Varejo de Moda e a Copa: descubra como aproveitar este momento para vender mais!

Varejo de Moda e a Copa: descubra como aproveitar este momento para vender mais!

O Brasil vai entrar em campo em busca do Hexa, mas será que isso faz alguma diferença para lojas no segmento de moda?
6 de outubro de 2022

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Está chegando um dos momentos mais esperados por grande parte dos brasileiros: a Copa!

Afinal, o futebol é a “paixão nacional”! Mas será que isso faz alguma diferença para lojas no segmento de moda?

A resposta é: sim!

Apesar de, provavelmente, o movimento cair drasticamente durante o horário dos jogos, é possível utilizar este período para alavancar as vendas, compensar essa queda e, claro, lucrar mais!

Com um bom planejamento de ações promocionais é possível fazer com que o período anterior e durante este momento, seja uma possibilidade de aumento significativo das vendas.

Aproveite o período anterior à Copa

Ainda temos um tempinho antes de efetivamente começar. Para isso, aproveite este período para se PLANEJAR. Como já dissemos várias vezes por aqui, planejamento é tudo!

Cronograma

Crie um cronograma de cada etapa desta ação, para não atrasar e perder o timing ou antecipar demais.

Em primeiro lugar, defina a data que você fará o lançamento do seu projeto. Essa data pode ser um pouco antes ou no dia da abertura oficial da Copa, e definirá quando você trocará a decoração e a vitrine da loja. 

Definir a data é muito importante, pois isso define quanto tempo de preparação e quanto tempo de ação você terá. Isso também te ajuda a visualizar todas as etapas da sua campanha e quanto tempo você tem entre uma etapa e outra, auxiliando a preparar tudo com antecedência.

  1. Pense na possibilidade de o Brasil ganhar (ou ir até a final, pelo menos). Neste caso, você terá bastante tempo para trabalhar diferentes vitrines e ações promocionais.
  2. Mas pense também na possibilidade de sermos eliminados antes. Sei que não queremos pensar nisso, mas é importante termos uma carta na manga, para o caso da eliminação no início da competição e seu projeto ser interrompido ou modificado.

Vitrine e decoração

Elabore o projeto da sua vitrine temática para a Copa. Pense em quais elementos você vai utilizar. Escolha elementos diversos, não se prenda ao óbvio!

Abuse das cores verde e amarelo, mas não se esqueça do azul e do branco também, para darem um respiro na decoração da sua sua loja (isso vale pro interior da loja também).

Fazer uma pesquisa de imagens e inspirações ajuda bastante na hora de criar a vitrine e a decoração da loja. Para essas horas o Pinterest é uma ótima ferramenta para encontrar referências visuais.

Pesquise as tendências e estude o seu estoque

Pesquisar as tendências para o seu nicho dentro do varejo de moda ajuda a selecionar peças (ou fazer pedidos – caso ainda haja tempo para isso). Foque em peças das cores da nossa bandeira, mas pense em peças que as pessoas usarão também após a copa. 

Quando a roupa é bonita, independentemente de ser das cores da bandeira, a probabilidade das pessoas comprarem é maior! E, a não ser que você seja uma loja esportiva, não vale a pena encher a sua loja de blusas com a bandeira do Brasil ou com a logo da seleção.

Estude quais peças você já tem no seu estoque que poderiam compor looks interessantes com a temática e aproveite para dar giro nelas!

O seu sistema de gestão pode te ajudar a fazer essa seleção e visualização das possibilidades que você tem.

Pense na divulgação

Crie um cronograma para a sua divulgação. 

  1. Pense em como e quando comunicar que haverá essa campanha focada na Copa;
  2. Pense na comunicação da sua loja em cada etapa da campanha;
  3. Se você criar promoções de curta duração (daqui a pouco darei alguns exemplos de como você pode fazer isso para esse momento) pense em como comunicar cada uma delas. E como comunicar o fim delas também é algo importante para se pensar;
  4. Deixe seu cliente (aquela lista de clientes fiéis que já te acompanham) ansioso para comprar. Divulgue com antecedência. E, caso seu sistema de gestão permita, crie campanhas de mensagens (SMS ou WhatsApp) personalizadas para cada tipo de público que a sua loja atende.

Estabeleça metas

Como toda campanha, é importante estabelecer metas. Tanto metas de vendas para a loja, de uma maneira geral, quanto metas para os seus vendedores, principalmente se eles forem comissionados.

Mas crie metas realistas, dentro da capacidade de venda e da realidade da sua loja para este período. 

Por esta razão é importante ter históricos de vendas e relatórios que te permitam fazer esta análise e estabelecer metas coerentes e assertivas.

Como vender mais durante este período?

Agora que você já entendeu a importância de fazer o seu planejamento e tudo o que ele precisa conter, é hora de colocar a mão na massa! Separamos aqui algumas sugestões para o período da Copa:

Crie looks para as pessoas se inspirarem

Já falamos em diversos textos aqui no blog sobre a importância de se criar looks, composições completas para que as pessoas possam se inspirar e se interessar por mais de uma peça.

A composição pode ser com peças completamente fora da temática de futebol, usando diferentes tons das cores da bandeira do Brasil. Dessa forma é possível criar looks que as pessoas comprariam em qualquer momento.

Isso também ajuda a atrair as pessoas que não estão interessadas na Copa.

Coordene as rodadas com ações promocionais

Que tal criar grupos de promoções que vão sendo ativadas a cada rodada de jogos? 

Então, para a primeira rodada, que começa dia 20 de novembro, você cria uma ação (exemplo: compre o look completo – 2 ou 3 peças, sendo uma parte de baixo, uma parte de cima e, se for o caso, uma terceira peça – com x % de desconto).

Na segunda rodada – oitavas de final – que começa dia 03/12, você cria uma ação diferente (exemplo: comprando 2 camisetas, a terceira sai com 50% de desconto).

E assim sucessivamente. As etapas seguintes são:

– Quartas de final – a partir de 09/12

– Semifinal – a partir de 13/12

– Tem a disputa do 3° lugar – dia 17/12 (Esta disputa pode gerar alguma ação interessante, relacionando o 3° lugar à 3ª peça, por exemplo)

– Final – no dia 18/12

Promoções para cada vitória do Brasil

Você também pode criar promoções especiais para cada vitória do Brasil. Talvez alinhar à quantidade de gols de cada partida, ou ainda, fazer uma espécie de bolão, onde as pessoas que acertarem o placar do jogo seguinte da seleção recebem um cupom de desconto para a próxima compra, por exemplo.

Além de envolver o cliente em uma ação divertida, você também já inicia uma ação de pós-venda que pode fazer com que o cliente retorne uma próxima vez, além de registrar outros dados do cliente, além dos registrados no seu CRM.

Pense que nem todo mundo está interessado em Copa

Parece estranho, mas é importante lembrar que nem todas as pessoas gostam de futebol ou se interessam pelos jogos. Por esta razão, é importantíssimo que a sua loja continue oferecendo looks e peças fora da temática.

Tenha um sistema de gestão que facilite o seu planejamento e execução de campanhas como a da Copa

O sistema CRIAR Varejo é o melhor sistema de gestão para lojas de roupas, calçados, acessórios e moda casa. 

É um software desenvolvido por um lojista que entende as necessidades de uma loja no segmento do varejo de moda.

O sistema CRIAR Varejo tem todos os recursos necessários para a boa gestão de uma loja de roupas, fornecendo recursos como:

– Relatórios e análises de vendas por períodos;

– Análise e visualização fácil do seu estoque;

– CRM integrado que te permite coletar dados dos seus clientes e analisá-los;

– A possibilidade de campanhas de mensagens via SMS;

– Entre diversos outros recursos que podem te ajudar nesta e em todas as outras ações da sua loja!

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