5 fatores que fazem os lojistas de moda perderem dinheiro
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5 fatores que fazem os lojistas de moda perderem dinheiro

28 de janeiro de 2020

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O ano é novo, mas muitas vezes os problemas que vêm fazendo você perder dinheiro na sua loja de roupas e acessórios são antigos. Como fazer para que isso não aconteça? Continue com a gente que vamos te apresentar 5 fatores que fazem lojistas de moda perderem dinheiro e dicas de como evitar esses erros. 

1- Pouca eficiência e produtividade nos processos da loja

Como funcionam os processos da sua loja? Eles são padronizados? Todos os funcionários conhecem as rotinas e realizam os processos da mesma forma? Você (ou seus funcionários) gasta muito tempo com esses processos? Como otimizar esses processos e torná-los mais eficientes?

Essas são algumas das perguntas que você pode se fazer para avaliar a eficiência dos processos da sua loja. Mas, antes de tudo, você sabe quais são os processos da sua loja de roupas? 

Chamo de processos todas as ações rotineiras que a sua loja tem: 

  • compras de produtos, 
  • gestão de estoque, 
  • controle de vendas, 
  • inventário, 
  • gestão da equipe,
  • checkout de venda.

Esses são apenas alguns exemplos dos processos que podem (e precisam) ser otimizados para evitar perdas numa loja de roupas e acessórios. É importante entender que essas perdas não são apenas dinheiro, propriamente falando, mas também de tempo e material, que impactam diretamente na saúde financeira da sua loja.

Mas como fazer para otimizar esses processos?

Em primeiro lugar você deve mapear (escrevendo passo a passo) como têm funcionado esses processos na sua loja e entender se esses processos são padronizados e seguidos por todos os funcionários.

Em seguida, você deve avaliar se esta forma de fazer é realmente a mais adequada, ágil e “certeira”, ou se ela deixa margem para erros. 

Por fim, você deve buscar as melhores ferramentas, se possível uma gestão automatizada, para a padronização desses processos e treinar a sua equipe para realizá-los da forma “correta”. O ideal é que esses processos sejam agregados ao seu sistema de gestão, concentrando todas as informações e facilitando a padronização das rotinas.

Esse procedimento pode ser feito por você, somente, ou em parceria com a sua equipe, dando abertura para que cada um possa expor sua opinião sobre os processos e rotinas da loja e sugerir outras formas de realizá-los.

Se você já tem um sistema de gestão em funcionamento na sua loja e percebe que ele não está atendendo às suas demandas… Se você tem a sensação de que os processos da sua loja poderiam ser mais eficazes se fossem agregados ao seu sistema de gestão, mas tem receio de trocar o sistema a essa altura, leia este artigo: Mudar de sistema com a loja em funcionamento vale à pena?

2- Falta de controle do fluxo de caixa

Como você realiza o controle das entradas e saídas de dinheiro da sua loja? Você faz um rigoroso controle de fluxo de caixa? Esse controle é feito manualmente, em planilhas ou livros-caixa, ou dentro de um sistema de gestão? E com qual frequência você faz a análise desse registro?

O objetivo principal do fluxo de caixa é a verificação do capital de giro para investimentos ou gastos. Com essa informação você é capaz de entender seu melhor momento, financeiramente falando e também prever momentos de baixa.

Além disso, um controle rotineiro e rigoroso do fluxo de caixa pode ajudar você, lojista, a perceber desfalques, falhas e perdas com rapidez e eficiência.

Um outro erro comum que acontece, geralmente atrelado à falta de controle de fluxo de caixa é, principalmente em lojas pequenas, misturar os gastos pessoais do dono da loja com os gastos da loja em si. Cuidado com essa armadilha!

Gestão financeira é a solução!

A gestão financeira vai além do controle de fluxo de caixa apenas. Ela é a responsável pela saúde financeira da sua loja. Isso significa que a loja não apenas vende bem, mas que suas vendas superam seus gastos, pagando suas contas em dia sem desfalcar o caixa da loja e deixando dinheiro suficiente para capital de giro.

Ou seja, uma boa gestão financeira engloba:

  • controle de contas a pagar e a receber,
  • fluxo de caixa
  • capital de giro
  • tributos
  • emissão de notas.

Se você quiser saber mais sobre como fazer a gestão financeira da sua loja, baixe o Guia completo para gerenciar lojas de roupas e acessórios.

3- Pouco capital de giro para investir em novas coleções

Com uma gestão financeira adequada é possível o lojista conseguir manter suas coleções atualizadas e planejar suas compras e ações promocionais para as trocas de estação

Mas um erro muito comum é, por falta de planejamento, organização, antecipação e gestão financeira o lojista perder o “timing” e se atropelar, não tendo reserva de dinheiro suficiente para investir em novas coleções e nem uma estratégia eficiente para as ações promocionais.

Antecipe-se!

A antecipação é a melhor forma de prevenir esses erros. Com um planejamento eficiente e boa gestão financeira, é possível você: 

  • agir com antecedência, negociando com fornecedores prazos e condições para que você consiga investir nas novas coleções;
  • manter sua equipe alinhada com seus objetivos e ações;
  • estabelecer metas de vendas que te ajudem a aumentar a sua reserva e o seu capital de giro;
  • realizar ações promocionais de acordo com a realidade da sua loja, que te possibilitem girar mais dinheiro no seu caixa, aumentando o seu faturamento.

4- Falta de planejamento de compras

Por quê, quando e quanto comprar? Você se faz essas perguntas? 

Quando o lojista não analisa a sua demanda, o seu estoque e o giro de cada mercadoria ele pode errar feio nas suas compras e, com isso, criar um rombo desnecessário no seu orçamento.

Sabemos que a gestão das compras é um dos grandes desafios do varejo de moda, e, para evitar esse erro é preciso se planejar. É o planejamento das compras que evita mercadorias encalhadas ou falta de peças em estoque. 

Mas, como se planejar se você não tiver todas o histórico das informações? Como saber a quantidade que realmente vendeu mais na coleção do ano anterior para criar uma projeção de compras?

Sendo assim, podemos dizer que a gestão das compras é tão importante quanto vender!

O que você precisa saber para não errar e realizar compras mais próximas da realidade de vendas?

  • Tendências da moda para o próximo período;
  • O calendário da moda;
  • Suas peças-chave;
  • O comportamento e as preferências dos seus clientes;
  • O movimento da inflação;
  • A realidade do seu estoque;
  • Uma análise das suas vendas nos períodos anteriores.

Com todas essas informações você pode fazer uma avaliação ampla, cruzar informações e criar estratégias para suas compras, entendendo possíveis erros e modificando quando necessário.

Por isso, um sistema integrado de gestão que mostra todas as informações em um único lugar pode ser a diferença de entre você comprar certo ou continuar com dinheiro parado em estoque que não gira.

5- Falta de controle do estoque

Muitos lojistas perdem dinheiro por falta de uma gestão de estoque eficiente, seja por falta de organização ou mesmo de conhecimento.

Essa falta de controle interfere diretamente na gestão das compras, que por sua vez está diretamente interligada à relação com os clientes e fornecedores. E isso pode afetar, e muito, a lucratividade da loja.

Alguns dos erros a serem evitados na gestão do estoque de lojas de roupas e acessórios são:

Como evitar esses erros?

  • Registrando todas as entradas e saídas de mercadorias;
  • Fazendo inventários com frequência;
  • Planejando e organizando o espaço físico do estoque;
  • Escolhendo as melhores ferramentas para registro, e, de preferência, automatizando os processos.

Tudo num lugar só!

Automatizar e padronizar esses processos são algumas das vantagens de um bom sistema de gestão que podem te ajudar a evitar grande parte desses erros.

Além disso, é importante que você tenha ferramentas que te ajudem a entender se a sua estratégia está dando certo, para potencializá-las ou se não, para modificá-las. 

Portanto, escolha um sistema integrado, desenvolvido especificamente para lojas de roupas, que entenda os seus processos e te forneça relatórios fáceis de lidos e compreendidos. 

Isso te ajudará a não perder dinheiro e facilitará as suas tomadas de decisão!

 

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