Cupom de desconto: fidelizando clientes
, ,

Cupom de desconto: fidelizando clientes

Fidelizar clientes é importantíssimo no Varejo de Moda. E uma ótima estratégia para isso é o cupom de desconto! Mas para utilizá-los de forma a não prejudicar suas finanças, é necessário um bom planejamento de ação e, principalmente, conhecimento do seu público!
8 de março de 2021

Compartilhe

Conheça o CRIAR Varejo, um software de gestão integrada exclusivo para o Varejo de Moda.

Fidelizar clientes é importantíssimo no Varejo de Moda. E uma ótima estratégia para isso é o cupom de desconto! Mas para utilizá-los de forma a não prejudicar suas finanças, é necessário um bom planejamento de ação e, principalmente, conhecimento do seu público

Os cupons de desconto são uma ótima alternativa, no Varejo de Moda, para quem deseja vender mais. Com eles você consegue, não apenas, conquistar clientes ou presenteá-los em ocasiões especiais, como primeira compra, aniversário ou inauguração de nova coleção, como também fidelizá-los.

E, neste artigo, vamos aprofundar nesse tema para que você consiga criar a sua estratégia e planejar as suas ações utilizando os cupons de desconto!

Entenda o cupom de desconto

Muitos lojistas ainda não estão familiarizados com essa estratégia, primeiramente vou explicar o que são e como os cupons de desconto vêm sendo utilizados no mercado em geral.

Cupom de desconto nada mais é do que o que o próprio nome já diz: um cupom que dá ao comprador um desconto específico para quem o possui, na hora de fechar a compra.

Seus formatos são os mais variados! Pode ser um código que fica registrado no seu sistema. Pode ser um voucher carimbado. Um QRcode ou um código de barras impresso junto ao cupom fiscal, etc. Isso vai depender principalmente das possibilidades que o seu software de gestão te fornece.

Geralmente esses cupons são gerados com limitações, como prazo de expiração, valor mínimo de compra para ativá-lo, destinado a produtos específicos, etc. E podem ser usados para várias finalidades.

Eles podem ser gerados como forma de atrair o público para conhecer a loja, por exemplo. Neste caso é gerado um cupom específico para primeira compra, por exemplo. Ou para situações especiais, como aniversário da loja, aniversário do cliente etc. Ou, como é o nosso foco aqui neste texto, para fidelizar clientes.

O importante para se utilizar os cupons de desconto, é gerar no cliente a sensação de ser valorizado e estimulado a comprar mais. Assim você aumenta o ticket médio, através do uso do cupom. Afinal, quem não se sente tentado a comprar mais quando vê que tem um cupom desconto para próxima compra, não é mesmo?!

Fidelizando clientes com o cupom de desconto

Independentemente das outras estratégias em que o Cupom de Desconto pode ser utilizado, neste artigo vamos focar na fidelização de clientes. Mas isso não invalida as outras possibilidades não, viu?!

Acontece que os cupons ajudam bastante a engajar e aumentar a sua base ativa de clientes. Eles são uma forma de chamar a atenção do cliente em compras e incentivá-lo a voltar a comprar na sua loja. 

Afinal, se, ao fechar uma compra, um cliente sabe que terá descontos na próxima compra, ele já se prepara para voltar.

Lembre-se que clientes satisfeitos se tornam clientes fiéis. Esses, por sua vez, podem se tornar os maiores divulgadores da sua loja! E, pensando bem, essa é a tática mais eficiente e mais barata de publicidade que você pode investir! 

O cupom no sistema de gestão

Apesar de uma campanha de cupom de desconto ser uma estratégia bastante eficiente para aumentar suas vendas, ela precisa ser extremamente bem elaborada para gerar resultados satisfatórios.

Por essa razão, o ideal é que essa estratégia seja automatizada. Ou seja, alinhada às possibilidades do seu sistema de gestão! 

Portanto, vamos sugerir aqui o formato aplicado pelo software de gestão CRIAR Varejo, para exemplificar uma boa aplicação dessa estratégia.

Os cupons de desconto no sistema CRIAR Varejo funcionam como uma espécie de CASH BACK. Ou seja, quanto mais o cliente comprar, maior será o seu desconto, numa próxima compra. Isso incentiva o cliente a gastar e também já é um convite para que ele retorne à loja em um período específico de tempo.

Para isso, primeiramente deve-se fazer uma parametrização, no sistema, de um valor mínimo de compras. Definido esse valor, você define um percentual desse valor de compra que voltará como desconto para o seu cliente em uma próxima compra.

Exemplo: se o valor mínimo que você estabeleceu foi de R$150,00 e o percentual de desconto é de 10%, seu cliente terá a partir de R$15 reais de desconto numa próxima compra, dependendo do quanto ele gastar nesta compra.

Ok! Até aí você poderia fazer uma campanha sem a utilização de um sistema, certo? Então, qual o diferencial do sistema CRIAR?

Qual o diferencial do Cupom de Desconto no Sistema CRIAR Varejo?

  • O Sistema CRIAR Varejo gera um cupom de desconto com um código criptografado. Ou seja, um cupom da sua loja nunca será reproduzido ou utilizado 2 vezes.
  • O cupom gerado pelo sistema CRIAR Varejo não é pessoal. Ou seja, ele pode ser transferido, virando uma espécie de vale-presente. Uma forma de divulgar a sua loja para outros possíveis compradores.
  • Esse cupom é válido por um período determinado. Passado esse período, o cupom expira. Ou seja, o seu cliente se apressará para voltar a comprar na sua loja, para não perder o desconto.
  • Caso o prazo de compra do cupom tiver expirado, o sistema te avisará que aquele cupom está inválido.
  • O desconto só é ativado quando o cliente gasta o dobro do valor do desconto aplicado na compra anterior (e isso vai especificado no cupom). Ou seja, utilizando o exemplo acima: o cupom de R$15,00 só será ativado em uma compra a partir de R$30,00. 
  • A experiência de quem já trabalha com esse sistema diz que, dificilmente, quando o cliente voltar à loja, ele gastará apenas o necessário para ativar o desconto. Isso aumenta o ticket médio da sua venda, te ajudando a recuperar aquele valor descontado.

Então, se você pretende iniciar uma campanha de cupom de desconto e ainda não tem um sistema que te assegure para a realização desta campanha, entre em contato com a CRIAR Software. 

Conheça o melhor sistema de gestão para lojas de roupas, sapatos, acessórios e roupas de casa do mercado, e tenha a segurança de tomar as melhores decisões para atrair e fidelizar a clientela da sua loja!

Conferência e cadastro de produtos automatizado, integração com WhatsApp e plataformas de e-commerce, controle de condicional/sacolinha/bags, dashboards inteligentes e muito mais. Ganhe tempo e informações de forma simples para tomada de decisões.

 

Receba o melhor conteúdo de varejo de moda em seu e-mail

As últimas dicas, tendências e soluções desenvolvidas por experts no varejo de moda direto na sua caixa de entrada

Últimas publicações

Quer Aumentar As Suas Vendas? Fale Conosco

Descubra o poder do nosso Sistema de Gestão de Vendas para o Varejo de Moda. Otimize processos, aumente as vendas e tenha controle total do seu estoque. Converse com um de nossos consultores e para obter mais eficiência e crescimento

WhatsApp Comercial

(31) 99555-3014

Endereço

Av. Augusto de Lima, 1568 Sala 1102 – Barro Preto, BH/MG