Como abrir uma loja de roupas: Público-alvo

Marina
1 de dezembro de 2020

No Varejo de Moda, uma das premissas para que a sua loja prospere é a definição do SEU PÚBLICO-ALVO. E se você tiver isso claro, antes mesmo de abrir as portas, melhor pra você! Partindo dessa definição você terá mais assertividade nas decisões que envolvem a gestão da loja.

 
É muito importante que você, lojista, crie o hábito de planejar as ações do seu negócio. E se você já está no mercado e não possui esse hábito, passou da hora de começar! Neste artigo vamos te dar todas as dicas para você não errar na hora de definir o público-alvo da sua loja.

O que é o público-alvo? 

Podemos dizer que público-alvo é o grupo de pessoas a quem o seu produto se destina. Esse grupo pode ser definido por diversos fatores:

Enfim, o seu público-alvo são as pessoas que se identificam com os produtos que você vende. Ou seja, são as pessoas com mais chances de comprarem na sua loja.

Meu público-alvo não pode ser todo mundo?

Muitos lojistas se fazem essa pergunta: não posso vender pra todo mundo?
A questão é que, por mais que você tenha um mix de produtos enorme, você nunca vai atrair e agradar a todo mundo. Como diz o ditado: “todo mundo é muita gente”. E bota gente nisso!
A sua loja pode até ser uma loja grande e abrangente, pensada para agregar o maior número de públicos possível. Ainda sim, o ideal é que, para se comunicar  você pense nos grupos separadamente. 
E isso envolve diversas áreas, desde o visual da loja, a linguagem que você usa – tanto no atendimento ao cliente quanto na comunicação – o uniforme dos atendentes, além, é claro, da sua publicidade.

Mas pra que definir o público-alvo?

Quanto maior e mais abrangente for o seu público-alvo, mais caro fica atingir um número grande de pessoas. O público consumidor tem ficado cada vez mais exigente, e específico. Afinal de contas, cada indivíduo tem suas particularidades e preferências.  
Portanto, não faz sentido tentar englobar a todos genericamente. Será muito mais eficaz se a sua loja conseguir focar nas necessidades de um (ou mais) grupo específico. Quanto mais específico o público-alvo da sua loja, menor será a dificuldade de atrair e satisfazer seus clientes.
Isso faz com que toda operação de marketing da sua loja seja menos cara e mais direcionada. Definindo e estudando o seu público-alvo, você poderá direcionar, não somente as peças de roupas que você vende, mas também o tipo de conteúdo que será produzido para sua comunicação. 
Ah, e claro, isso sem falar na escolha dos canais para a divulgação. Afinal, tem gente que usa instagram, tem gente que usa facebook… tem gente que assiste TV, tem gente que ouve rádio e tem gente que só fica na internet.

Vantagens de definir o seu público

Com o seu público-alvo definido: 

  • Você pode escolher um ponto para a loja que já seja frequentado pelo seu público ou que tenha potencial de atraí-lo;
  • Você consegue planejar com antecipação e criar uma decoração do espaço físico da sua loja que atraia o seu público até lá;
  • Você pode pesquisar os fornecedores que tenham o melhor custo-benefício nas peças mais específicas do seu público;
  • Você acerta mais na escolha do seu mix de produtos;
  • Você cria campanhas de marketing e divulgações mais direcionadas.

E tudo isso pode ser pensado, antes mesmo de abrir a sua loja. Dessa forma, a maior vantagem de ter o seu público-alvo definido é: aumentar as vendas

Então, como definir o seu público?

Então, se você pretende abrir uma loja física de roupas e acessórios, tenha uma ideia geral das pessoas que você deseja atingir. 

Isso pode ser feito, claro, a partir do tipo de roupas que você deseja trabalhar. Mas também pode ser feito a partir de uma pesquisa de mercado, pesquisando desde os fornecedores, os concorrentes e os hábitos de consumo desse público. 
Em todos os casos, vale a pena, a partir dos dados coletados, “desenhar” uma persona, que seria o seu cliente ideal.  
Trace o perfil dessa persona, coloque um nome, a idade, o que gosta de fazer, hobbies, se trabalha, qual o tipo de função, classe social, etc. A partir daí, elabore tudo como se estivesse falando com esta persona! 

Agora, se você já possui uma loja física de roupas, mas ainda não delimitou o seu público-alvo, você pode definí-lo a partir de dados dos clientes que você já tem

Você pode coletar esses dados através do seu sistema de gestão, por exemplo.
Caso o seu sistema de gestão seja específico para lojas de roupas, ele te fornecerá dados úteis para este trabalho, tais como:

  • Cadastro dos clientes. (Analise quais os “perfis” de cliente que mais se repetem. Quais os clientes que mais compram? Clientes mais fiéis, etc).
  • Peças com maior saída. (Qual o perfil das pessoas que se interessam por cada uma destas peças?).
  • Clientes mais ativos e interativos no pós venda e nas redes sociais (invista no relacionamento com o cliente e em um pós-venda – os perfis que mais interagirem, são, potencialmente seu público-alvo).

Um bom software de gestão te oferece a possibilidade de coletar e analisar todos esses dados. Com esses dados em mãos, você define o seu público, “desenha” a sua persona e direciona os seus esforços para quem já é, de fato, o seu público-alvo.
 

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