A troca de estações é sempre uma boa oportunidade para engajar os seus consumidores. Mas, em especial, a chegada da primavera pode ser ainda melhor para o Varejo de Moda.
Isso porque as roupas de inverno, como casacos pesados, abrem espaço para roupas mais leves e coloridas, que tendem a chamar mais atenção dos consumidores brasileiros.
E para que a mudança para a estação das flores não passe despercebida, preparamos aqui um texto com tudo o que você precisa saber para usar a chegada da primavera à favor da sua loja de moda.
Prepare o seu estoque para a chegada da Primavera
Pode parecer óbvio, já que se trata de um momento de “mudança de coleção”, mas preparar o estoque para a chegada da primavera é importantíssimo. E isso vai além de comprar as peças que serão vendidas na próxima estação.
Algumas coisas que você deve pensar para preparar o seu estoque para a chegada da Primavera:
Você já planejou a sua liquidação de inverno?
Isso é muito importante, não apenas para abrir espaço no estoque para as novas peças, como também para capitalizar, evitando estoque parado.
Além disso, com um planejamento de troca de estação, você consegue calcular o markdown ideal para aplicar aos produtos que entrarão em promoção. Consegue também, dependendo da antecedência do seu planejamento, negociar preços e prazos com os seus fornecedores e, assim, gastar menos com a troca de coleção.
O Sistema CRIAR Varejo pode te ajudar neste planejamento oferecendo todas as métricas e índices para você organizar sua liquidação de inverno. Agende agora mesmo uma demonstração!
Prepare a sua loja para a chegada da Primavera
Preparar a loja para a chegada de uma nova estação vai além de modificar a vitrine ou trocar a coleção. É importante um planejamento!
Pesquise as tendências:
Quais as cores e as estampas da estação?
Use a abuse da paleta de cores da Primavera deste ano, não apenas nas peças que você vai vender, mas também na decoração da sua loja.
Escolha uma estampa ou uma cor para compôr a sua vitrine.
Selecione peças com a mesma estampa, tomando sempre cuidado para não ficar “over”. Mescle a estampa selecionada com peças lisas, de cores neutras, jeans ou cores complementares.
Escolha as cores e estampas da estação que serão destaque na loja.
Coloque essas peças em evidência, fazendo com que elas chamem a atenção das pessoas que vieram “apenas dar uma olhadinha”.
Escolha elementos da estação para compor a cenografia da sua loja.
Acessórios, como óculos, bolsas e chapéus ajudam a compor o visual da loja. Você também pode utilizar cangas, cestas de picnic e flores. Mas, sempre tome cuidado para não exagerar.
Pesquise referências visuais para ter ideias!
Lembra-se do Visual Merchandising, que já apresentamos em outros textos aqui no blog? Então, utilize esta técnica para preparar a sua loja, aguçando outros sentidos, além da visão:
- Cheiros
Você pode usar aromatizadores com cheiros de flores ou aromas cítricos, que remetem a frutas.
- Sons
Elabore uma playlist para a estação e deixe tocando na sua loja, para compor o clima que você deseja.
E, se você tiver possibilidade de explorar outros sentidos, como o paladar (oferecendo balas, frutas, ou algo do tipo), ou o tato, use e abuse da sua imaginação!
Transforme a chegada da Primavera em um momento especial
Como dizia o famoso Chacrinha: “quem não comunica, se estrumbica”!
Divulgue o quanto essa mudança de estação será especial. Cative a curiosidade e aguce o desejo dos seus clientes pela nova coleção.
Mostre o processo de transformação da sua loja para este novo momento. Apresente algumas peças da nova coleção, alguns elementos da decoração e convide o público a ir conferir pessoalmente o resultado.
Como já falamos no texto sobre “Comunicação para lojas de roupas”, criar um diálogo e uma cumplicidade com seus clientes pode fortalecer o engajamento deles com a sua loja e, consequentemente, aumentar as vendas!
Mas lembre-se!
A comunicação vai muito além das redes sociais! Não se descuide dos seus outros canais de comunicação com seus clientes.
Treine e engaje a sua equipe
Venda é relação de troca. Comprar em loja física é buscar por uma experiência. Portanto, quando a experiência de compra é ruim, o cliente tende a não voltar e, pior, falar mal da loja.
Portanto, sua equipe de vendas deve estar sempre treinada e engajada com o momento da loja.
Cada mudança que a loja passa deve envolver também a equipe de vendas. Eles devem saber não apenas dos preços e das peças da nova coleção, como também entender as metas e objetivos da sua loja de moda em cada momento.
Nós já demos, aqui no blog, diversas dicas para preparar a sua equipe. Uma das mais importantes é o conhecimento de moda, composição de looks e os formatos corporais, para poder oferecer os melhores produtos para cada cliente.
E tudo isso você pode encontrar no texto “Técnicas de consultoria de imagem para se diferenciar da concorrência e vender mais”.
E aí, gostou das nossas dicas?
Então continue nos acompanhando que sempre teremos novidades aqui no blog!
Além disso, conte conosco para aprimorar a gestão da sua loja de moda nesse momento, clique no botão abaixo e faça uma demonstração gratuita!