Como aumentar as vendas no inverno: Estratégias para sua loja de moda lucrar mais nesta época do ano
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Como aumentar as vendas no inverno: Estratégias para sua loja de moda lucrar mais nesta época do ano

27 de junho de 2022

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A mudança de estação é sempre uma ótima oportunidade para o varejo de moda. Novas coleções são sempre um bom motivo para renovar o guarda-roupas e adquirir uma peça sazonal, um look da moda ou uma peça-chave para a nova estação.

E com o inverno não seria diferente!

Por esta razão, preparamos aqui as melhores estratégias para a sua loja de moda lucrar mais nesta época do ano. Então, continue conosco que vamos dar várias dicas de como aumentar as suas vendas no inverno.

Prepare a sua loja para o inverno

A preparação da loja para a nova estação deve começar ainda na estação anterior. Isso te dará tempo para:

Criar um bom planejamento de troca de coleções

Como já dissemos em outros textos aqui do blog, preparar a sua loja para a troca de estações é muito importante e demanda planejamento. Preparar a loja para o inverno vai muito além de simplesmente comprar peças de inverno para vender.

Negociar com fornecedores

A antecipação é extremamente importante na negociação com fornecedores, pois ela te dá a possibilidade de alongar os prazos e o número de parcelas; além disso, te possibilita comprar enquanto os preços ainda estão frios, pois a demanda é mais baixa.

Pensar no ambiente da loja, na vitrine, no visual merchandising

Fazer um planejamento visual da loja para cada mudança de estação e de coleção, também é muito importante! A comunicação de toda a loja, a decoração e, principalmente, as vitrines devem condizer com a nova estação.

Além disso, as estratégias de visual merchandising também podem te ajudar a reconfigurar o ambiente da loja de acordo com a nova estação.

Por exemplo: entender que, com as temperaturas mais baixas do inverno, talvez seja interessante repensar a temperatura do ar condicionado, pois isso pode deixar o seu ambiente mais agradável e aconchegante.

A iluminação também pode fazer toda a diferença. Utilizar luzes quentes também são uma boa opção para o inverno, deixando o ambiente mais convidativo nos dias frios.

Elaborar uma divulgação efetiva para engajar o seu público-alvo

Não adianta preparar o espaço físico da loja e não convidar o público a ir até lá, não é mesmo? Portanto é necessário criar formas de chamar as pessoas, atraindo-as para a sua loja física de moda.

Crie uma comunicação visual que dialogue com a estação, com a coleção que você vai apresentar e, também, com o visual da sua loja. É muito importante ter coerência na comunicação para não parecer “aleatório” ou sem personalidade.

Pensar a comunicação online, pelo WhatsApp, pelas mídias sociais da sua loja como Facebook e Instagram também é uma ótima estratégia. Mas não se esqueça que toda a comunicação da loja deve estar em sintonia, desde um panfleto até um post para o feed.

Outra estratégia de comunicação é a divulgação via SMS, que pode ser vinculada ao registro de clientes do seu sistema de gestão.

Treinar a equipe

A equipe de vendas deve estar preparada para as mudanças que a estação traz. No inverno as pessoas têm tendência a gostarem de um acolhimento mais caloroso (diferentemente do verão). Portanto, treine a sua equipe para este tipo de atendimento.

Apresente as novas peças para os seus funcionários e ajude-os a criar argumentos de venda, combinações e composições de looks. Dicas de consultoria de moda podem ajudar a aumentar o ticket médio com a venda de looks completos.

Fazer um balanço das vendas de verão e planejar as promoções e liquidações das peças.

Uma forma de vender mais no inverno é fazer campanhas e promoções com as peças do verão, que sejam interessantes aos olhos do público.

Portanto, saber as peças de verão que tiveram mais aceitação e, possivelmente, podem manter o preço cheio mais tempo, ou aquelas em que se pode aplicar o markdown é importantíssimo!

Escolha cuidadosamente as peças de inverno

Escolha cuidadosamente as peças de inverno. Afinal de contas, no Brasil, a época de frio (e as regiões em que o frio realmente se estabelece) é menor do que a temporada de calor. Portanto, é necessário pensar bem para não acabar com peças encalhadas e sem giro no seu estoque.

Ao montar o seu estoque de inverno, além de escolher roupas de qualidade, você deve pensar em algumas questões:

Público-alvo

Entender quem é o seu público, seu gosto e o que lhe cai bem, te ajuda na hora de selecionar as peças para a nova estação.

Proporção

Você deve pensar também na proporção entre peças básicas e peças elaboradas. Lembre-se: as peças básicas são como peças-chave do seu estoque, e sempre têm mais saída. Em compensação as peças elaboradas, que saem menos, geralmente podem ser vendidas por um preço mais alto, com uma margem maior.

Tendências

Conhecendo o seu público e sabendo a proporção de peças básicas X peças elaboradas ideal para o seu estoque, chegou o momento de pesquisar e entender as tendências da moda

Quais peças serão as “queridinhas” do inverno? O que está nas passarelas e, provavelmente, vai ser moda no Brasil? O que o seu público-alvo vai desejar na nova estação?

Peças que nunca saem de moda

Além das peças de tendência, escolha também algumas peças-chave para compor o seu mix de produtos. Aquele tipo de peça que está na moda em todo inverno:

  • Cardigan básico
  • Moletom
  • Peças xadrez
  • Pijamas de flanela
  • Botas

Estes são apenas alguns exemplos. Mas no histórico de vendas por período do seu sistema de gestão é possível que você encontre outras que o seu público mais gosta!

Dica para lojas especializadas em moda praia: 

Sabemos que, para quem vende moda praia, o inverno é um momento de alerta, onde há uma queda brusca nas vendas. Portanto, que tal aproveitar esta época do ano e diversificar um pouco o seu mix de produtos?

A nossa sugestão é apostar também na moda fitness, ou seja, roupas de ginástica. Afinal de contas, muita gente aproveita o meio do ano para colocar em prática o chamado “projeto verão”. Portanto, é uma boa oportunidade para não fugir muito do tipo de produto que você já comercializa, porém, ganha uma amplitude maior de possibilidades.

Aproveite as festividades e as datas comemorativas que acontecem neste período!

O calendário de moda pode ser um ótimo aliado para lojas de roupas, calçados, acessórios ou moda casa. Estando de olho nas datas comemorativas e se planejando com antecedência é possível criar campanhas específicas para as datas de inverno.

As festas juninas, tradicionais em diversos estados brasileiros, são uma ótima oportunidade para vender roupas de inverno (casacos de couro, botas, camisas xadrez, etc.). 

Além disso, apesar de serem chamadas juninas, muitas vezes essas festividades se estendem até o mês de julho, o que prolonga ainda mais as possibilidades de venda.

Portanto, não deixe de aproveitar essa oportunidade para anunciar esses produtos, dentro do clima dessas festividades! Afinal de contas, elas podem ser utilizadas como uma isca afetiva para atrair os clientes.

Outro momento importante são as férias escolares do meio do ano. Apesar de, geralmente, serem apenas 2 semanas, esse período costuma atrair o público jovem para os grandes centros comerciais e as famílias, aos finais de semana, gerando também oportunidades para atrair esse público para a sua loja.

Importante:

Para não perder vendas no inverno o importante é:

  • Se planejar
  • Conhecer o seu público e suas peças-chave
  • Observar as tendências
  • Aproveitar todas as oportunidades

E, para isso, contar com um sistema de gestão que facilita a sua vida, gerando relatórios e históricos que te ajudem a se planejar e a tomar as melhores decisões é importantíssimo!

Por essa razão, conte sempre com a CRIAR Varejo, o melhor software de gestão voltado especificamente para o Varejo de Moda. 

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