Dicas das lojas online para lojas físicas

Marina Clara
26 de outubro de 2021

Neste artigo vamos dar algumas dicas de experiências que as lojas físicas podem aprender com o online para crescer nas vendas! Afinal, o Varejo de Moda online tem crescido cada vez mais nos últimos anos. Isso não significa o fim das lojas físicas de roupas e acessórios, mas pode significar que vamos precisar nos movimentar para não perder mercado. 

Muitas vezes o cliente pesquisa online e compra na loja física.

O crescimento das lojas online se deve a uma diversidade de fatores. Alguns desses fatores são exclusividade (e um diferencial) do “online”. Outros, porém, são importantes lições que nós, lojas físicas, podemos aprender com a experiência deles.

Se você quiser saber o que é possível uma loja física aprender com o e-commerce, continue aqui e leia este artigo até o final! Separamos dicas sensacionais para te ajudar!

Dicas de lojas online: Proximidade com o cliente

É fato que o online tem a vantagem de estar à mão, literalmente. O cliente não precisa sair de casa para comprar, pois têm os produtos a um clique de distância.

Porém, você também pode se aproximar do seu cliente aproveitando as brechas do online e o distanciamento da sua concorrência.

O que isso significa?

Que você pode se aproveitar da sua localização para atrair os clientes para a sua loja. Se é difícil fazê-los sair de casa para ir à loja, que tal atrair para a loja aqueles que já estão fora de casa?

Além disso, proximidade também tem haver com a forma que o cliente é recebido e atendido na sua loja.

E, neste quesito, uma grande vantagem da loja física é ter atendentes humanos – e não máquinas. Um atendimento humanizado, próximo, agradável, cortês, faz toda a diferença na hora de atrair e fidelizar clientes.

Outra forma de aproximação (que pode ser um diferencial da loja física) é ouvir o seu cliente. Em todos os sentidos! Escute o que ele tem a dizer, mesmo quando é uma crítica. Escute a trabalhe em cima disso! 

Claro que não é para mudar a loja toda a cada pitaco que um cliente dá. Mas tenha uma escuta aberta e ativa para os comentários. Perceba o que é incômodo e o que é agradável e modifique o que for necessário.

Se liga na dica: Observe!

Veja se mais de um cliente fez a mesma observação. E faça questão de apresentar a eles, depois, as mudanças realizadas por meio de suas sugestões. Isso, inclusive, pode ser uma ótima campanha para atrair os clientes novamente para a sua loja!

Com um conhecimento eficaz do seu público-alvo, você consegue se aproximar mais efetivamente também dos seus gostos e errar menos na hora de fazer as compras e renovar suas coleções. Além, é claro, de te ajudar a perceber tendências de consumo e de moda.  

Segue a dica: “Recomendados para você”

Você já reparou que, ao comprar um produto online, antes mesmo de você fechar a compra aparecem outras sugestões de produtos para você? São, geralmente, produtos similares ou complementares àquele que você escolheu.

Em um ecommerce, isso se chama “produtos relacionados”. É uma técnica que, na realidade, nasceu nas lojas físicas, no atendimento presencial e foi bem explorada pelo online. Agora, o presencial precisa resgatar e melhorar essa oferta de produtos relacionados para seus clientes. 

Não se trata de “empurrar” produtos “goela abaixo” para o cliente. A dica aqui é: perceber os gostos do cliente e conhecer profundamente seu estoque. Dessa forma, é possível compor looks ou lembrar de peças que se assemelham àquelas que eles já estão levando.

Além disso, dessa forma, você pode ajudar as pessoas a acharem o que elas desejam. Mesmo que, algumas vezes, elas ainda não tenham clareza desse desejo.

Aproveite a urgência do cliente

Neste caso, podemos nos aproveitar exatamente de uma falha do online: o cliente não sai da compra com o produto em mãos. E não tem nada mais gostoso do que comprar uma roupa e poder usá-la no mesmo dia ou no final de semana, certo?

A espera é um fator que faz alguns clientes desistirem da compra online. Aproveite!

Portanto, ponto para as lojas físicas!

Aproveite essa vantagem e cative o seu cliente para ele sair da loja com o produto! Dica: frases como “tô só dando uma olhadinha” ou “depois eu volto” podem se tornar uma compra feita. Mas têm o mesmo potencial para se tornarem uma compra perdida.

Cabe a você (ou à sua equipe de vendas) transformar essa dúvida em uma certeza de compra. E o gatilho da urgência é bastante funcional neste momento, afinal de contas, “agora é sempre melhor do que depois”!

Aproveite a chance de vender!

No online ou no físico, a dica é: Visual é tudo!

Somos uma sociedade extremamente visual. A imagem diz antes do que qualquer palavra. Portanto, aposte no visual da sua loja. Aproveite e explore sua vitrine – todas elas!

Como assim todas elas?

É certo que a sua loja física possui uma vitrine (ou mostruários, ou espaços de exposição de peças). Então, trabalhe para que sua vitrine atraia o seu público para dentro da loja!

Existem técnicas de vitrinismo e visual merchandising para transformar a imagem e o ambiente da sua loja em um chamariz para o seu público. Aposte na decoração!

Além disso, se a sua loja possui redes sociais, elas também são vitrines para a sua loja! Aproveite-as!

Faça boas fotos dos produtos. Não poste fotos ruins, escuras, onde o produto não está valorizado na composição da foto, etc. 

Apresente a sua loja! Faça o seu público online ter curiosidade sobre o seu espaço físico. Desperte nele a vontade de conhecê-lo.

Dessa forma você estará usando o online em favor do seu negócio físico.

Tenha ferramentas humanizadas

Um bom sistema de gestão pode te ajudar em praticamente todos os tópicos acima.

Por exemplo:

Proximidade com o cliente – se o seu sistema te oferece possibilidades de realizar campanhas de mensagens via SMS ou WhatsApp, por exemplo, você poderá estabelecer um contato mais próximo com seu público.

Além disso, um bom sistema faz o registro das compras feitas por cada cliente. Assim, registrando o histórico de compras, é possível oferecer peças de acordo com o hábito de consumo deste cliente.

Um sistema de gestão eficiente otimiza o fechamento da compra. O que amplia a percepção de urgência do cliente. 

Isso sem contar que pode-se criar rotinas, no sistema, baseadas nas rotinas e necessidades da sua loja. Ou seja, humanizando ainda mais o trabalho da sua equipe, mesmo utilizando-se de uma ferramenta automatizada na gestão.

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