fbpx
Financeiro, Gestão, Loja Física

Como abrir uma loja de roupas: planejamento financeiro

outubro 26, 2020
Tempo de leitura 6 min

Abrir uma loja de roupas e acessórios não é uma tarefa fácil! São várias as questões que você deve se preocupar, para fazer o seu negócio acontecer. E uma das primeiras coisas que você deve fazer, antes mesmo de abrir as portas é: um planejamento financeiro.

Você sabe o que é um planejamento financeiro? 

Se não sabe, provavelmente você também não imagina a importância de fazer um antes mesmo de abrir a sua loja. E menos ainda que isso é uma tarefa que deve ser avaliada e refeita de tempos em tempos.

Portanto, continue com a gente neste artigo. Daremos a você o passo-a-passo para fazer um planejamento financeiro inicial para a sua loja de roupas, acessórios, sapatos ou roupas de cama!

Para começo de conversa

Um dos grandes erros de quem está começando um negócio no ramo do varejo de modas é deixar para se preocupar com o financeiro apenas depois da loja inaugurada. Mas você já parou para pensar em quantos gastos são necessários antes mesmo de as portas da sua loja se abrirem?

Para montar o seu negócio é imprescindível fazer o levantamento de todos os investimentos que serão necessários, para você não perder dinheiro. Além disso, você deve conhecer e nunca perder de vista a sua disponibilidade financeira. Isso evitará que você contraia despesas que não consiga pagar.

É importante lembrar que os primeiros meses após a inauguração serão difíceis. Assim que abrir as portas você ainda terá que conquistar a clientela. Além disso, nos primeiros meses o faturamento costuma não ser tão grande. 

Portanto, planejamento nunca é demais!

Planejamento financeiro, o que vem primeiro? 

O planejamento financeiro é o documento que te dará uma visão geral da sua situação financeira. Para elaborá-lo da melhor forma, o ideal é que você já tenha em mente algumas questões, relativas à abertura da sua loja:

  • Qual o seu público-alvo?

Para quem você quer vender? Quem são essas pessoas? Quais as suas necessidades? (A partir disso você pode criar a sua persona, definindo idade, formação, classe social, hábitos de consumo, etc.) Esse ponto te ajudará na definição de todos os outros.

  • Qual o tipo de roupas você quer trabalhar?

Definindo o seu público-alvo fica mais fácil você definir qual o tipo de roupa você quer vender: moda masculina, feminina, roupa infantil, cama, mesa e banho, pijamas, confecção própria, multimarcas, etc.

  • Definição de fornecedores

Sabendo qual o tipo de roupas você vai vender e quem é o seu público, é mais fácil definir os seus fornecedores.

  • Escolha do ponto

Isso também está intimamente ligado ao seu público-alvo. 

  • Estudo da concorrência

Quem faz o mesmo que você na mesma região que você? Onde o seu perfil de cliente compra atualmente?

  • Montagem da loja

Mobiliário. Decoração e estruturação. Visual merchandising.

  • Formação da equipe

Você terá funcionários? Quantos? Em quantos turnos? Qual o salário? Haverá comissões sobre as vendas? Você vai investir em treinamento para a equipe? Etc.

  • Legalização do seu negócio.

Ter um CNPJ e um alvará de funcionamento.

Tendo em mente todas essas questões (e os valores relativos a elas), você conseguirá começar a montar o seu planejamento financeiro. Afinal, neste documento deve conter todos os fatores dessa abertura que envolvem gastos e as provisões de ganhos.

Defina o seu orçamento e só “bata o martelo” nessas questões após se planejar!

Passo-a-passo para o seu planejamento financeiro

No planejamento financeiro o dono da loja de roupas e acessórios vai registar todas as suas movimentações financeiras. (Inclusive, contar com uma boa ferramenta de gestão desde o início pode ser de grande ajuda nessa hora!)

Mas é claro que o planejamento financeiro vai além de apenas anotar o que já foi gasto. Muito pelo contrário! Este documento deve te permitir ter uma visão geral da sua situação financeira, planejando cada gasto e te dando uma previsão daquilo que está por vir.

No planejamento deve constar tudo o que você já gastou e tudo o que pretende gastar com a loja. Isso inclui investimentos, previsões de receitas e toda a gestão de custos da sua loja de roupas. Além disso esse documento servirá de controle, garantindo, futuramente, o cumprimento das metas estabelecidas.

Sim, ele serve para estabelecer metas a curto, médio e longo prazos e garantir o seu cumprimeto!

Que tipo de metas?

O seu primeiro planejamento financeiro deve ter metas para a abertura da loja e a sobrevivência nos primeiros meses. Faça isso considerando o seu orçamento inicial e suas perspectivas. 

Ao final desse prazo, avalie este processo e refaça o seu planejamento estabelecendo outras metas.

Abaixo darei alguns exemplos de metas que você pode incluir no seu planejamento financeiro:

  • Pagar as contas em dia
  • Encerrar o ano sem dívidas
  • Quitar empréstimos realizados para a abertura da loja
  • Aumentar o faturamento em X%
  • Reduzir os custos fixos da loja em X%

Mas, lembre-se! 

Ao estabelecer uma meta você deve trabalhar para alcançá-la!

O que deve constar nos seu planejamento financeiro?

Tudo! 

Considere todos os gastos necessários para abrir e manter a loja em funcionamento. 

Quais são eles?

  • Aluguel do seu ponto comercial
  • Infraestrutura e manutenção da loja
  • Fornecedores
  • Funcionários
  • Divulgação/Comunicação/Marketing
  • Tributos
  • Água, luz, telefone, internet
  • Máquina de cartão
  • Fundo de reserva

Fundo de reserva? 

Sim!

É importante que o seu planejamento te permita visualizar um percentual para ser guardado para imprevistos! Caso ocorra qualquer situação fora do seu planejamento, essa verba te possibilita não prejudicar o funcionamento do seu negócio.

Automatize os processos

A automatização das rotinas e processos no varejo de moda te possibilita uma assertividade maior nos planejamentos. Um bom sistema de gestão, por exemplo, vai te fornecer dados que te permitem fazer previsões com mais segurança.

Além disso, em posse de relatórios bem detalhados e fáceis de serem compreendidos, você poderá tomar todas as decisões relativas a investimentos, necessidades, possibilidades, etc.

Se você já tem um sistema de gestão que não é específico para lojas de roupas, é possível que o seu sistema não te forneça tantas informações assim. Mas, mesmo que você já tenha uma loja de roupas em funcionamento, vale a pena conhecer e trocar o seu software por um que te atenda melhor!

E lembre-se!

Um bom planejamento financeiro deve ser bem detalhado! É esse detalhamento de informações que te preparará para lidar com as situações que estão por vir.  

Quanto mais detalhado for o seu planejamento financeiro, mais facilmente você conseguirá lidar com os imprevistos. Além de, claro, te ajudar ainda mais a realizar os objetivos colocados, calculando os riscos e se antecipando para não ser pego de surpresa.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up