sebrae é uma estratégia de varejo que trabalha o ambiente do ponto de venda e cria uma identidade da loja ou da marca a ser trabalhada.
Você também personaliza o ambiente através do design, do layout e da disposição dos produtos, impulsionando e influenciando nas decisões de compra dos clientes.
Pensando nisso, separamos algumas dicas iniciais para que vocês comecem a pensar a sua decoração antes de gastar o dinheiro:
Conheça o seu público!
Então, para começar, você deve pesquisar e entender o seu público alvo. O que ele pensa, sente, busca? O que o atrai? Ou seja: coloque-se no lugar o seu público. Isso te ajudará a pensar o espaço direcionado para o seu cliente em potencial!
Meça o seu espaço disponível antes da decoração
Perceba o seu espaço. Entenda quais os pontos fortes do espaço. Ele é um espaço mais vertical ou mais horizontal? Tem muita frente? Cabe uma vitrine? Ou não, é mais profundo e deve ser aproveitado na sua lateralidade? O pé direito é alto ou baixo?
Pense na (ou crie uma) personalidade para sua marca
O que te diferencia das outras lojas? O que você tem de especial, diferente e que merece ser destacada na sua decoração? A marca da sua loja, a sua logo, etc… Sua loja possui uma paleta de cores? Caso não tenha, vale a pena elaborar uma paleta de cores que dialogue com a sua personalidade de marca.
Pesquise referências de decoração que dialogam com a sua marca
Não é para copiar, mas inspire-se em lojas que têm personalidade parecida com a sua. Busque referências que te agradem (e/ou que agradem o seu público). Começar a mudança com ideias na cabeça facilita e otimiza tempo e dinheiro!
Defina quanto você pode gastar com a decoração
Se você pode gastar pouco, quanto é esse pouco? Sabendo o quanto você pode gastar, você direciona melhor o seu investimento!
3R’s: Reutilize, Recicle, Reduza (e o 4° de brinde: reveja!)
Antes de gastar e comprar qualquer coisa que seja, reveja o que você tem aí na sua loja. O que dá pra reaproveitar? O que pode ser reciclado (pintado, cortado) e pode virar um novo móvel/objeto de decoração? Às vezes você está pensando em comprar coisas, quando o que você precisa mesmo é reduzir a quantidade de coisas que você tem no seu espaço!
Projete o espaço da loja
Antes de instalar, faça um projeto. Não precisa ser com um arquiteto, se você não tiver condições. Apenas simule o posicionamento dos móveis e objetos dentro do espaço da loja. Faça desenhos. Experimente antes de gastar o dinheiro! Existem vários aplicativos e sites que podem te ajudar.
Detalhes de sentidos
Não foque apenas no visual! Estimule outros sentidos do seu público alvo. Pense num cheiro, um aroma ou uma essência para a sua loja.
Ou em uma playlist específica que dialogue com seu público (e o volume do som também!).
Pense em texturas: tapetes, paredes, teto, etc. Identifique os pontos frios e quentes da sua loja. Pense de luz (focal, geral, pontual, detalhe, etc.)
Pontos de cuidado
Numa loja de roupas e acessórios dois pontos de destaque para serem pensados na hora da decoração são os provadores e o balcão.
No primeiro o seu cliente deve se sentir confortável para experimentar a peça. Isso é um dos diferenciais da experiência da loja física de roupas e acessórios e deve ser valorizado!
No segundo, o balcão, o cliente não deve sentir um afastamento do atendente e nem se sentir desconfortável, esperando fechar a sua compra.
Principalmente se você ainda não tiver um sistema de gestão na sua loja de roupas, esse cuidado deve ser redobrado, pois o cliente ficará mais tempo esperando para finalizar o seu pedido.
Pensando a decoração da loja
A decoração de uma loja de roupas deve conduzir o olhar do público. Garantir uma boa visualização das peças, mas também permitir que o cliente se sinta à vontade. Deve ter espaço para circulação, gerando um ambiente agradável.
Claro que, quanto menor o espaço, mais difícil de se fazer isso! Por isso, se o seu espaço é pequeno, ele precisa estar homogêneo e estar todo integrado. Lembre-se: menos é mais!
Use os seus próprios produtos como decoração. Monte looks e deixe expostos. Vale a pena deixar de fora apenas uma peça de cada e o restante guardado no estoque, por exemplo. Isso vai dar mais espaço no front da loja, criando um ambiente mais íntimo.
Além disso, vai conduzir o cliente a buscar o atendente para buscar uma peça do seu tamanho. Uma outra dica para espaços pequenos é a setorização do espaço.
Isso pode ser feito de várias formas, inclusive a baixo ou mesmo nenhum custo! Manequins elevados, por exemplo, criando vitrines internas. Brinque com os posicionamentos dentro do espaço.
Decoração gastando pouco!
Materiais de fácil acesso e baixo custo para mudar a cara da sua loja:
Existem vários materiais baratos e fáceis de ser encontrados que podem mudar o visual da sua loja. Separamos aqui algumas dicas para vocês se inspirarem:
- Plantas
Vasos com plantas sempre trazem um ar intimista e sofisticado para a decoração. Mas é importante buscar plantas que possam sobreviver às condições da sua loja (muita ou pouca luz, ar condicionado, luz natural ou artificial, etc).
Pense também nos vasos (se são de estilos rústicos ou modernos, de cerâmica, madeira, cimento, etc.) que dialoguem com sua personalidade de marca.
- Tijolos de isopor
É uma material fácil de ser encontrado. Baratos. E podem ser instalados facilmente, mudando a textura de uma parede ou até construindo uma divisória com ele.
- Paletes
Fáceis de serem encontrados, versáteis e, muitas vezes você consegue os paletes até gratuitamente. Com os paletes é possível construir diversos tipos de móveis, desde plataformas para elevação de vitrines e manequins, balcão, prateleiras, mesas, poltronas, etc.
É um material rústico, portanto precisa de cuidado ao ser utilizado, para não parecer um material “pobre”. Mas, com ele, você pode também criar um visual moderno, aconchegante, romântico, etc., dependendo da forma como for utilizado, os acabamentos escolhidos e os materiais com os quais ele for combinado.
- Caixas de feira ou engradados plásticos
É um material barato (mesmo para ser comprado novo). As caixas e engradados plásticos também são muito versáteis na decoração. Pode ser utilizado como nicho, juntar várias e fazer prateleiras, mesas, puffes, poltronas, etc.
Além disso, por ter opções de diversas cores, pode ornar com as cores da sua marca, etc. É um material que, quando bem utilizado, pode trazer um ar moderno e industrial para a sua loja. Funciona muito bem para lojas de roupas masculinas e lojas de roupas infantis.
- Cordas
Mais um produto barato e versátil para você usar na decoração da sua loja de roupas são as cordas! Existem cordas de diversas cores, espessuras e materiais: preto, verde, dourado, cru, de algodão, de nylon, mista, de sisal, etc.
É facilmente encontrado em lojas de materiais de construção e vendida no metro. Você pode usar para fazer divisórias, indo do chão ao teto; combinar com canos e fazer araras penduradas (no formato de um trapézio de circo); pode criar formas e letreiros numa parede; pode fazer uma espécie de varal para pendurar produtos, etc.
- Tubos e canos metálicos
Os tubos e canos metálicos são outro material barato, com o qual você pode fazer várias coisas e combinar com diversos materiais. Pode-se fazer araras móveis e fixas, estantes, pendentes, etc.
Existem os tubos mais rústicos, acinzentados, que trazem esse visual moderno e industrial; e os mais sofisticados (que são mais caros um pouco) com tubos de cobre, que podem, inclusive, casar com um visual mais romântico e feminino.
- Cores (tintas e adesivos)
Outra solução barata que muda rapidamente o visual sem um grande investimento são as cores.
Elas podem vir através de tintas (inclusive trazendo pinturas de formas diferentes, orgânicas, geométricas, sobrepostas, etc.).
Você pode comprar a tinta nas cores que desejar ou, uma solução mais econômica, comprar a tinta branca e os pigmentos (Xadrez) e fazer suas cores.
Esta última solução merece uma atenção apenas nas proporções, para que, quando necessário, você consiga repetir a cor criada!
Ou os papéis de parede (existem os auto-adesivos, os de estilo lambe-lambe, os papéis de parede comuns e até os de envelopação, tipo contact ou vinil acrílico, que pode ser brilhante ou fosco).
Eles podem ser usados nas parede, no teto (isso mesmo!) ou mesmo nos móveis!
- Iluminação
Criar um novo sistema de iluminação pode ser muito caro, realmente. Mas existem alternativas que dão um charme para o ambiente, sem necessitar de um grande investimento.
- Fitas de LED, instaladas em lugares estratégicos, não são uma alternativa cara e podem renovar o visual do ambiente.
- Abajures são uma boa alternativa para os espaços de convivência do cliente, por exemplo.
- Mas também para vitrine ou para pontos de atenção da loja. Criam um ambiente intimista, se a lâmpada for amarelada, por exemplo.
- Tapetes e estofados
Você também pode criar ambientações a partir do uso de tapetes e estampas de estofados, que podem ser facilmente trocados e renovados.
Os tapetes podem criar recortes no seu espaço, podem ser sobrepostos, trazendo texturas também para o piso da sua loja.
Os estofados podem ser estilo futon ou almofadas, sobre móveis feitos de paletes, caixas, caixotes, etc. e que podem ser trocadas apenas as capas.
- Piso vinílico
Nossa última dica de material é o piso vinílico. Para modificar o chão da sua loja (ou de algum espaço dela). É um material barato, quando comparado a outros pisos e de fácil instalação.
Pode criar ambientes, recortar espaço, aquecer ou iluminar o espaço, dependendo da cor que vocês escolherem.
Ao pensar sua decoração, lembre-se:
a escolha do material, das cores e dos objetos para a decoração da sua loja de roupas deve dialogar com a identidade da sua loja/marca!