Vendas de Natal: descubra as oportunidades dessa data para a sua loja de moda!

Vendas de Natal: descubra as oportunidades dessa data para a sua loja de moda!

O Natal é uma das épocas do ano mais aguardadas pelo varejo de moda. Isso porque, é uma das melhores oportunidades de vendas para o setor. E a sua loja? Já está preparada para as vendas de Natal?
29 de novembro de 2022

Compartilhe

Conheça o CRIAR Varejo, um software de gestão integrada exclusivo para o Varejo de Moda.

vendas-natal-criar-software

As festas de fim de ano são, em geral, o melhor momento de vendas do varejo de moda

Isso porque, reúne as vendas de roupas para o Natal e também as vendas de roupas para festas de Réveillon. 

Além disso, muitas pessoas também costumam comprar roupas para as viagens de início de ano, o que favorece as vendas nesta época do ano.

Portanto, são diversas as oportunidades para o setor surgidas neste período! E as previsões para este ano são de otimismo!

E, neste texto, vamos dar algumas dicas para você não deixar nenhuma dessas oportunidades de vendas de natal escapar!

#1 Prepare a sua loja para as vendas de Natal

Como já falamos aqui no blog, em outros textos, toda campanha, para ser bem sucedida, precisa de planejamento prévio! 

Portanto, sua loja precisa estar preparada para as vendas de natal!

É importante que você crie no seu público o desejo de comprar na sua loja! 

Afinal de contas, apesar de ser uma época em que as pessoas estão mais predispostas a gastar, toda a sua concorrência também está nesta disputa.

Sendo assim, você precisa estar preparado para “agarrar” todas as oportunidades que surgirem com a aproximação do Natal. 

Com isso, um bom planejamento de ação pode ser o primeiro passo (e, talvez, o mais importante) para conseguir!

Tendências

Que tal apresentar uma coleção nova, específica para esta época do ano?A novidade é um fator importantíssimo para atrair o público!

Pesquise as tendências para o fim de ano e para o ano novo e garanta que o seu público-alvo vai encontrar, na sua loja, as peças que ele deseja.

Estoque

Pesquisando e identificando as tendências, você consegue, também, preparar o seu estoque para a demanda.

Faça uma análise, através dos relatórios do seu sistema, do seu histórico de vendas, nos meses anteriores e também das suas vendas de natal dos anos anteriores. 

Isso te ajudará a fazer uma previsão de demanda.

Faça também uma pesquisa para identificar suas peças-chave, verificando no seu sistema as peças mais vendidas nos últimos tempos. 

Assim, te ajudará, não apenas a fazer uma leitura do seu público, como também identificar possíveis demandas das vendas de natal.

Lembre-se que o controle de estoque deve ser rigoroso! Afinal, você deve ter produtos para atender à sua demanda.

Mas também deve tomar cuidado para não ficar com produtos encalhados em estoque.

Por isso, o planejamento de estoque através de dados concretos é tão importante!

Equipe

Prepare, também, a sua equipe para as vendas de natal. Esta época do ano é um momento de redobrar a atenção e triplicar a paciência!

vendas-natal-criar-software

Quanto mais próximo do Natal, mais as lojas estarão cheias. Mas a qualidade do atendimento deve se manter intacta, ou melhorar! 

Afinal de contas, a experiência de compra tem sido um fator fundamental para a escolha dos clientes pelas lojas físicas. 

Nunca se esqueça: um cliente bem atendido e satisfeito com o seu atendimento, tende a dar preferência para a sua loja nas próximas compras!

A fidelização de clientes é uma grande arma para se manter vendendo o ano todo! Além de ser muito mais econômica do que o investimento em captar novos clientes. 

Portanto, prepare a sua equipe para encantar o cliente e fazer com que ele tenha o desejo de voltar à sua loja.

Prepare a equipe, também, para ficar de olho nos processos, registrar corretamente as compras, evitando perdas e erros. 

Com o aumento do movimento na loja, é possível que as falhas humanas aconteçam com maior frequência, principalmente na ausência de um bom sistema de gestão.

Decoração

A decoração é, também, um fator muito importante para as vendas de Natal! Afinal de contas, como atrair o público transeunte? 

Ou seja, como atrair o público que não conhece a sua loja, não te segue nas redes sociais mas passa em frente à sua vitrine? 

Claro que a vitrine não é o único fator, mas ela é o cartão de visitas da sua loja! 

Crie um visual que dialogue com a época do ano, mas que também (e, principalmente) satisfaça o gosto do seu público-alvo. Claro que isso vale também para o interior da loja! 

Aqui no blog nós já demos dicas de como decorar a sua loja gastando pouco, falamos sobre vitrinismo e também sobre visual merchandising, uma técnica importantíssima para quem deseja construir um ambiente cativante para o seu público.

#2 Aproveite o 13°

No período do Natal as vendas aumentam, também, pelo fato de as pessoas estarem mais predispostas a gastar dinheiro. 

Neste período, grande parte da população recebe o 13° salário, bonificações e férias. Isso faz com que elas aumentem o ticket médio de suas compras.

Portanto, aproveite esta predisposição e incentive ainda mais as vendas de Natal! Utilize o mobiliário, a decoração e a disposição da loja para incentivar as compras por impulso

Escolha com cuidado a disposição dos produtos dentro da loja. Monte looks completos para incentivar as compras casadas (a compra de várias peças para compor um visual). 

Deixe peças e produtos com preços mais acessíveis próximos ao caixa. 

Tudo isso incentiva o aumento das vendas de Natal.

Além disso, planeje as trocas de coleção de forma a apresentar peças exclusivas nesta época. 

Faça como uma “Coleção de fim de ano”, ou seja, peças que não estavam à venda no início da coleção de primavera e entram apenas para a coleção de verão.

Isso incentiva o fator “novidade” e a surpresa, despertando ainda mais o desejo de compra do seu cliente.

#3 As vendas de natal rendem vendas para o início do ano

Com bons produtos e uma equipe bem treinada, provavelmente as vendas de Natal renderão a volta de grande parte dos clientes, posteriormente.

Outra oportunidade gerada pelas vendas de Natal são as trocas, que geralmente acontecem após essa data e no início do ano. 

Como é uma época de presentear as pessoas, é provável que haja a necessidade de trocas – seja por não gostarem do produto (cor, modelo, etc), seja pelo tamanho estar errado.

Quando isso acontece, é importante que a sua loja esteja preparada para bem atender a esse “novo” cliente e, assim, garantir também a sua fidelização.

Muitas lojas não apresentam um sistema de trocas claro e efetivo, o que prejudica o atendimento e a fidelização dos novos clientes. 

Além disso, quando as regras para trocas não estão claras, é possível que o registro de devolução do produto e saída do novo produto fique comprometido, atrapalhando o controle de caixa e de estoque, posteriormente.

– Estabeleça as regras para trocas e deixe-as em evidência durante as vendas de Natal;

– Sempre que o cliente confirmar que  o produto comprado é presente, reforce com ele as regras para trocas;

– Treine a sua equipe para agir prontamente, atendendo com eficiência e prestatividade o “novo cliente”  durante essas trocas;

– Treine a sua equipe a forma de registro dessa troca de produtos, para que não haja descontrole, posteriormente. Ter um sistema de gestão que facilite esse processo é uma excelente escolha para evitar erros e perdas;

– Prepare o seu estoque, também, para o período de trocas. Afinal, é terrível tentar trocar um produto e não conseguir por falta de estoque. 

vendas-natal-criar-software

Lembre-se que, muitas vezes, ao ir trocar um produto, o cliente pode desejar um produto mais caro, arcando com a diferença de preço e aumentando o ticket médio daquela venda. 

Além disso, ele pode desejar levar outros produtos da sua loja, representando um aumento nas vendas.

#4 O apelo emocional do Natal ajuda a vender

As festas de final de ano são um período extremamente emotivo. As pessoas estão mais voltadas para o convívio familiar e as relações.

Isso aumenta nas pessoas o desejo de presentear seus entes queridos, como forma de demonstração de afeto.

Portanto, crie um ambiente acolhedor e afetuoso para seus clientes. Use e abuse do apelo emocional deste período.

Crie campanhas de Natal com foco nas relações familiares e de amizade, atraindo o público através do apelo emocional. Isso também favorece o aumento das vendas de Natal.

#5 Incentive as vendas de Natal nos seus canais online

Utilize a comunicação a seu favor para aumentar as vendas de Natal, não apenas na sua loja física, mas nas suas mídias digitais! 

– Crie, também nas suas redes sociais, um ambiente acolhedor e convidativo;

– Apresente as novidades “guardadas especialmente” para as vendas de Natal;

– Crie ações de engajamento com o seu público, como listas de desejo, desafios ou sorteios, etc.

Além disso, experimente a criação de campanhas com mídia paga, gerando anúncios para atrair o público para sua loja física. 

Além disso, se você tiver possibilidade (equipe, principalmente, para acompanhar e gerir), utilize ferramentas que te permitam concretizar vendas pela internet, através do Instagram Shopping ou do Whatsapp Business, por exemplo.

Se você tem uma loja física e gostaria de anunciar seus produtos na internet, aproveitando as facilidades trazidas pelas redes sociais, mas não tem como investir na logística para a entrega dos produtos, conheça a modalidade “compre online e retire na loja”. 

Desta forma, você consegue aproveitar a compra feita pela internet, mas o próprio cliente busca o produto na loja.

vendas-natal-criar-software

Esta modalidade, também conhecida como web pickup, click and collect , drive thru, ou ainda, BOPIS (que significa Buy Online, Pickup In Store), tem crescido bastante, aproximando lojas físicas de uma experiência online. Isso deixa a loja mais competitiva com os e-commerces, porém sem os gastos da chamada “logística reversa”.

As principais demandas para este tipo de venda são: o controle de estoque, os meios e o controle dos pagamentos e o controle da separação e entrega de mercadorias. 

Mas, isso é facilmente resolvido com treinamento de equipe e um bom sistema de gestão!

Não perca oportunidades nas vendas de natal!

Utilize as nossas dicas e garanta um feliz Natal para sua loja!

E, caso precise de um excelente sistema de gestão, conte com a CRIAR Software! Temos o melhor sistema para varejo de moda do mercado!

Não perca mais tempo. Clique agora no botão abaixo!

Conferência e cadastro de produtos automatizado, integração com WhatsApp e plataformas de e-commerce, controle de condicional/sacolinha/bags, dashboards inteligentes e muito mais. Ganhe tempo e informações de forma simples para tomada de decisões.

 

Receba o melhor conteúdo de varejo de moda em seu e-mail

As últimas dicas, tendências e soluções desenvolvidas por experts no varejo de moda direto na sua caixa de entrada

Últimas publicações

Quer Aumentar As Suas Vendas? Fale Conosco

Descubra o poder do nosso Sistema de Gestão de Vendas para o Varejo de Moda. Otimize processos, aumente as vendas e tenha controle total do seu estoque. Converse com um de nossos consultores e para obter mais eficiência e crescimento

WhatsApp Comercial

(31) 99555-3014

Endereço

Av. Augusto de Lima, 1568 Sala 1102 – Barro Preto, BH/MG