Como identificar as tendências e crescer nas vendas
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Como identificar as tendências e crescer nas vendas

7 de junho de 2021

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Para quem trabalha no varejo de moda, saber identificar as tendências é importantíssimo para crescer nas vendas! Além de atrair mais clientes, esse conhecimento te ajuda a se planejar para não ficar com estoque encalhado.

Identificar tendências, nada mais é do que perceber quais as mudanças que estão acontecendo no mundo e na moda que afetam o comportamento do seu consumidor!

Percebendo as tendências, você consegue acompanhar os gostos e o comportamento do seu público. Com isso é mais fácil prever o que ele tem consumido e como despertar o seu interesse.

Ficar conhecido como uma loja onde as tendências da moda chegam antes da maioria, pode atrair cada vez mais clientes e te ajudar a vender mais! 

Mas, o que são as “tendências”?

Segundo o dicionário Oxford Languages, tendência é “aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou a agir de certa forma; predisposição; propensão.”

No mundo da moda, tendências são as previsões do que as pessoas vão escolher vestir ou comprar. Ou seja, aquilo que as pessoas “tendem a” se interessar.

As tendências são o que movimenta o mercado da moda! Afinal, elas pesquisam e prevêem as grandes mudanças no perfil de comportamento do consumidor e preparam o mercado para essas mudanças. 

Mudanças que vão alterar seus gostos, desejos, forma e quantidade de consumo.

Cuidado! Tendência é diferente de modismo!

Modismo, também chamado de hype, é aquela moda que acontece e passa rápido. Elas surgem, geralmente, nas mídias sociais ou na televisão, têm um “BUM” e acabam. 

O hype é um grande criador de produtos encalhados, quando o lojista não sabe diferenciá-lo de uma tendência! Afinal de contas, não vale a pena investir pesado em peças que não vão gerar interesse por mais do que uma estação.

Claro que os modismos também movimentam o mercado. Mas como o desejo por eles não é duradouro, o ideal é absorver apenas alguns deles. Aqueles que têm haver com o seu público! 

Isso é uma boa forma de movimentar o caixa, enquanto a moda dura, sem correr o risco de ficar com muito estoque parado. 

Mas mantenha-se de olho nas tendências!

Elas vão te orientar para as melhores direções na hora de fazer as compras da sua loja. É nas tendências que moram as suas peças coringa e a moda que vai durar um pouco mais de tempo! 

As tendências não têm haver apenas com produtos. Elas são uma nova forma de consumo. Identificando as tendências, você estará identificando o comportamento e os desejos futuros do seu cliente.

E, claro, se preparando pra isso!

A moda caminha junto com a sociedade

A moda não é algo estático. Como parte importante da cultura, ela muda sempre. A humanidade muda, a moda acompanha!

Sabendo disso, é necessário estar de olho nas mudanças culturais e sociais. Isso vai te ajudar a identificar as macrotendências! E, a partir delas, consegue-se perceber as direções e as tendências da moda.

Mas o que são as macrotendências?

Macrotendências são grandes mudanças culturais. Mudanças de pensamento, de comportamento e de posicionamento de uma época.

O Senac SP desenvolveu um material muito detalhado sobre as tendências da moda. Neste material, eles definem macrotendência como “comportamento definido com base em influências globais, que envolvem desde o modo de agir das pessoas até movimentos da economia, influências de arte, etc.

Ou seja, macrotendências englobam tudo o que tem haver com o comportamento da humanidade! Elas são baseadas em estatísticas e dados concretos, percebendo para quais rumos a sociedade vai caminhando.

Cientes das macrotendências e em diálogo com elas, os grandes criadores de moda criam (ou resgatam) peças, elementos, cores, formas e texturas que irão compor as tendências da moda.

Então, como identificar as tendências?

Agora chegamos na parte mais prática deste artigo! 

Como você, lojista, pode identificar as tendências e acompanhá-las? De que maneira você pode se adiantar, trazendo as tendências para a sua loja, antes da sua concorrência? E como utilizar esse conhecimento para acertar nas compras e vender mais?

Acompanhe os influenciadores e fique de olho nas redes sociais

Todo “fashionista” está no Instagram. Seja ele um influencer ou não. E se eles usam alguma coisa, provavelmente essa coisa é tendência! 

Busque aqueles influenciadores de moda que têm o perfil do SEU público-alvo e acompanhe as postagens que eles fazem. Observe tudo o que eles vestem e mostram que é novidade.

Acompanhe também as hashtags (#) e os perfis das marcas que a sua clientela mais se identifica.

Isso vai te ajudar a acompanhar tudo o que está por vir (ou que já está chegando) no mundo da moda. A partir disso, ficará mais fácil selecionar aquilo que você acha que mais tem haver com o seu público.

Seja um bom ouvinte e um ótimo observador

Encontre maneiras de “trocar ideias” e saber o que sua base de clientes gosta, pensa e acompanha. Usar as ferramentas das mídias sociais (como enquetes e caixinhas de pergunta) são uma boa forma!

Além disso, com um bom sistema de gestão, você consegue registrar as compras e os interesses dos seus clientes. Dessa forma é possível baixar relatórios e perceber peças, cores e estilos que têm mais saída entre o seu público-alvo.

Também fique de olho na concorrência. Observe seus movimentos. Perceba suas novidades! Mas mais do que o que eles fazem, observe aquilo que eles não fazem.

Além da sua clientela, fique de olho também na clientela dos seus concorrentes. O que ela comenta em suas redes sociais? O que ela pede ou sugere? Saber o que ela sente falta e o que ela tem interesse, pode te economizar tempo, sendo uma ótima fonte de pesquisa!

Acompanhe eventos e programas de moda

Muitas tendências são percebidas pelas grandes empresas de moda e apresentadas nas passarelas. Por mais que aquelas roupas pareçam, muitas vezes, longe da realidade das ruas e do dia-a-dia, é possível perceber ali o que vai virar moda. 

Observe aquilo que aparece no desfile de mais de uma marca. Tipos de corte, cores, tecidos, texturas, linguagens. Tudo isso serve de “dica de tendência”, te ajudando a perceber aquilo que provavelmente vai virar moda nas ruas.

Ouça o que os comentaristas desses eventos falam. Isso também te ajuda a perceber aquilo que será moda e que foi apresentado na passarela.

Acompanhe páginas e ferramentas de descoberta de tendências

Existem diversas ferramentas que ajudam a descobrir tendências de moda. Uma delas é a Tag Walk, que ficou conhecida como “Google da Moda”.

Esta é uma página criada para ajudar fashionistas, influencers e estilistas a ficarem por dentro do que acontece nas principais semanas de moda do mundo.

Nesta ferramenta você pode filtrar suas buscas por país, temporada e estilista. Você insere uma palavra-chave e pode encontrar, entre o que foi apresentado nas passarelas do mundo todo, todos os itens relacionados a essa palavra.

Outra página é a Cool Hunting. Essa página traz tendências, não apenas de moda, mas de consumo e comportamento em diversas áreas! A partir do surgimento dessa página, uma nova profissão nasceu: coolhunter ou, caçador de tendências. 

A moda é uma das principais áreas de atuação desses profissionais. Muito mais do que perceber e definir materiais, cortes e texturas, o cool hunter busca entender o que as pessoas estão querendo comunicar com a forma como se vestem. 

Isso é o que define quais peças e materiais fazem sentido para este público e quais as necessidades não estão sendo atendidas pela moda. Seguir esses profissionais nas redes sociais e acompanhar o que eles dizem sobre moda também é uma boa estratégia!

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