Calendário do Varejo 2022: você já se preparou?

Marina Clara
21 de janeiro de 2022

O ano já começou, mas você ainda não planejou o suas ações promocionais para 2022? Conheça o calendário do varejo 2022 e crie novas oportunidades para vender mais.

O ano já começou e o Verão 2022 já está acontecendo. Mas ainda há um ano inteiro para você aproveitar e criar novas oportunidades para vender mais.

Afinal de contas, as datas sazonais do varejo são uma excelente oportunidade para expandir as vendas. Mas, claro, é necessário um bom planejamento para você não “meter os pés pelas mãos”!

Neste texto vamos te dar todas as dicas para você planejar o seu Calendário Promocional baseado no Calendário do Varejo 2022. Com ele você vai poder aproveitar o melhor de cada período, criando novas oportunidades de vendas e promoções.

Não deixe para a última hora! Faça agora mesmo o seu planejamento com base no Calendário do Varejo 2022. Aproveite as datas comerciais, mas encontre outras oportunidades para se diferenciar!

Calendário do Varejo 2022 – Melhores datas, mês a mês

Para ajudar você a visualizar oportunidades e criar (ou melhorar) o seu planejamento 2022, elaboramos aqui um guia com as principais datas do varejo e também datas diferenciadas que você pode aproveitar na sua loja. 

Colocamos, também, mês a mês, algumas dicas de estratégias que você pode aproveitar na sua loja:

Janeiro 

Trocas de natal – Nas primeiras semanas do ano, é muito comum as pessoas irem às lojas trocar peças ganhadas de presente no Natal. Esta é uma boa oportunidade para vender mais.

Afinal de contas, cliente na loja é sempre possibilidade de venda. Para não perder a oportunidade, treine bem a sua equipe de vendas para esta abordagem!

Período de férias – As férias escolares também são uma boa oportunidade para vender mais.

Afinal de contas as pessoas costumam sair mais de casa a passeio, adquirindo produtos para momentos de lazer e viagens. É um bom momento para lojas que trabalham moda praia e peças esportivas.

 

Por ser um período de férias, também é um momento em que as pessoas estão mais em casa. Isso pode ser uma oportunidade interessante para quem trabalha com moda casa. Afinal, tendo mais tempo em casa, as pessoas tendem a querer mudar e renovar as coisas. 

Fevereiro:

Liquidação de Verão/Troca de vitrine Aproveite a oportunidade para liquidar aquelas peças específicas de “Fim de Ano”: vestidos e camisetas muito temáticas, excesso de roupas brancas, etc.

14 – Valentine’s Day (Dia de São Valentim) – É a data em que se comemora o dia dos namorados, em alguns países.

Como não é uma data tão comum no Brasil, vale a pena investir num conteúdo nas redes sociais e vincular às peças que entrariam em liquidação neste período. Dessa forma, é possível criar uma campanha para incentivar as pessoas a se presentearem nesta data, sem um alto investimento.

Março

01 – Carnaval –  Lojas de acessórios podem investir em produtos específicos para esta data.

Mas, cuidado!

Como ainda estamos em estado de alerta com a proliferação da Covid-19 e suas variantes, antes de pensar numa campanha e na compra de produtos para esta data, confira se na sua cidade haverá carnaval, pois várias cidades têm cancelado suas festas.

Como todo feriado prolongado, é uma boa oportunidade para moda praia e moda verão.

08 – Dia Internacional da Mulher – Campanha pode ser vinculada a um conteúdo nas redes sociais.

Nesta data, é importante falar da valorização da mulher, mas evite os clichês comuns à esta data.

Inclusive, em vez de fazer uma campanha para que homens presenteiem mulheres, pode-se pensar numa campanha para que elas mesmas se dêem presentes, incentivando o autocuidado, o amor próprio, etc.

15 – Dia do Consumidor – Esta data está se popularizando no Brasil e cada vez mais lojas têm criado ações para este dia.

Vale a pena criar uma promoção para um público específico, exemplo:

  • pessoas que compraram mais vezes nos últimos X meses;
  • ou pessoas que compraram valores mais altos;
  • ou ainda, pessoas que não compram há X meses (criando uma campanha com um desconto específico para convidá-los a voltar à loja).

Seu CRM será extremamente útil neste momento!

20 – Início do Outono – Troca de coleção para Outono/Inverno – Que tal fazer uma live ou um desfile de “lançamento” das novas peças? Ou a apresentação de novas fotos em suas redes sociais, apresentando as principais peças desta coleção?

Abril

15 a 17 – Semana Santa – Como diversas empresas costumam liberar os funcionários em feriados “emendados” – mesmo os de cunho religioso – muitas pessoas costumam viajar neste período.

Se a sua loja fica em uma cidade turística, pode-se aproveitar a oportunidade para atrair o público e ampliar as vendas neste período.

Maio

08 – Dia das mães – Uma das principais datas para o Varejo de Moda!

Invista em campanhas nas redes sociais para atrair o público. Aproveite a tendência das “roupas de mãe e filha” criando promoções para a venda de conjuntos (infantil e adulto).

Pense em chamadas que “valorizam a mãe/mulher” (aproveitando a tendência que diz que “presente para a casa não é presente para a mãe”).

25 – Dia do Orgulho Nerd – Esta data pode parecer desinteressante para diversas lojas.

Mas, se a sua loja costuma ter blusas ou roupas com estampas de super-heróis, desenhos animados, etc., este é o momento dessas peças ganharem maior visibilidade na sua loja! Então, que tal “brincar” com essa data?!

Junho

12 – Dia dos Namorados – Outra grande data para o Varejo de Moda!

Esta data é uma ótima oportunidade para lojas de roupas masculinas criarem alguma ação específica. Lojas focadas em lingeries também podem fazer um bom proveito desta data.

Festa Junina – Apesar das datas específicas (13, 24 e 29 de junho), logo após o dia dos namorados, pode-se criar uma ação com este foco.

Roupas com estampas xadrez, calças jeans, botas, etc., são produtos que sempre ganham maior visibilidade neste período. 

21 – Início do InvernoEste é o momento de expôr as peças de inverno mais “pesadas”. Casacos, mantas, etc.

Além disso, se a sua loja trabalha com colchões mais curtas, separando cada estação, este é o momento de troca de coleção.

28 – Dia do Orgulho LGBTQIAP+ – Se o seu público for jovem, diverso, descolado, esta data fará sentido para você. Pode-se criar campanhas e, inclusive, investir em peças específicas que converse com este público.

Julho

13 – Dia do Rock – Você pode criar campanhas específicas para este dia, caso a sua loja engaje com um público que gosta de rock.

Inclusive, você pode dialogar com diferentes gerações, caso sua loja trabalhe com roupas para faixas etárias distintas. Crie looks, invista em músicas ambientes e, porque não, na decoração da sua loja.

26 – Dia dos Avós – Data interessante para lojas que cativam o público idoso. Pode-se criar ações para avós e netos, etc.

Período de recesso escolar – Boa oportunidade para atrair o público até a loja. Principalmente o público adolescente e jovem.

Agosto

14 – Dia dos Pais – Outra data especial para o Varejo de Moda, assim como o dia das mães. Ótima oportunidade para lojas que trabalham com vestuário masculino. O visual Pai e Filho também pode ser incentivado, caso sua loja trabalhe também com roupas infantis.

15 – Dia dos Solteiros – Pode-se brincar com esta data e criar uma campanha para este público. Use e abuse das redes sociais! Incentive os solteiros a abraçarem o amor próprio, ou incentive a compra de roupas para a balada, etc.

21 – Dia Internacional da ModaAssim como no Dia do Cliente, pode-se criar uma campanha para um nicho específico de clientes. As lives e desfiles de peças da próxima  coleção (como uma prévia de primavera, por exemplo) também são uma boa saída.

Setembro

06 – Dia do Sexo – Outra boa oportunidade para lojas de lingerie e roupas íntimas.

15 – Dia do Cliente – Aproveite a data para estabelecer uma relação mais íntima com determinados clientes. Outro bom momento para uma promoção direcionada a um nicho específico de clientes.

21 – Início da Primavera – Troca de coleção. Não deixe de mudar o visual e o clima da loja. Use e abuse do Visual Merchandising para criar um ambiente interessante e convidativo para seus clientes.

Outubro

12 – Dia das Crianças – Melhor época do ano para lojas que vendem moda infantil. Aproveitem a chamada “semana da criança” e invista em ações que vão levar o público até a loja a semana toda.

Contações de história, gincanas, ou mesmo uma campanha solidária voltada a uma instituição que trabalha com crianças em situação de vulnerabilidade (“doe um brinquedo ou um livro infantil e ganhe desconto”, por exemplo) podem ser um ótimo atrativo!

Lembrem-se que o interesse das crianças tem bastante influência na decisão de compra dos pais (das tias, madrinhas, avós também).

Novembro

25 – Black Friday Uma das datas mais aguardadas pelo comércio eletrônico, mas tem cativado cada vez mais adeptos para o varejo presencial também! Ótima data para dar descontos, trabalhar com promoções e queima de estoque que está parado. É o momento de fazer o estoque girar antes de entrar com as coleções de fim de ano. Planeje-se para este momento. Comunique com antecedência e faça promoções reais (nada de “Black Fraude”, hein?)

Dezembro

21 – Início do Verão – Troca de coleção para as peças específicas para as festas de fim de ano. Bom momento também para usar e abusar das peças de moda praia (já que muita gente se prepara para viajar em breve).

25 – Natal – Ótima época para todos os nichos. Invista na divulgação e incentive as pessoas a presentearem. É também um bom momento para criar “cartões-presente” e cupons de desconto. Neste período é importante se lembrar que, em breve, haverá a busca por trocas de peças – e que essa prática pode ser benéfica para aumentar as vendas no futuro.

31 – Réveillon – Aproveite para fazer a queima do estoque e aproveite para renovar seus produtos, dando lugar para novas coleções. 

Como aproveitar melhor o Calendário do Varejo 2022 nas ações da sua loja?

Sabemos que conhecer o calendário do varejo 2022 é uma ótima forma de aproveitar as datas comemorativas para alavancar as vendas e melhorar o relacionamento com os clientes. 

Por esta razão, para que você consiga aproveitar da melhor forma essas oportunidades e ter mais sucesso na execução das suas campanhas promocionais, separamos aqui algumas dicas que podem ajudar você:

  1. Não atire para todos os lados. Tenha coerência nas ações executadas. Crie seu calendário promocional baseado no comportamento do seu público-alvo. 
  2. Planeje cada ação com antecedência, colocando no papel tudo o que será necessário para a realização desta ação.
  3. Não faça uma promoção atrás da outra. Crie “respiros” no seu calendário, para que o seu público perceba o diferencial de cada ação.
  4. Acesse em seu software de gestão todos os relatórios e os dados possíveis, para entender as peças que vêm tendo mais saída, aquelas peças-chave que sempre vendem bem, qual o perfil do público que mais tem comprado na sua loja, margem para calcular preço de venda, markup e markdown, etc., para entender o que ofertar, para quem e por quanto.
  5. Aposte na divulgação massiva e constante com seus clientes via redes sociais. Automatize a criação e divulgação de ofertas via SMS, WhatsApp e/ou e-mail.
  6. Promova as datas especiais não apenas nas divulgações, mas também na decoração da loja.
  7. Se você possui canais de vendas online para retirada na loja, mantenha-os, pois as lojas híbridas são uma forte tendência.
  8. Crie ações promocionais diferenciadas. Vez por outra, ofereça brindes, realize sorteios, etc.
  9. Treine a sua equipe para cada ação. Informe-os das mudanças e prepare-os para o atendimento.  
  10. Tome decisões assertivas. Use e abuse das suas ferramentas de gestão, analisando cada ação a partir de dados concretos e não apenas de ideias. Meça constantemente o ROI (retorno sobre o investimento) de cada ação.

Lembre-se:

A antecipação é a chave para a diferenciação e a visualização de oportunidades. 

Planejando com antecedência, você consegue negociar prazos e preços com fornecedores, criar estratégias de ações, tanto de atendimento quanto de comunicação e publicidade.

Além disso, com planejamento, você pode criar promoções em datas específicas para grupos de clientes. 
O Sistema CRIAR Varejo pode te ajudar nesta função, com campanhas de SMS, envio de cupons de desconto para clientes dentro de um perfil específico, verificação de peças que podem ser “chave” para uma data específica, etc.

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