Metas de vendas: 06 passos para definir metas para sua loja de roupas

Marina Clara
11 de setembro de 2019

Trabalhar com vendas de roupas e acessórios é um grande desafio! É necessário estabelecer metas e formar uma equipe motivada. Então, como definir metas de vendas alcançáveis para sua equipe? Conheça neste artigo 06 passos simples que vão te ajudar a definir melhor as metas de vendas para sua loja de roupas e acessórios!
Quando você for estabelecer as metas de vendas para sua loja, é importante que elas sejam periódicas, sólidas e mensuráveis. Isso significa que você deve quantificar o crescimento que você deseja alcançar num determinado período de tempo. 
Não adianta dizer simplesmente: “quero vender mais”. Afinal, isso todo mundo quer! 
Metas são objetivos realistas e concretos, com tempo para serem atingidos e baseados em dados.
Portanto, o ideal seria dizer: “quero crescer 15% em 2019, em relação à 2018”, por exemplo. 
Além disso, as ações que você e sua equipe de vendas precisam fazer para se atingir este crescimento também devem ser estabelecidas e documentadas.
Entendendo isso, é importante que, antes mesmo de definir as metas de vendas para sua loja de roupas e acessórios, você entenda algumas coisas:
 

1. Pesquise o crescimento do mercado

Pesquise como está o crescimento do setor de roupas e acessórios e informe-se sobre as novas escolhas dos lojistas, especialmente em momentos de crise. 
Entenda o percentual de crescimento de vendas do mercado de roupas e acessórios, principalmente na sua região e também a capacidade de venda da sua loja. 
Relacionando essas duas informações você poderá saber quanto precisa vender para alinhar o seu crescimento ao do mercado. Assim é possível estabelecer objetivos reais e compatíveis com SUA a realidade.   
Aproveite e baixe gratuitamente o e-book “Guia Completo: Como gerenciar uma loja de roupas e acessórios”. Nele você encontrará o passo-a-passo não apenas para estabelecer as metas de vendas para a sua loja, como também entenderá, de forma ampla, todos os pontos da gestão da loja e da equipe.
 

2. Estabeleça metas REALISTAS e DESAFIADORAS

Crie metas de vendas baseadas nos dados coletados. Não invente metas ou crie apenas com base nas suas expectativas. 
Metas altas demais podem ser desanimadoras para a sua equipe, o que, provavelmente, fará com que você venda menos.
Também não fique na zona de conforto. Entendendo sua capacidade de vendas você será capaz de analisar o seu teto e, assim, estabelecer a meta para sua equipe. 
Um bom desafio é motivador!  
Lembre-se: Os vendedores não devem apenas saber quanto precisam vender para bater a meta. Eles devem se sentir confiantes e encorajados a ultrapassar desafios para atingir as metas.

3. Faça um plano de ação para bater a meta

Crie estratégias e planeje suas ações. 
A partir do planejamento você, enquanto líder da equipe de vendas da sua loja, poderá projetar os cenários futuros da sua loja de roupas e acessórios e criar um plano de ação para que seus objetivos e metas sejam alcançados.
Nesse planejamento, considere as habilidades individuais da sua equipe e utilize essas habilidades como estratégia de crescimento.
É no planejamento que ações promocionais podem ser criadas, novas formas de abordagem, novas formas de atrair o cliente podem surgir. 
Este é o momento onde você e sua equipe definem o método mais adequado para se atingir as metas: em quais peças de roupas focar, qual o perfil de cliente ideal para nos ajudar a crescer, como apresentar a peça ou abordar o cliente, etc.
Planeje as ações com no mínimo 60 dias de antecedência, assim você terá tempo de envolver as pessoas e produzir os materiais necessários para ter um bom resultado.
 

4. Forme e treine bem a sua equipe. 


Sua equipe de vendas conhece e está alinhada com as metas e a missão da sua loja de roupas e acessórios? Ela está aberta e disposta a ajudar sua loja a crescer? 
Essas são perguntas cruciais para que as suas metas de crescimento sejam alcançadas. Afinal, são os vendedores que estarão diariamente com seus clientes, na linha de frente, levando consigo o nome e a “cara” da sua loja.
Conheça bem a sua equipe! Assim, será mais fácil motivar e engajar o seu time.
Observe suas características e habilidades pessoais e utilize-as em favor da realização das metas estabelecidas.
Considere a participação da equipe de vendas na definição dessas metas, fazendo com que os indivíduos se comprometam com a entrega dos resultados.
Crie programas de incentivo para os seus funcionários, fazendo com que eles se engajem também pela questão financeira (mas este não deve ser o único incentivo!).
 

5. Faça avaliações periódicas das metas, adequando o que for necessário.

A avaliação constante e periódica te possibilita enxergar erros ou desacordos antes que eles se tornem realmente problemas. 
Isso te permite, por exemplo, perceber que, talvez, uma meta esteja alta demais, e que a sua equipe esteja desmotivada por isso. Ou, pelo contrário, que vocês já tenham superado com facilidade uma meta instituída, deixando claro que a meta estava abaixo do ideal, te possibilitando reformular as metas. 
Essas avaliações devem ser pautadas em resultados tangíveis, mesmo que parciais. 
Portanto, utilize relatórios e indicadores de desempenho para essas avaliações. Bons softwares de gestão já te entregam isso de forma clara, facilitando esse processo de avaliação.
Os indicadores de desempenho e relatórios são mecanismos de gestão que te ajudam a identificar as razões pelas quais as suas metas e objetivos não estão sendo alcançados, por exemplo. 
Com eles você, dono de uma loja de roupas e acessórios, pode acompanhar o funcionamento das rotinas e tomar decisões com maior assertividade e eficiência. 
Os indicadores de desempenho são uma maneira de se ter uma visão mais ampla do seu crescimento e dos seus processos. Isso facilita a escolha de novos caminhos ou a definição de novas metas para se atingir resultados mais eficazes.
 

6. Use a tecnologia ao seu favor

Existem diversas ferramentas que podem te ajudar a projetar e acompanhar o desenvolvimento das suas metas de vendas. Desde planilhas a softwares de gestão.

  • Há, por exemplo os indicadores de PA (peça/atendimento – que medem o desempenho de cada vendedor em cada venda realizada. Quanto maior este indicador, maior a quantidade de peças vendidas por este vendedor).
  • Outro indicador é o Ticket Médio (que mede quanto um consumidor gasta, em média, por atendimento de cada vendedor).

O interessante dessas ferramentas é, principalmente o nível de facilidade de coletar informações e assertividade na hora da tomada de decisões.
O sistema de gestão da CRIAR Varejo, por exemplo, é voltado exclusivamente para lojas de roupas e acessórios, o que facilita na coleta dos dados necessários para se definir e avaliar suas metas de vendas. 
Como este sistema foi criado por um lojista de moda, ele entende as dificuldades no controle e gestão de uma loja de roupas e acessórios sem dispersar com funcionalidade desnecessárias. (Veja aqui a história do criador do Software Especialista em Varejo de Moda.)
Assim você não precisa lidar com um sistema genérico, que não comporta as necessidades e rotinas da sua loja. Afinal, ele é fácil de usar e é orientado pelos processos da loja.
Com um bom sistema você também tem a possibilidade de receber relatórios de vendas e de vendedores, o que te ajuda na avaliação e acompanhamento da sua equipe.  Além de facilitar também para os funcionários, pois as rotinas operacionais são simples e automatizadas.
Utilizando formas mais inteligentes e automatizadas de gestão, você pode reduzir custos da sua loja de roupas e acessórios, avaliar de forma mais segura as metas de vendas estabelecidas e os resultados alcançados.

Converse com a nossa Equipe

Ainda com dúvidas ? Você pode falar diretamente com um de nossos consultores sobre o processo de implantação em sua loja. Não perca mais tempo e dinheiro, seja CRIAR.
WhatsApp