Moda

Como planejar a sua loja para as estações da moda: outono-inverno / primavera-verão?

maio 21, 2019
Tempo de leitura 4 min

Planejar as trocas de estação, mantendo as coleções atualizadas sem quebrar o fluxo de caixa da loja é um dos grandes desafios que o varejista de moda enfrenta no seu negócio. Qual o momento ideal para comprar e como liquidar o estoque antes do final da estação são dúvidas comuns entre os lojistas.

Por isso, seguem aqui algumas dicas imperdíveis que vão te ajudar a planejar a sua loja para cada estação da moda.

  • Entenda sua realidade

Antes de começar a pensar nas liquidações de troca de estação, é importante fazer uma análise das finanças da sua empresa, afinal, são várias as estratégias de promoção possíveis para as trocas de estação, e isso vai variar de acordo com o seu objetivo.

Dessa forma você consegue se planejar e decidir de forma mais estratégica qual o tipo de ação promocional você deve realizar. Esse estudo pode ser facilitado quando se tem um sistema inteligente de gestão da sua loja, que te ajude a conhecer e entender a realidade do seu negócio e suas necessidades financeiras. Assim você consegue estipular o objetivo da sua ação de troca de estação de acordo com a sua necessidade.

As ações promocionais podem ser de grande ajuda neste momento de troca de estação, elas atraem os clientes que esperam pelo período de promoção, e ajudam para que as peças de coleções anteriores não se acumulem no estoque.

Mas qual o tipo de ação escolher? Liquidação de etiqueta, promoção, saldão, queima de estoque…

Cada tipo de ação vai gerar um impacto diferente nas suas vendas, de acordo com suas necessidades e objetivos. Portanto, planeje bem suas ações promocionais.

  • Entenda o calendário das estações da moda

 Outro fator importante para conseguir se planejar para as mudanças de coleção é entender como funciona o calendário de troca de estação. Baseado no livro “Inventando moda” da escritora Doris Treptow, este calendário, no Brasil, funcionaria mais ou menos como ordem abaixo.

Calendário das estações no varejo de moda:

  • Janeiro: Promoção das peças que sobraram da coleção de alto-verão e festa (fim-de-ano).
  • Fevereiro: Promoção das peças que sobraram das coleções Primavera/Verão e festas.
  • Março: Lançamento da coleção de Outono.
  • Abril: Venda da coleção de Outono.
  • Maio: Lançamento da coleção de Inverno.
  • Junho: Venda da coleção de Inverno.
  • Julho: Promoção das peças que sobraram da coleção Outono/Inverno.
  • Agosto: Promoção das peças que sobraram da coleção Outono/Inverno.
  • Setembro: Lançamento de coleção de Primavera.
  • Outubro: Lançamento da coleção de Verão.
  • Novembro: Lançamento da coleção de alto-verão e festa (fim-de-ano)
  • Dezembro: Vendas da coleção de alto-verão e festa.

Entendendo cada época, você conseguirá organizar a sua loja, antecipando-se e preparando-se melhor para as mudanças de estação e coleção.

  • Antecipe-se

Planeje sempre com antecedência as suas ações. Isso te dará tempo hábil para que você consiga divulgar as suas campanhas e promoções e também para pesquisar as tendências da nova estação.

A antecipação também te possibilitará manter a sua equipe alinhada com os seus objetivos para as trocas de estação. Além disso, planejando-se com antecedência, você poderá entrar em contato com fornecedores com prazo suficiente para negociar as melhores condições para a construção do seu estoque.

 

Outra grande vantagem da antecipação é conseguir atrair os clientes que mais compram e que buscam por tendências e novidades, sem perder aqueles que estão sempre em busca de promoções!

  • Conheça as tendências

Para que você também possa se antecipar nas buscas pelas tendências de moda que serão lançadas no Brasil, uma dica é buscar o que virou moda na Europa na estação anterior (lembrando que as estações do ano no continente europeu são anteriores às nossas e que costumamos seguir aqui o que “pegou” na moda européia).

Existem diversos sites e blogs especializados em tendências de moda, brasileiros e estrangeiros, que podem te servir de ferramenta para estas pesquisas.

Conhecendo as tendências, você pode alinhar com os seus fornecedores e buscar com eles as peças que fizeram maior sucesso fora e que, possivelmente, irão virar moda no Brasil.

  • Organize-se

É importante conhecer e acompanhar constantemente o desenvolvimento de sua loja, tanto nas questões financeiras, quanto no gerenciamento de equipe, estoque e fornecedores. Isso te ajuda a pensar as estratégias e ações para as liquidações de trocas de estação e compras da nova coleção, antecipar-se no planejamento estratégico dessas ações e nas pesquisas por tendências, evitando ao máximo que o seu estoque fique encalhado ou que você invista em peças que não vão agradar seus clientes.

Busque por ferramentas que te ajudem nesse gerenciamento e na gestão estratégica do seu negócio, deixando mais simples sua tomada de decisão.

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