Verão 2023: prepare sua equipe de vendas para alcançar os melhores resultados
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Verão 2023: prepare sua equipe de vendas para alcançar os melhores resultados

O verão 2023 está batendo na porta e, para alcançar os melhores resultados é importantíssimo preparar a sua equipe de vendas. Afinal de contas, vender é o nosso maior objetivo, não é mesmo?!
13 de dezembro de 2022

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O verão 2023 está batendo na porta e, para alcançar os melhores resultados é importantíssimo preparar a sua equipe de vendas. Afinal de contas, vender é o nosso maior objetivo, não é mesmo?!

Porém, se a sua equipe de vendas não estiver engajada e preparada, é possível que a sua loja de roupas perda diversas oportunidades de vendas que poderiam abrir o seu ano com chave de ouro. 

Portanto, se você deseja aproveitar todas as oportunidades de vendas do verão 2023, continue por aqui que te daremos todas as dicas e estratégias para preparar e engajar a sua equipe de vendas!

Prepare a sua loja para o Verão 2023

No último texto aqui do blog, nós falamos da importância do período do natal e das festas de final de ano para as vendas, principalmente no segmento do Varejo de Moda.

Este período marca, também, a inauguração de uma importante estação de moda: o Verão.

O verão 2023 chega trazendo perspectivas positivas de vendas, principalmente em relação ao retorno das pessoas às ruas, após a crise causada pelo isolamento social do COVID-19.

Espera-se fechar 2022 com um crescimento de 2,7% em relação ao ano anterior.

Essa recuperação dos prejuízos causados pelos 2 anos de pandemia, apesar de gradual, traz uma visão otimista para o setor de vestuário, já para as vendas do verão 2023.

Mas, para que esse crescimento realmente seja efetivo, a sua loja deve estar preparada!

– Inventário e reposição de estoque

Faça um inventário de final de ano do seu estoque e um planejamento de reposições.

A primeira reposição de estoque do ano é extremamente importante para aproveitar melhor as oportunidades trazidas pelas vendas de verão.

Com o estoque renovado e uma coleção coerente, é muito mais fácil atrair o público e não perder vendas.

– Invista no visual da loja

Ano novo é sempre um bom momento para mudar o visual. Que tal aproveitar a chegada do verão 2023 e dar uma cara nova para a sua loja? 

Isso não significa, necessariamente, investir dinheiro em uma reforma ou em compras de novos mobiliários.

Aqui no blog já demos dicas de decoração para lojas de roupas gastando pouco. A ideia é uma mudança para atrair os olhares e a curiosidade do seu público.

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Algumas dicas de mudanças que podem ser aplicadas facilmente em sua loja de roupas são: 

– Troque o mobiliário de lugar, abrindo mais espaço na loja, ou, simplesmente dando uma “cara nova” para o ambiente;

– Crie uma vitrine atraente, que apresente as principais peças do verão 2023;

– Deixe menos quantidade e maior variedade de produtos expostos (fazendo com que, ao gostar de uma peça, o cliente precise pedir ajuda de um vendedor para buscar uma com a numeração correta);

– Lembre-se das técnicas de Visual Merchandising para deixar o ambiente mais agradável e atraente para o seu público-alvo.

Com essas dicas será possível fazer mudanças simples, mas extremamente efetivas no visual da sua loja e chamar, novamente, a atenção do seu público.

– Prepare a sua equipe de vendas para o verão 2023

Treinar a equipe, constantemente, para que o atendimento seja coerente com os valores da sua loja é importantíssimo.

Além disso, com a habitual rotatividade de funcionários no ramo do varejo de moda, é sempre bom manter a equipe treinada e ciente de todos os procedimentos.

Apresente a coleção de verão 2023 para que sua equipe tenha total domínio e noção das peças, das composições possíveis de looks e, se for possível, traga conhecimentos de consultoria de moda e consultoria de imagem, para que sua equipe de vendas cative a confiança e o gosto dos clientes, aumentando o ticket médio das suas vendas.

Para isso, realize treinamentos com sua equipe de vendas, apresentando novas estratégias e as metas estabelecidas para este novo período é de extrema importância. 

Vamos falar um pouco mais sobre isso, a seguir.

Crie estratégias de vendas para o Verão 2023

Estude o seu público-alvo e crie estratégias voltadas especificamente para ele.

Público-alvo são as pessoas para quem os produtos que você vende são destinados, ou seja, pessoas que se identificam com o que você vende e que têm maiores chances de comprar na sua loja.

Toda estratégia de vendas deve ser pensada com base nesse público.

Portanto, é importante que você estude profundamente seus gostos, necessidades e desejos, para oferecer exatamente o que eles querem comprar.

Algumas perguntas que podem te ajudar neste mapeamento são:

– Quem são as pessoas que mais se identificam com a sua loja e os seus produtos?

– Qual a faixa de idade das pessoas que mais compram na sua loja?

– Do que essas pessoas (mapeadas nas questões acima) gostam? (Não apenas em se tratando de roupas, mas tente descobrir seus gostos de forma ampla. Isso te fornecerá material para pensar estratégias de atração deste público);

– Quais produtos da sua loja tem um histórico de maior saída?

Boa parte dessas perguntas, o histórico de vendas e registro de clientes do seu sistema de gestão podem te ajudar a responder.

Isso, claro, quando se tem um sistema de gestão integrado e eficiente para o varejo de moda.

Conheça bem a sua equipe de vendas e saiba o gol de cada membro

Engajar uma equipe de vendas não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, lidamos com grupos de pessoas muito diferentes entre si e fica difícil conciliar expectativas e atitudes.

Por esta razão, é importante que você (ou seu gerente) conheça profundamente cada um dos seus colaboradores.

Conhecê-los, não significa invadir sua vida íntima, mas entender sobre como eles se comportam em determinadas situações, em que eles acreditam, quais suas qualidades e habilidades que podem ajudar nas vendas e quais seus defeitos que podem atrapalhá-las.

Ter esse conhecimento amplo e individual da sua equipe te ajuda a criar estratégias palpáveis, com base nas características de cada um deles e entender o papel de cada membro nas estratégias criadas.

Um colaborador e uma equipe que pode ter suas habilidades aproveitadas e valorizadas, individual e coletivamente, nas estratégias ajudam a engajar a equipe, faz com que eles estejam mais engajados no trabalho e cientes do seu papel, contribuindo para o sucesso das vendas.

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Como fazer isso?

Treinamentos e reuniões constantes com sua equipe;

– Dinâmicas de grupos;

– Conversas individuais;

– Dar (e receber) feedbacks individuais;

– Ouça o que a sua equipe tem a dizer;

– Confira os indicadores relacionados à sua equipe no seu sistema de gestão.

– Indicadores de vendas:

Existem alguns indicadores que podem te ajudar a fazer o acompanhamento da “performance” de cada vendedor da sua equipe e, com isso, entender um pouco mais o perfil de venda de cada um.

No sistema de gestão da CRIAR Software, o CRIAR VAREJO, você pode acompanhar alguns desses indicadores, como por exemplo:

– Os indicadores de PA, ou peças por atendimento. Esses indicadores medem o desempenho de cada vendedor em cada venda, mostrando, por exemplo, qual a média de peças por venda de cada um deles e, consequentemente, aquele que consegue fazer os clientes levarem mais peças de uma vez;

– Outro indicador que pode ser útil para entender o perfil de venda da sua equipe (e também o perfil de compras do seu público) é o Ticket Médio. Este indicador mede quanto cada cliente gasta, em média, por atendimento. Com este indicador, você consegue também perceber qual o vendedor que tem, em seus atendimentos, um ticket médio mais alto, ou seja, qual vendedor faz os clientes “gastarem mais dinheiro” na sua loja.

Utilizando esses indicadores, você consegue saber, dentre seus vendedores, aqueles que são mais fundamentais para suas vendas.

Portanto, para este verão 2023, aproxime-se de sua equipe para conhecê-los a fundo, treine sua equipe de vendas e crie estratégias com base na sua realidade e nas possibilidades que se apresentam.

Defina metas de vendas para o verão 2023

Defina metas de vendas para o verão 2023 e, para estimular seus vendedores, alinhe essas metas às bonificações da sua equipe de vendas. Depois que você fizer isso, perceberá o quanto estabelecer metas por períodos pode engajar a equipe de vendas e fará isso frequentemente.

Para estabelecer metas de vendas para o verão 2023, além de conhecer o fluxo de vendas da sua loja, rotineiramente e conhecer as capacidades dos seus vendedores, é importante que você faça uma pesquisa de mercado, entendendo as expectativas de crescimento para o setor e as novas escolhas e estratégias dos lojistas de moda.

Desta forma é possível criar metas palpáveis e coerentes, tanto com o mercado quanto com a sua realidade, estabelecendo objetivos reais.

Crie metas de vendas com base em dados, evitando “inventar” ou criá-las apenas baseadas nas suas expectativas.

Afinal de contas, metas muito altas podem desestimular sua equipe, fazendo com que vendam menos e metas baixas demais manterão a equipe na zona de conforto.

Portanto, ao elaborar as metas, pense em todos os dados e informações que podem te ajudar a elaborar uma meta coerente:

– Veja o seu histórico de vendas do último trimestre, para entender o quanto sua loja tem sido vista e frequentada;

– Veja as informações do mercado;

– Acesse seu sistema e veja quanto você costuma vender nesta época do ano (reveja seu faturamento dos anos anteriores).

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Todas essas informações você consegue obter no sistema de gestão da sua loja de moda.

Entendendo sua capacidade de vendas (tanto da loja quanto de cada membro da equipe) você será capaz de enxergar e analisar o seu teto de vendas, estabelecendo uma meta que seja realista, porém, motivadora para sua equipe.

Vale lembrar que, mais do que estabelecer as metas, é importante encorajar a sua equipe, para que eles se sintam confiantes e encorajadores a irem além.

Faça do verão 2023 o início de uma nova fase do seu negócio de moda

Seguindo essas dicas, o seu verão 2023 tem tudo para ser uma excelente fase para o seu negócio! Boa parte das dicas que demos neste texto podem ser utilizadas, não apenas no verão 2023, como em todo o ano!

O importante é você conseguir manter sua equipe alinhada e engajada e ficar sempre de olho nas métricas.
Para isso, conte com o melhor sistema de gestão para lojas de roupas, calçados, acessórios e moda casa: o sistema CRIAR Varejo.

Nele você consegue compilar e analisar dados de forma simples e rápida, além de cruzar informações e gerar relatórios que te ajudam a tomar decisões mais assertivas e coerentes para o seu negócio!

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