Diferentemente do que acredita o senso comum, a comunicação no varejo de moda vai muito além de criar postagens nas redes sociais ou de simplesmente anunciar campanhas promocionais.
Uma comunicação eficiente cativa, engaja e ajuda a fidelizar o seu cliente. Ela serve para gerar identificação com a sua marca, transmitindo mensagens. E, quando não é pensada com cuidado, pode estar passando mensagens diferentes daquelas que você gostaria de comunicar.
Já parou para pensar nisso? Então não perca a oportunidade de avaliar e repensar a comunicação da sua loja e conquistar mais clientes! Aproveite nossas dicas e estratégias. Boa leitura!
Comunicação e varejo de moda
Segundo o dicionário Oxford Languages, comunicação é a “ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta”. Ou seja, comunicar não é apenas falar, mas garantir que o outro receba esta mensagem.
Quando uma loja ou uma marca se comunica de forma assertiva com o seu público, este se identifica com tal marca, em lugar de se identificar com a concorrência, por exemplo. E, para se comunicar de maneira assertiva é preciso dedicação e planejamento. Mas os resultados são enormes!
Marcelo Prado, diretor do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), menciona que “a renda não é o principal fator de aquisição da roupa, mas sim uma percepção de valor pessoal”. Ou seja, o cliente deve perceber que aquela peça, aquela loja, aquela marca, têm valor!
E como este valor é percebido pelo cliente? Através da comunicação!
Quando divulgamos uma campanha, por exemplo, podemos até atrair a atenção do cliente por um primeiro momento. Mas, se este cliente não se identificou com a loja ou com a mensagem transmitida, muito provavelmente ele não vai retornar para uma segunda compra.
Precisamos atrair, cativar e conquistar este cliente para futuras compras. E a comunicação está presente em todas essas etapas.
O que é preciso para ter uma comunicação eficiente?
Em primeiro lugar, é preciso entender: com quem eu desejo me comunicar? E não adianta “falar para ninguém ouvir”.
Se você conversa com uma criança de 5 anos, provavelmente você utiliza palavras e uma forma de se expressar diferente da que você usaria para falar com o prefeito da sua cidade, por exemplo. Afinal, você deseja ser compreendido.
Isso acontece porque a comunicação deve partir da ideia de que há alguém recebendo essa mensagem. Este alguém deve compreendê-la e executar uma ação a partir dela. No caso da sua loja, comprar as roupas que você deseja vender.
Ou seja, antes de qualquer outra coisa, o primeiro passo para uma comunicação efetiva é a definição do seu público-alvo.
Utilizando um exemplo real: uma lojista da cidade de Belo Horizonte (MG) queixava-se, em um curso de marketing, do fato de a sua loja de vestidos de festa atrair um público mais velho. Seu objetivo era atrair o público jovem.
Analisando esta situação, podemos sugerir que: ou as roupas que ela vendia eram mais senhoris e não chamavam a atenção do público que ela desejava atrair; ou a comunicação dela não conversava com o público-alvo dela.
Em ambas as situações, ela estava passando uma mensagem errada! Para este caso, o primeiro passo que esta lojista deveria dar é: definir o seu público-alvo. Afinal, ela estava vendendo para um público e desejava vender para outro.
Aqui no blog nós já apresentamos um texto com o passo-a-passo de como definir o público-alvo da sua loja de roupas.
Quando você tem o seu público definido, é possível você desenhar uma persona (como se fosse o seu cliente ideal). É para esta persona que a sua comunicação deve se dirigir.
A comunicação está presente em todas as esferas da sua loja!
Definindo a linguagem
Quando você tem um público-alvo definido, você define também a linguagem com a qual você vai se comunicar. E quando falamos em linguagem, vamos além das palavras. Afinal de contas, “uma imagem vale mais que mil palavras”, não é mesmo?
Com uma linguagem definida (e coerente) é possível conversar e atingir o público com o qual você deseja se comunicar.
Ao conversar com o público jovem, você pode utilizar uma linguagem descontraída e se aproveitar, por exemplo, dos memes e trends da internet. Veja o exemplo das lojas de óculos e acessórios Chilli Beans. Toda a sua comunicação, a identidade visual e até a abordagem e linguagem dos vendedores nas lojas são voltadas para o público jovem.
Já com pessoas idosas, é provável que uma linguagem um pouco mais formal e amigável funcione melhor. Na comunicação visual, letras maiores e clareza nas informações e, quem sabe, alguma referência a personagens que marcaram época. E no layout da loja, um lugar confortável para sentar e um atendimento delicado e atencioso podem fazer toda diferença.
Percebe como fica difícil comunicar sem definir o seu público? Afinal de contas, é muito difícil encontrar uma linguagem que comunique com todo mundo ao mesmo tempo. E, muitas vezes, quem tenta fazer isso sem uma estratégia acaba ficando sem uma identidade definida, o que não gera identificação com as pessoas.
Comunicação na sua loja
Quando falamos em comunicação, é importantíssimo que você tenha em mente que não estamos falando apenas das suas redes sociais. Comunicar na internet é importantíssimo realmente, afinal, é a forma mais rápida de atingir muitas pessoas ao mesmo tempo.
Porém, quando se pensa em comunicação, estamos falando da sua loja como um todo. Ou seja, a sua loja como a sua marca!
E isso vai desde o layout da sua loja, a fachada, a vitrine, a música ambiente, as divulgações, cartazes, panfletos, o uniforme dos atendentes e até a forma de atendimento (lembra do exemplo da Chilli Beans?).
Portanto, com seu público e linguagem definidos, chegou a hora de criar uma identidade visual.
Identidade Visual
Identidade visual é a definição dos signos e símbolos que causarão a identificação da sua marca pelo seu cliente. É aquilo que, visualmente, remete diretamente à sua loja.
Quer um exemplo? Vamos pensar em grandes marcas de roupas brasileiras:
Você conhece a marca de roupas FARM? Em caso afirmativo, assim que você pensa na Farm, possivelmente virá à sua mente a florzinha da logo e as roupas coloridas e tropicais.
O mesmo acontece quando você pensa na HERING! Você provavelmente vai se lembrar dos dois peixinhos da logo e nas camisetas básicas de malha.
Isso acontece porque ambas as marcas têm identidades bem definidas. Não apenas nas logos (que são os símbolos que representam a marca) mas também nas cores, materiais, cortes das peças, etc. Tudo isso comunica!
Para uma loja de roupas, principalmente uma loja multimarcas, a identidade visual não estará nas peças propriamente ditas, mas na personalidade da loja como um todo.
Comunicação Visual
Numa loja de roupas, tudo precisa estar comunicando com o cliente. O tempo todo!
Se você quer ser visto como uma loja de “preços baixos”, o tamanho dos letreiros de preço e promoção devem chamar mais atenção do que o restante da comunicação, por exemplo. Além disso, este tipo de loja lucra com a quantidade de peças vendidas, portanto, provavelmente terá uma grande quantidade de produtos expostos, incentivando a compra por impulso.
Mas se este não é o seu objetivo, você deve tomar cuidado na hora de fazer liquidações, por exemplo, deixando claro que o preço é um diferencial daquele momento ou daquela campanha específica.
Além disso, o espaço físico da loja também comunica. A disposição dos produtos no espaço, o tipo de manequins e expositores, a fachada da loja, a logo, a vitrine, etc. E, claro, as cores e fontes utilizadas tanto na loja quanto na divulgação (online e offline).
Em uma hipótese, você é uma loja de roupas plus-size. Não faz sentido ter manequins ou fotos de pessoas “tamanho padrão”. Também não pode fazer corredores apertados. É importante deixar um espaço de deslocamento que não causará constrangimento no seu público.
Tudo isso faz parte da identidade visual da sua loja de roupas e ajuda o seu público a diferenciar a sua loja da concorrência.
Comunicação nas redes sociais
Até a escolha de qual mídia social você vai utilizar, depende da definição de qual é o seu público. Não adianta sair criando conteúdo para todas as redes, pois isso demanda muito tempo e estratégia para funcionar.
Principalmente o pequeno empreendedor, aquele que ele mesmo faz a sua comunicação e não possui uma agência para cuidar das suas redes sociais, deve estar atento e escolher bem em quais canais você irá conversar com o seu público.
Por exemplo, estudos afirmam que o público adolescente está, em massa, no TikTok. Já o público adulto, entre 25 e 40 anos, está mais presente no Instagram. E o público mais velho, acima de 50 anos, ainda tem preferência pelo Facebook.
Portanto, se sua loja é focada em roupas femininas para mulheres adultas, não adianta “fazer dancinha do TikTok”. Provavelmente será mais eficaz fazer divulgações no Instagram e/ou Facebook.
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