Instagram Shopping: como vender roupas e acessórios pelas redes sociais?
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Instagram Shopping: como vender roupas e acessórios pelas redes sociais?

19 de abril de 2021

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Você tem uma loja física de roupas e acessórios, de sapatos ou mesmo uma loja de roupas de cama e moda casa?! Então, com certeza, você tem passado por momentos de bastante insegurança nos últimos tempos. 

Manter uma loja física com as portas fechadas é um tormento! E só quem é comerciante sabe a ansiedade e as preocupações que você deve estar sentindo, para manter a sua loja viva durante esta pandemia.

Algumas pessoas, nesta situação, tiveram que baixar as portas definitivamente. O que é o pior dos cenários! Mas quem está sobrevivendo, a duras penas, vem buscando alternativas para manter o seu negócio vivo.

Vender online é uma alternativa. Mas como fazer?

Em primeiro lugar, é bom entender que o online é uma possibilidade que te oferece inúmeros canais de venda! Existem diversas formas e possibilidades de utilizar a internet para aumentar as vendas da sua loja física.

Entendendo isso, pense em cada canal de venda como um vendedor a mais pra sua loja. O ideal é que você escolha os canais que melhor atendam à sua realidade!

Uma alternativa que tem sido a solução mais viável e econômica para quem tem loja física é o Instagram Shopping ou “Sacolinha no Instagram”. Você já conhece?

Como funciona o Instagram Shopping

Você já deve ter visto aquelas fotos de produtos no Instagram, onde você pode clicar na foto, fazendo aparecer o nome do produto, o preço etc.

Isso é um recurso que o Instagram passou a oferecer para perfis comerciais. É o Instagram Shopping ou Instagram Compras, mas conhecido popularmente como lojinha ou sacolinha do Instagram.

Este recurso te permite vincular o seu catálogo de produtos do Facebook ao seu perfil no Instagram. Com isso, a pessoa interessada consegue clicar e ter todas as informações deste e de outros produtos.

Veja o exemplo da loja Yellow Factory 

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Depois que o usuário clicou na foto e viu as informações do produto, se ele decidir comprá-lo, ele será direcionado para o seu site de vendas (e-commerce), como acontece no exemplo acima; ou para o seu WhatsApp business.

E quais as vantagens do Instagram Shopping?

O Instagram Shopping tem diversas vantagens, em relação aos perfis comuns de redes sociais. A primeira delas é a possibilidade de você, lojista, investir na base de clientes da sua cidade, evitando custos altos de frete para entregas.

Outras vantagens deste recurso são as possibilidades que a plataforma de proporciona ao habilitá-lo:

  • Você ganha um maior alcance orgânico, ou seja, é mais fácil alcançar novas pessoas, já que suas postagens mais curtidas aparecem na página “Explorar”.
  • Isso te possibilita gastar menos com anúncios para ganhar visibilidade.
  • A conversão é fácil! 
  • Você consegue inserir mais links. Nos perfis comerciais que não possuem o recurso “Compras”, só é possível inserir 01 link na BIO e, nos Stories, só para contas que tem mais de 10 mil seguidores.

O Instagram Shopping começa no Facebook

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Para conseguir ter uma loja no Instagram, você precisa, antes, ter um CATÁLOGO de produtos no Facebook. Se você ainda não tem isso, acompanhe o tutorial com os primeiros passos para:

  1. Configurar Conta Business no GERENCIADOR DE NEGÓCIOS do Facebook.
  2. Esteja de acordo com as diretrizes do Facebook.
  3. Dentro das ferramentas do Gerenciador de Negócios do Facebook, clique no ícone do carrinho de compras, onde está escrito “Gerenciador de Comércio”.
  4. Clique em Adicionar Loja, caso você ainda não tenha uma loja cadastrada no Facebook e crie a sua loja.
  5. Tendo uma loja cadastrada, clique em Adicionar Catálogo.
  6. Selecione o tipo de catálogo: Comércio Eletrônico.
  7. Se você já tem um ecommerce e deseja vinculá-lo ao Instagram, se a sua plataforma fizer parte das plataformas que já tem parceria com o Facebook, selecione Conectar Plataforma de Comércio Eletrônico. Se você não possui um e-commerce, selecione Carregar Informações de Produto.
  8. Selecione o proprietário do catálogo (no caso, a loja que você criou) e dê um nome para o seu catálogo de produtos.
  9. Clique em Ver Catálogo.
  10. Ok, o seu catálogo está criado, porém, está vazio. Clique em Adicionar Itens.
  • Neste momento, existem várias formas de fazer essa integração do seu catálogo. Aqui, vamos dar a mais simples delas.
  1. Clique em Adicionar Manualmente e adicione os seus produtos um por um. Essa é uma boa opção para quem tem poucos produtos ou para quem tem uma loja física.
  • Não se esqueça de preencher tudo o que a plataforma te solicita. Título otimizado, descrição completa, preço, fotos, etc. Também é possível selecionar a opção promoção, quando for este o caso.
  • Se você tem um mix muito grande de produtos, existem outras formas de inseri-los. Se tiver dúvidas sobre como fazer, assista a esse vídeo tutorial.

Agora, configurando o Instagram Shopping

Agora que você já tem um catálogo cadastrado e suas contas vinculadas, vá até as Configurações, no Instagram, selecione a opção “Empresa” e cadastre-se na opção “Compras”.

Depois disso, o Instagram vai avaliar a sua conta, o que deve demorar algumas semanas. Esse tempo não é determinado. Mas acompanhe os retornos da plataforma.

Depois da aprovação do Instagram, basta habilitar o recurso Compras, selecionar o “Catálogo de Produtos” para vincular à sua conta e “Concluir”.

Agora, basta criar seus posts com fotos dos produtos e selecionar a opção “Marcar produtos”. Assim, a sua “Sacolinha” aparecerá nas postagens, estimulando seus clientes a comprarem.

Para finalizar a compra no Instagram Shopping

O Facebook, no Brasil, ainda não possui a opção de finalização da compra dentro da plataforma. Por essa razão, para que o cliente consiga finalizar a compra, é necessário:

  1. que você possua uma plataforma de e-commerce vinculada à sua loja.
  2. que você possua o WhatsApp Business ou Messenger para Empresas vinculado à sua conta nos aplicativos.

A segunda opção é a mais atrativa (e econômica) para quem possui uma loja física e não pode investir tempo e dinheiro numa plataforma de e-commerce neste momento.

Assim, ao selecionarem o produto, os clientes serão direcionados a enviar uma mensagem à sua empresa para concluir o pagamento diretamente com você. E se o seu sistema de gestão for eficiente para lojas de roupas, é possível gerar nele um link de pagamento e enviá-lo para o cliente finalizar a compra.

Dessa forma, essa venda já é computada pelo sistema, mantendo em dia o seu controle de estoque e caixa.

Como vincular o WhatsApp Business ao seu Instagram Shopping?

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O WhatsApp Business é uma ferramenta sensacional para você se comunicar com seus clientes! O App torna a sua comunicação mais profissional e tem diversos recursos que podem te ajudar na gestão das suas vendas, como visualizações de estatísticas, modificação de parâmetros, mensagens automáticas, etc.

Além disso, o WhatsApp Business pode ser vinculado à sua loja no Facebook e Instagram, gerando maior interação com seus possíveis clientes. Vincular as suas mídias sociais, traçando uma boa estratégia de comunicação, só amplia as possibilidades de tornar seguidores em compradores!

Mas o melhor de ter o WhatsApp da sua loja vinculado aos seus perfis nas redes sociais é poder vender pelas redes e finalizar a venda pelo App. Sem a necessidade de ter um e-commerce para isso! 

Portanto, para que esta seja a opção de finalização de compras na sua loja do Instagram/Facebook, você precisa escolher o WhatsApp como forma de contato principal da sua loja.

Para isso:

  • Vá até o Gerenciador de Comércio, no Facebook, e clique em Configurações
  • Selecione Ativos Comerciais
  • Encontre a seção Canais de Vendas e Anúncios e selecione WhatsApp e em Adicionar conta do WhatsApp e clique em Conectar.

Boas Vendas!

Nós, da CRIAR Varejo, nos solidarizamos com os lojistas do Varejo de Moda neste momento de crise. Esperamos que as nossas dicas possam te ajudar a recuperar o fôlego e vender cada vez mais, com o menor investimento possível!

Esperamos também que, em breve, sua loja física possa reabrir com toda saúde e sucesso possível. E, que neste momento, você possa ter o melhor sistema de gestão para a sua loja de roupas para te ajudar a vender cada vez mais!

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