Sabe aquele ditado “a primeira impressão é a que fica”? Bem, essa premissa deve ser levada a sério quando falamos de lojas de roupa.
Umas das prioridades para os gestores de varejo deve ser a criação da identidade da sua marca a partir do seu espaço físico, afinal o primeiro contato que o cliente tem com o seu espaço determina como essa relação seguirá nos próximos momentos.
É nesse momento que entra o visual merchandising. Mas o que é vitrinismo afinal de contas? Neste artigo te contaremos um pouco mais sobre essa estratégia que é importantíssima para o seu ponto de vendas.
O que é visual merchandising?
Visual Merchandising é uma ferramenta de marketing que utiliza de estratégias visuais para criar a identidade de uma marca e/ou loja e auxiliar na maneira como o consumidor a percebe.
O visual merchandising (VM) não é apenas a montagem de uma vitrine bonita, essa técnica busca criar uma experiência única para os clientes no espaço como um todo. A construção da marca a partir do VM viabiliza a criação de um relacionamento único e marcante com os consumidores, tornando o ambiente propício a compras, uma vez que eles conseguem perceber os produtos e diferenciais da marca com mais facilidade.
As técnicas de visual merchandising buscam “brilhar os olhos” dos clientes e conquistá-los de uma maneira mais sutil. Essa técnica considera os seguintes aspectos:
– Ambiente (desperta os sentidos)
– Sazonalidade (ciclos das estações | eventos)
– Preço (Valor percebido)
– Moda (Tendências do momento)
– Seleção (Curadoria)
Técnicas de Visual Merchandising
Conversamos com a Tais Oliveira, consultora criativa de visual merchandising de Belo Horizonte, e ela separou algumas técnicas de VM para você usar em sua loja. Veja abaixo:
1.Ponto Focal
Com essa técnica uma parte da loja recebe mais atenção e conta uma história ao cliente. Tem como objetivo atrair o cliente para um local específico seja para mostrar o mix inteiro, peças em promoção ou lançamentos.
É o cruzamento de diferentes produtos e categorias, associando o uso final. Uma ocasião completa de atendimento e utilidade, deixando mais fácil a escolha do cliente por um item ou pelo look completo.
Um bom exemplo seria o display de um sapato acompanhado da meia como sugestão de uso.
2. Massificação
Grande volume e repetição de algum produto, para promovê-lo, por exemplo, o display de diversas Havaianas em forma de “paredão”.
3. Iluminação
A iluminação é uma das principais técnicas para chamar a atenção dos clientes e colocar em foco determinados produtos. Normalmente três tipos de iluminação são utilizadas: na vitrine, no solo e nas paredes.
Vale lembrar que a iluminação deve sempre estar voltada aos produtos de destaque e para a comunicação visual da loja direcionando o caminho e olhar do cliente.
Nos provadores também é importante trabalhar a iluminação, para que as luzes não criem distorções visuais para os clientes.
4. Marketing Olfativo
Cria um vínculo emocional e favorece o reconhecimento da marca.
Assim como a música, o marketing olfativo estimula o bem-estar e a permanência do cliente no ambiente de varejo.
5. Melhor Face do Produto
Essa técnica se baseia em expor detalhes relevantes da peça como, por exemplo, uma aplicação em renda ou bordado nas costas de uma blusa (ainda que ele fique de costas na vitrine ou arara).
A forma como os seus produtos são expostos, e também a experiência que o consumidor tem dentro do seu espaço físico, são determinantes para que a jornada de compra dos seus clientes seja mais fluida e suas vendas se tornem mais escaláveis. Por isso, investir em um bom profissional de visual merchandising e em técnicas diferenciadas é uma estratégia que gestores de lojas de roupa não devem deixar apenas no papel!
Agora que você já percebeu a importância do visual merchandising para a sua loja, que tal aprender um pouco sobre como treinar sua equipe de vendas para aumentar seus resultados?
Até a próxima!