Você tem uma loja física de roupas e acessórios, de sapatos ou mesmo uma loja de roupas de cama e moda casa?! Então, com certeza, você tem passado por momentos de bastante insegurança nos últimos tempos.
Manter uma loja física com as portas fechadas é um tormento! E só quem é comerciante sabe a ansiedade e as preocupações que você deve estar sentindo, para manter a sua loja viva durante esta pandemia.
Algumas pessoas, nesta situação, tiveram que baixar as portas definitivamente. O que é o pior dos cenários! Mas quem está sobrevivendo, a duras penas, vem buscando alternativas para manter o seu negócio vivo.
Vender online é uma alternativa. Mas como fazer?
Em primeiro lugar, é bom entender que o online é uma possibilidade que te oferece inúmeros canais de venda! Existem diversas formas e possibilidades de utilizar a internet para aumentar as vendas da sua loja física.
Entendendo isso, pense em cada canal de venda como um vendedor a mais pra sua loja. O ideal é que você escolha os canais que melhor atendam à sua realidade!
Uma alternativa que tem sido a solução mais viável e econômica para quem tem loja física é o Instagram Shopping ou “Sacolinha no Instagram”. Você já conhece?
Como funciona o Instagram Shopping
Você já deve ter visto aquelas fotos de produtos no Instagram, onde você pode clicar na foto, fazendo aparecer o nome do produto, o preço etc.
Isso é um recurso que o Instagram passou a oferecer para perfis comerciais. É o Instagram Shopping ou Instagram Compras, mas conhecido popularmente como lojinha ou sacolinha do Instagram.
Este recurso te permite vincular o seu catálogo de produtos do Facebook ao seu perfil no Instagram. Com isso, a pessoa interessada consegue clicar e ter todas as informações deste e de outros produtos.
Veja o exemplo da loja Yellow Factory
Depois que o usuário clicou na foto e viu as informações do produto, se ele decidir comprá-lo, ele será direcionado para o seu site de vendas (e-commerce), como acontece no exemplo acima; ou para o seu WhatsApp business.
E quais as vantagens do Instagram Shopping?
O Instagram Shopping tem diversas vantagens, em relação aos perfis comuns de redes sociais. A primeira delas é a possibilidade de você, lojista, investir na base de clientes da sua cidade, evitando custos altos de frete para entregas.
Outras vantagens deste recurso são as possibilidades que a plataforma de proporciona ao habilitá-lo:
- Você ganha um maior alcance orgânico, ou seja, é mais fácil alcançar novas pessoas, já que suas postagens mais curtidas aparecem na página “Explorar”.
- Isso te possibilita gastar menos com anúncios para ganhar visibilidade.
- A conversão é fácil!
- Você consegue inserir mais links. Nos perfis comerciais que não possuem o recurso “Compras”, só é possível inserir 01 link na BIO e, nos Stories, só para contas que tem mais de 10 mil seguidores.
O Instagram Shopping começa no Facebook
Para conseguir ter uma loja no Instagram, você precisa, antes, ter um CATÁLOGO de produtos no Facebook. Se você ainda não tem isso, acompanhe o tutorial com os primeiros passos para:
- Configurar Conta Business no GERENCIADOR DE NEGÓCIOS do Facebook.
- Esteja de acordo com as diretrizes do Facebook.
- Dentro das ferramentas do Gerenciador de Negócios do Facebook, clique no ícone do carrinho de compras, onde está escrito “Gerenciador de Comércio”.
- Clique em Adicionar Loja, caso você ainda não tenha uma loja cadastrada no Facebook e crie a sua loja.
- Tendo uma loja cadastrada, clique em Adicionar Catálogo.
- Selecione o tipo de catálogo: Comércio Eletrônico.
- Se você já tem um ecommerce e deseja vinculá-lo ao Instagram, se a sua plataforma fizer parte das plataformas que já tem parceria com o Facebook, selecione Conectar Plataforma de Comércio Eletrônico. Se você não possui um e-commerce, selecione Carregar Informações de Produto.
- Selecione o proprietário do catálogo (no caso, a loja que você criou) e dê um nome para o seu catálogo de produtos.
- Clique em Ver Catálogo.
- Ok, o seu catálogo está criado, porém, está vazio. Clique em Adicionar Itens.
- Neste momento, existem várias formas de fazer essa integração do seu catálogo. Aqui, vamos dar a mais simples delas.
- Clique em Adicionar Manualmente e adicione os seus produtos um por um. Essa é uma boa opção para quem tem poucos produtos ou para quem tem uma loja física.
- Não se esqueça de preencher tudo o que a plataforma te solicita. Título otimizado, descrição completa, preço, fotos, etc. Também é possível selecionar a opção promoção, quando for este o caso.
- Se você tem um mix muito grande de produtos, existem outras formas de inseri-los. Se tiver dúvidas sobre como fazer, assista a esse vídeo tutorial.
Agora, configurando o Instagram Shopping
- No Instagram, o primeiro passo é mudar a sua conta para uma conta comercial, nas Configurações do aplicativo. Se você não souber como, você pode clicar aqui e ler este artigo.
- Em seguida, você deve vincular a sua conta do Instagram à sua página no Facebook.
Agora que você já tem um catálogo cadastrado e suas contas vinculadas, vá até as Configurações, no Instagram, selecione a opção “Empresa” e cadastre-se na opção “Compras”.
Depois disso, o Instagram vai avaliar a sua conta, o que deve demorar algumas semanas. Esse tempo não é determinado. Mas acompanhe os retornos da plataforma.
Depois da aprovação do Instagram, basta habilitar o recurso Compras, selecionar o “Catálogo de Produtos” para vincular à sua conta e “Concluir”.
Agora, basta criar seus posts com fotos dos produtos e selecionar a opção “Marcar produtos”. Assim, a sua “Sacolinha” aparecerá nas postagens, estimulando seus clientes a comprarem.
Para finalizar a compra no Instagram Shopping
O Facebook, no Brasil, ainda não possui a opção de finalização da compra dentro da plataforma. Por essa razão, para que o cliente consiga finalizar a compra, é necessário:
- que você possua uma plataforma de e-commerce vinculada à sua loja.
- que você possua o WhatsApp Business ou Messenger para Empresas vinculado à sua conta nos aplicativos.
A segunda opção é a mais atrativa (e econômica) para quem possui uma loja física e não pode investir tempo e dinheiro numa plataforma de e-commerce neste momento.
Assim, ao selecionarem o produto, os clientes serão direcionados a enviar uma mensagem à sua empresa para concluir o pagamento diretamente com você. E se o seu sistema de gestão for eficiente para lojas de roupas, é possível gerar nele um link de pagamento e enviá-lo para o cliente finalizar a compra.
Dessa forma, essa venda já é computada pelo sistema, mantendo em dia o seu controle de estoque e caixa.
Como vincular o WhatsApp Business ao seu Instagram Shopping?
O WhatsApp Business é uma ferramenta sensacional para você se comunicar com seus clientes! O App torna a sua comunicação mais profissional e tem diversos recursos que podem te ajudar na gestão das suas vendas, como visualizações de estatísticas, modificação de parâmetros, mensagens automáticas, etc.
Além disso, o WhatsApp Business pode ser vinculado à sua loja no Facebook e Instagram, gerando maior interação com seus possíveis clientes. Vincular as suas mídias sociais, traçando uma boa estratégia de comunicação, só amplia as possibilidades de tornar seguidores em compradores!
Mas o melhor de ter o WhatsApp da sua loja vinculado aos seus perfis nas redes sociais é poder vender pelas redes e finalizar a venda pelo App. Sem a necessidade de ter um e-commerce para isso!
Portanto, para que esta seja a opção de finalização de compras na sua loja do Instagram/Facebook, você precisa escolher o WhatsApp como forma de contato principal da sua loja.
Para isso:
- Vá até o Gerenciador de Comércio, no Facebook, e clique em Configurações
- Selecione Ativos Comerciais
- Encontre a seção Canais de Vendas e Anúncios e selecione WhatsApp e em Adicionar conta do WhatsApp e clique em Conectar.
Boas Vendas!
Nós, da CRIAR Varejo, nos solidarizamos com os lojistas do Varejo de Moda neste momento de crise. Esperamos que as nossas dicas possam te ajudar a recuperar o fôlego e vender cada vez mais, com o menor investimento possível!
Esperamos também que, em breve, sua loja física possa reabrir com toda saúde e sucesso possível. E, que neste momento, você possa ter o melhor sistema de gestão para a sua loja de roupas para te ajudar a vender cada vez mais!