Vendas

Como treinar a equipe de vendas para gerar mais resultados

março 7, 2019
Tempo de leitura 3 min

É muito comum, nos dias de hoje, que o treinamento da equipe de vendas não seja colocado como uma prioridade, mesmo sabendo que muitos dos funcionários não possuem experiência e que a receita da sua loja depende da performance deles.

Isso é um grande erro! Para conseguir resultados melhores devemos instruir e capacitar a ponta.

 

Por isso, viemos dar algumas dicas de como treinar a sua equipe de vendas para obter resultados incríveis.

Vamos lá?

 

Postura e Confiança

O corpo é o primeiro contato que um cliente tem com o vendedor, e a leitura corporal é primordial para dar o start na venda.

Ficar encostado no balcão e prateleiras ou sentado dentro do provador passam a sensação de desânimo e falta de vontade de trabalhar.

Também é muito importante ter confiança na abordagem com o cliente, mas é sempre bom lembrar que confiança se distingue de ser invasivo. Tenha controle sobre a venda, mas respeite o espaço do cliente.

 

Atenção e Observação

Para que um vendedor se torne cada vez melhor é extremamente importante que ele observe tanto as pessoas com quem trabalha quanto os compradores.

É a partir da observação de outros vendedores que se cria uma sinergia na loja e um senso de melhoria dentro de cada vendedor, percebendo o que estão fazendo de certo e onde existe espaço para mudanças no seu desempenho na hora de vender. Além de saber pedir ajuda quando for preciso!

Um bom vendedor também sabe prestar atenção na forma como o cliente está se comportando dentro da loja. Sabe fazer uma boa leitura corporal para satisfazer o comprador e torná-lo um cliente fiel.

 

Disposição e Proatividade

Estar à disposição do cliente é uma premissa para quem está vendendo. É muito importante que o vendedor esteja sempre atento para atender, verificar o estoque, levar ao caixa, concluir a compra e, em alguns casos, mostrar boa vontade para localizar produtos que talvez estejam disponíveis em outra unidade.

Também é muito importante que o cliente seja fidelizado. Sabe aquilo de anotar número de telefone, data de aniversário e o tamanho que ele veste? Esse pequeno ato faz muita diferença nos contatos futuros com este comprador.

É a partir daí que conseguimos criar um relacionamento mais personalizado com o cliente, seja fazendo seu cadastro na loja ou mantendo uma comunicação mais efetiva por mensagens, por exemplo.

 

Ambiente saudável

Apesar de lojas trabalharem com metas, um ambiente extremamente competitivo e com muita tensão gera um mal-estar entre os funcionários, o que acaba refletindo na hora da venda e o atendimento e sobre a loja em si. Então criar um ambiente saudável e de respeito entre todos que trabalham ali é uma das ações mais importantes para que as vendas da loja corram de vento em popa.

Podemos perceber que trabalhar a gestão da equipe de vendas, treinando e capacitando, além de aumentar exponencialmente os resultados, também leva os clientes a se sentirem confortáveis com a experiência que tiveram na loja, e consequentemente a voltarem a fazer compras com a sua equipe.

Fidelizar a clientela é criar um networking de parceiros que te ajudarão a impulsionar sua marca para terceiros!

Agora que você já sabe a importância e como treinar sua equipe, que tal começar a planejar sua próxima promoção? O nosso artigo 6 Dicas sobre como realizar um bom planejamento de promoção de vendas pode te ajudar a dar passos mais certeiros!

Até a próxima!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up