Como o sistema CRIAR Varejo pode facilitar a parte burocrática de uma loja de moda?
,

Como o sistema CRIAR Varejo pode facilitar a parte burocrática de uma loja de moda?

Muitos lojistas têm dificuldade em lidar com as burocracias de uma loja de Varejo de Moda. Conheça dicas para facilitar o seu dia a dia!
27 de setembro de 2022

Compartilhe

Conheça o CRIAR Varejo, um software de gestão integrada exclusivo para o Varejo de Moda.

Muitos lojistas têm dificuldade em lidar com a parte burocrática de ter uma loja no segmento do Varejo de Moda. Isso faz com que eles se percam na contabilidade e nas finanças, atrasem pagamentos entre outras ações que prejudicam a saúde da loja.

Aqui neste texto, vamos te mostrar as vantagens em adquirir o software de gestão CRIAR Varejo, inclusive para facilitar o planejamento e a gestão de toda essa parte burocrática.

Burocracias em lojas de roupas

Muitas pessoas, ao abrirem uma loja de roupas, calçados ou moda casa, não tem dimensão do que é gerenciar um negócio. Em diversos casos, o talento do dono da loja está no atendimento ou mesmo no bom gosto para moda. E não na gestão.

– Fazer a contabilidade da empresa de forma segura e dentro da legalidade;

– Ter um controle assertivo das entradas e saídas, do fluxo de caixa;

– Ter um controle de estoque organizado e eficiente, com a elaboração de inventários por período;

– Pagar as contas e impostos em dia, tendo um planejamento financeiro que o possibilite ter o dinheiro separado no dia de fazer os pagamentos;

– Saber qual o ponto de equilíbrio financeiro para a manutenção da loja.

Essas são apenas algumas das funções que os proprietários de lojas no segmento do Varejo de Moda devem se preocupar.

A falta de “talento” ou interesse na parte burocrática não seria um problema se este lojista conseguisse contratar alguém que ficasse responsável por cada uma dessas funções, ou encontrar outras soluções para essa defasagem. Porém, muitas vezes, não é o que acontece.

A contratação de funcionários ou terceirização de mão-de-obra para essas tarefas costuma ser extremamente onerosa, em termos financeiros. Isso sem falar que são cargos que lidam com o dinheiro e com a saúde financeira da loja, ou seja, cargos onde é necessário encontrar pessoas em quem se possa confiar. 

A maior parte dos lojistas não têm condições de sustentar esta alternativa.

A solução mais eficiente (e financeiramente mais viável) para resolver a maior parte dessas tarefas burocráticas, e que indicamos neste artigo, é a contratação de um software de gestão especializado em lojas de roupas: o sistema CRIAR Varejo.

Com o sistema CRIAR Varejo, a maior parte da burocracia em gerir uma loja de roupas fica facilitada, dando ao gestor ferramentas para que o próprio – mesmo sem “talento” ou experiência profunda na área – consiga gerenciar a própria loja.

Mas como o sistema CRIAR Varejo pode facilitar a parte burocrática de uma loja de moda? Continue acompanhando o artigo que vamos destrinchar esse assunto para você!

Planejamento e Gestão da loja

Uma gestão eficiente em lojas de moda é um fator essencial para fazer com que o lojista não perca dinheiro “sem perceber”. Afinal de contas, para o bom funcionamento de uma loja de moda existem diversas rotinas e processos que precisam ser bem planejados e executados.

Gestão financeira

O planejamento da gestão e das finanças da loja é um desses processos. Afinal de contas, como já falamos várias vezes aqui no blog, um bom planejamento garante boa parte do sucesso de uma ação.

Quanto mais detalhado for o seu planejamento financeiro, mais provável que você consiga atingir as metas estabelecidas para a sua loja. Um bom planejamento vai te ajudar a calcular riscos, decidir investimentos e lidar com imprevistos.

E o sistema CRIAR Varejo pode te ajudar a elaborar este planejamento. Dentro do sistema ficam registradas todas as entradas e saídas financeiras da loja, além de ser possível ver quais peças vendem mais, quais marcas tem mais saída, etc. 

Em posse dessas informações, é possível definir onde investir mais e perceber onde está “gastando dinheiro à toa”.

Afinal de contas, o sistema traz uma automação das rotinas e o armazenamento de dados que ajudam a fazer planejamentos e previsões com maior assertividade e segurança, baseado em fatos e não em “achismos”.

Gestão de custos

Dentro do planejamento financeiro, é possível fazer também uma gestão de custos da sua loja.

Podemos dizer que a gestão de custos é uma estratégia de gestão de negócio onde se define e controla todos gastos necessários para o bom funcionamento da sua loja. Assim, é possível criar um banco de dados e informações sobre o desempenho financeiro da sua loja de moda.

Fazendo a gestão de custos, você consegue definir o “ponto de equilíbrio” do seu negócio. Ou seja, qual o valor necessário para que a sua loja exista. E assim, sabe-se que, qualquer dinheiro a mais, é lucro. E qualquer dinheiro a menos, é prejuízo!

Outras vantagens da gestão de custos é evitar desperdício, reduzir gastos, enxergar peças paradas em estoque e fazer girar. Essa gestão também prevê uma precificação inteligente, além de, é claro, aumentar a lucratividade da sua loja.

E com o sistema CRIAR Varejo você tem acesso a todas as informações necessárias para fazer a gestão de custos da melhor forma. O sistema é essencial, tanto na fase de diagnóstico quanto na parte de controle de gastos.

Isso é possível porque o sistema não apenas registra os dados, como também cria relatórios de fácil entendimento e análise, facilitando enxergar as falhas.

Precificação

Outro fator importante, porém, burocrático, na gestão de uma loja de moda é a precificação.

Para fazer a precificação de forma inteligente, é necessário que se tenha registro do valor de compra e o valor de custo da peça – sim, são coisas diferentes! Além disso, deve-se ter clara, também, a margem de lucro que se deseja atingir.

Sabendo o índice “markup”, é possível criar uma estratégia de precificação que facilitará todo o processo de criar o preço cheio. Outro índice muito importante para a precificação é o “markdown”, para se estabelecer os preços promocionais e preços de oferta para cada peça.

Com o sistema CRIAR Varejo todas essas informações ficam registradas, facilitando o processo de precificação e a definição dos índices markup e markdown. Ou seja, tanto para a definição do preço cheio quanto para a definição dos percentuais de descontos possíveis.

Inventário e Gestão de Estoque

A gestão do estoque e a elaboração de inventários periódicos também são tarefas burocráticas, mas extremamente necessárias para a saúde de uma loja de moda.

Essas rotinas ajudam a perceber a falta de produtos ou produtos parados em estoque. Ajudam a entender peças que vendem mais e, portanto, têm maior demanda e até as peças-chave do seu mix de produtos.

Utilizando o sistema CRIAR Varejo, esse processo se torna mais rápido e eficiente, evitando, inclusive, falhas humanas.

Como os produtos ficam registrados no sistema, bem como as entradas e saídas, a gestão deste estoque fica otimizada. Isso ajuda, também, a evitar perdas e perceber rapidamente possíveis desfalques.

Ah, a facilitação de visualização do seu estoque dentro do sistema também te ajuda a fazer um planejamento de compras mais eficiente e assertivo.

O Sistema CRIAR Varejo e a parte burocrática do Varejo de Moda

Percebem como o sistema CRIAR Varejo pode te ajudar a otimizar os processos e as rotinas da sua loja, além de compilar e facilitar a visualização e a análise de dados importantíssimos para a gestão do seu negócio?

E olha que aqueles foram apenas alguns exemplos de como o software da CRIAR pode te ajudar na parte burocrática da gestão da sua loja. Mas além desses, nós ainda poderíamos citar:

– o planejamento das ações promocionais;

– o planejamento da comunicação através de um bom CRM;

– o treinamento, a gestão e o planejamento de remuneração e bonificação da sua equipe;

– o cadastro, o nichamento e a comunicação com seus clientes;

– o processo de trocas e devoluções;

– a emissão de documento fiscal de forma prática e legal, facilitando a contabilidade.

Realmente, é muita coisa para se pensar! E ainda bem que existe um sistema de gestão criado por um lojista de moda, que entende as dificuldades e necessidades deste mercado!

Automatizar processos burocráticos te ajuda a poupar tempo, dinheiro e equipe, além de te ajudar a ter uma visão mais ampla e estratégica do seu negócio, mesmo que você sinta que não tem um “talento” nato para gestão.

Aposte nessa inovação tecnológica para ganhar destaque no seu mercado, integrando todos os dados da empresa em um único ambiente. Além de reduzir os processos burocráticos, a utilização do sistema CRIAR Varejo:

– reduz a utilização de papel;

– facilita a troca de informações e dados importantes entre os funcionários;

– aumenta a precisão dos processos, diminuindo a incidência de falhas humanas;

– diminui o tempo de fechamento de compras, aumentando a produtividade;

– e, principalmente, aumenta a assertividade nas tomadas de decisão.

E então? Que tal experimentar esta solução na sua loja de moda?

Conferência e cadastro de produtos automatizado, integração com WhatsApp e plataformas de e-commerce, controle de condicional/sacolinha/bags, dashboards inteligentes e muito mais. Ganhe tempo e informações de forma simples para tomada de decisões.

 

Receba o melhor conteúdo de varejo de moda em seu e-mail

As últimas dicas, tendências e soluções desenvolvidas por experts no varejo de moda direto na sua caixa de entrada

Últimas publicações

Quer Aumentar As Suas Vendas? Fale Conosco

Descubra o poder do nosso Sistema de Gestão de Vendas para o Varejo de Moda. Otimize processos, aumente as vendas e tenha controle total do seu estoque. Converse com um de nossos consultores e para obter mais eficiência e crescimento

WhatsApp Comercial

(31) 99555-3014

Endereço

Av. Augusto de Lima, 1568 Sala 1102 – Barro Preto, BH/MG