Peças-chave para lojas de roupas

Marina Clara
14 de setembro de 2021

Conheça, neste artigo, as peças-chave para sua loja de roupas. Elas nunca saem de moda, podem ser facilmente combinadas e sempre terão saída!

Peças-chave para sua loja de roupas.

Escolher bem o mix de produtos para a sua loja de roupas é um grande desafio para os lojistas. Afinal, é preciso estar de olho nas tendências, no seu público-alvo e no seu estoque. 

Não dá pra deixar de ter as peças da estação. Aquelas que muitas pessoas vão procurar, mas durante um período curto de tempo. Essas peças são tendências de uma coleção. Mas fazem parte de uma moda que passa rápido. 

Ou seja, é importantíssimo ter esse tipo de peça no seu estoque! MAS deve-se ter cuidado para que essa peça não fique encalhada.

Existem também aquelas peças que são coringas. Independentemente da estação, entra ano e sai ano, elas não deixam de vender. Essas são as famosas peças-chave! E é nessas que vamos focar aqui neste artigo!

Continue até o final para saber quais as peças-chave para a sua loja de roupas!

O que são as peças-chave?

Peça-chave é um elemento atemporal. Uma peça de roupa que agrega valor aos looks e independe de uma moda ou de um estilo determinado.

As peças-chave compõem visuais. Dependendo da composição, elas podem parecer mais descoladas, mais casuais ou mesmo, mais sérias. Podem compor um look de trabalho ou uma combinação para ir ao shopping, por exemplo.

Ao apresentar aos clientes peças desse tipo, você gera mais confiança de que ele terá um produto duradouro em seu guarda-roupas. 

Além disso, essas são peças que demandam menos argumentos de venda. Afinal de contas, muitas vezes, elas se vendem sozinhas!

E, por essa razão, separamos algumas peças-chave para te ajudar a compor o mix da sua loja!

Camisa de botão: a versatilidade com elegância

As camisas de botão são peças que nasceram na alfaiataria masculina, mas rapidamente foram apropriadas pelo guarda-roupa feminino. 

São peças versáteis e podem ser utilizadas em diferentes composições de looks e estilos. Além de existirem diversos modelos diferentes! De mangas longas, acinturadas, mangas curtas, cortes mais largos, mais longos, com detalhes em rendas, etc.

Em visuais mais corporativos, pode-se usar as camisas de botão femininas tradicionais: mais curtas do que as masculinas e com corte acinturado. Elas são mais sóbrias e podem ser sobrepostas com blazers ou casacos. 

Existem modelos feitos de tecidos mais finos e elegantes, com cortes diferentes, com ou sem gola. Ideais para visuais mais sofisticados. Essas podem ser usadas com saias e scarpin ou com uma calça com um corte moderno.

E, em visuais mais alternativos, as camisas de botão jeans ou xadrezas são ótimas opções. Podem ser usadas sobrepostas com casacos de couro ou como sobreposição de uma camiseta básica, por exemplo.

Camisa de botão elegante. Tecido mais fino, botões dourados e fechados até o final.
Camisa de botão despojada. Sobreposta por uma jaqueta de couro.

Uma mesma camisa tradicional, de manga comprida, pode ser usada de diversas formas! Com as mangas abotoadas, aparecendo por fora do casaco. Com as mangas dobradas, dando um ar  mais descontraído. Podem ser amarradas, na barra, deixando o comprimento mais curto. E até como vestido.

Ou seja, as camisas de botão apresentam uma característica importantíssima: a versatilidade! 

Invista nessa peça, pois ela sempre tem saída!

Blusa básica de algodão: uma peça-chave para qualquer estilo

As blusas básicas de algodão são peças fundamentais em qualquer guarda-roupa. Não importa o estilo, não há quem não tenha uma peça desse tipo.

Afinal de contas, ela combina com tudo! 

Não à toa, a palavra “básica” está no seu nome. Esse tipo de peça é ideal para compor looks mais diurnos e joviais. E são fundamentais para combinar com outras peças estampadas.

Blusa básica sobreposta com blazer. Visual elegante e moderno para trabalhar.
Blusa básica pode combinar com calça, saia e com o que a sua imaginação permitir.
Blusa básica de malha com corte diferenciado e detalhe nos ombros.

Quando feita de um bom material, com bom corte e bom caimento, pode também estar presente em composições mais elegantes e sofisticadas.

Essas peças podem ser usadas com calças jeans, calças sociais e saias de todos os tipos. Podem ser sobrepostas com casacos, blazers, coletes, jaquetas, camisas. Podem ser combinadas com colares, lenços, bottons.

Ou seja, com as básicas, pode tudo!

O principal fator que faz deste modelo algo tão versátil, é o fato de ser de uma cor única (toda preta, toda branca, etc). Isso facilita a sua combinação e a composição com os outros elementos do look.

E, para variar os modelos, você pode investir em diferentes tipos de cortes, golas e decotes. 

A gola canoa, por exemplo, é descontraída e sofisticada. A gola V é mais formal. Já o decote redondo é mais despojado. 

Variando as malhas e os caimentos, você terá diversas possibilidades para oferecer às suas clientes.

Vestido preto: o famoso pretinho básico

Essa aqui dispensa apresentações!

Coco Chanel já disse, há quase cem anos, que uma mulher só precisa de um pretinho básico para estar elegante. 

Então, que tal incrementar o seu mix de produtos com vestidos pretos, com poucos detalhes?

Eles são elegantes, despojados, discretos ou sofisticados, dependendo da combinação. E podem compor o guarda-roupa de qualquer estação!

Os vestidos pretos básicos nunca saem de moda e podem ser combinados de diversas formas diferentes. Um mesmo modelo pode ser sofisticado e elegante ou jovial e despojado. Tudo vai depender dos acessórios que irão compor o look.

Vestido preto básico usado de forma elegante, combinando com acessórios.
Vestido preto básico. Modelo parecido com o exemplo acima, porém, usado de forma despojada, combinando com tênis.

Para que este tipo de peça realmente tenha boa saída, é importante seus vendedores saberem identificar os corpos e os modelos que vestem melhor em cada tipo de corpo. Além de saberem identificar estilos e possibilidades de composição de look. 

Assim, eles podem sugerir as melhores peças para cada cliente!

Peças-chave e mix de produtos

Sugerimos aqui esses três tipos de peças que podem ser grandes coringas na composição do seu mix de produtos. 

É claro que, de uma forma ampla, você deve focar principalmente naquilo que compõe o gosto e o estilo do seu público-alvo. Mas é sempre bom ter alternativas que conversam com mais de um público.

Essas peças não vão alterar demais as possibilidades da sua loja. Mas vão criar um repertório mais amplo de possibilidades de vendas.

Aos poucos, é importante também você ir percebendo o gosto e as preferências do seu público. Assim, você pode ampliar ainda mais esse repertório com aquelas peças que têm mais saída.

Para fazer esse mapeamento, você pode contar com o sistema de gestão CRIAR Varejo. Nele, as informações de compra dos seus clientes ficam registradas e podem ser comparadas com as informações sobre estoque e vendas. 

Assim, fica ainda mais fácil e eficiente decidir o seu mix de produtos!

Converse com a nossa Equipe

Ainda com dúvidas ? Você pode falar diretamente com um de nossos consultores sobre o processo de implantação em sua loja. Não perca mais tempo e dinheiro, seja CRIAR.
WhatsApp