Estratégias de pós-venda: a importância e as melhores maneiras de colocar em prática no varejo de moda

Estratégias de pós-venda: a importância e as melhores maneiras de colocar em prática no varejo de moda

22 de abril de 2022

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O pós-venda é uma estratégia extremamente importante e pouco explorada no varejo de moda. Neste artigo, vamos falar sobre as  melhores estratégias de pós-venda para a sua loja!

estratégias de pós-venda

Quando se trata de varejo de moda, grande parte dos lojistas entende o atendimento e a finalização da compra como as partes mais importantes do processo. Mas você já parou pra pensar no “pós-venda” da sua loja?

Investir em estratégias de pós-venda pode ser uma ótima saída para gerar relacionamento e fidelizar clientes.

Você sabe como fazer um pós-venda eficiente para a sua loja? Então continue por aqui que, neste artigo, vamos te mostrar as melhores maneiras de colocar essa estratégia em prática.

Então, para começo de conversa, o que é pós-venda?

Quando fechamos uma venda em nossa loja, é claro que devemos ficar felizes, mas isso não quer dizer que o trabalho terminou.

O cliente que comprou uma vez, se transforma em uma oportunidade para uma nova venda.

E é aí que começa o trabalho do pós-venda!

estratégias de pós-venda

Chamamos de pós-venda todas as ações destinadas a construir e manter um relacionamento agradável e duradouro com os seus clientes.

No varejo de moda, isso começa no fechamento das compras. A partir daí, tudo é pós-venda: o processo de trocas, as divulgações de promoções, o contato por redes sociais, etc.

O objetivo do pós-venda é que seu cliente se mantenha satisfeito e tenha o desejo de comprar novamente na sua loja.

Resumindo: o pós-venda é toda e qualquer ação destinada a manter a satisfação do seu cliente com a sua loja, gerando um relacionamento que desperte nele o desejo de comprar ali novamente.

Qual a importância do pós-venda para o varejo de moda?

Quem tem uma loja de roupas, sabe a importância e a necessidade da fidelização dos clientes para o sucesso do negócio.

Até porque, vender para quem já conhece e gosta dos seus produtos  é muito mais fácil do que conquistar alguém que nunca comprou ali. Inclusive, no nosso blog temos um texto sobre fidelização de clientes no varejo de moda.

Dá uma olhadinha lá!

Além disso, clientes fiéis compram novamente e ajudam a divulgar a loja, atraindo novos compradores. 

E uma das maiores vantagens do pós-venda de qualidade (claro, aliado ao atendimento em compras), é a fidelização e a lealdade do cliente.

Não está acreditando? Olha só esses dados:

  • Segundo a McKinsey, aproximadamente 70% da experiência de compra do cliente é baseada na forma como ele foi tratado. Ou seja, o atendimento chega a ser mais importante do que o preço.
  • Isso é comprovado pelos dados da H. Interactive, que afirma que 9 entre 10 pessoas não se importam de pagar um pouco mais caro por um produto, se o atendimento for melhor.
  • Além disso, de acordo com Ruby Newell-Legner, são necessárias cerca de 12 experiências positivas para compensar uma única experiência negativa.
estratégias de pós-venda

Já se convenceu da importância do pós-venda para a sua loja de roupas? 

Então, vamos às melhores estratégias para você colocar em prática!

Estratégias eficientes de pós-venda

Agora que você já sabe a importância de criar relacionamento com os clientes e a necessidade de fidelizar, vamos às melhores estratégias de pós-venda para lojas de roupas:

  1. Aproveite as datas comemorativas e o calendário do varejo de moda

Pense em ações focadas em datas importantes para o comércio. Nessas datas, as pessoas, de forma geral, já estão mais predispostas a comprar.

Se uma loja que o cliente já conhece oferece boas oportunidades de compra, é bem possível que o cliente se interesse em consumir  novamente.

Portanto, aproveite datas como o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e o Natal, por exemplo, para entrar em contato com as pessoas que já compraram na sua loja.

Ofereça vantagens específicas para este tipo de cliente; novidades em primeira mão, etc. 

  1. Utilize os dados dos clientes para oferecer vantagens

Ofereça diferenciais que incentivem e estimulem o consumidor  a voltar a comprar em sua loja.

Descontos especiais para aniversariantes do mês, para pessoas que compraram 2 ou mais vezes nos últimos X meses, clientes que compraram peças de um tamanho específico (que você precisa diminuir no estoque) etc. 

Aproveite o seu software de gestão e utilize os dados registrados para filtrar os clientes de diferentes perfis e criar esse tipo de promoção em várias oportunidades.

  1. Crie ações específicas para clientes de ticket médio alto

Todo mundo gosta de se sentir especial, não é mesmo? Então, crie um clube de vantagens para os clientes que mais compraram ou para aqueles que têm o ticket médio mais alto.

Lançamento de novas coleções, peças exclusivas, ofertas em primeira mão etc. Np entanto, nunca se esqueça de manter o foco na qualidade do atendimento!

  1. Use e abuse do marketing de relacionamento
estratégias de pós-venda

O marketing para lojas de roupas inclui diversas frentes e possibilidades de ações que podem ajudar a construir esse relacionamento. Dentre elas:

  • Redes sociais: mantenha um relacionamento próximo com seus clientes nas redes sociais da sua loja. Responda comentários e mensagens via inbox.
  • Considere uma estratégia e um software de CRM para lojas de roupas, com objetivo de ajudar a criar essa relação com os seus clientes.
  1. Comunique-se com seus clientes de forma clara e prestativa

Por fim, nunca se esqueça:

Todas as ações de pós-venda devem ter o mesmo objetivo: criar um relacionamento forte e saudável com seus clientes.

Dessa forma, você conseguirá despertar neles o desejo de voltar à sua loja, aumentando suas chances de vender novamente.

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