Vendas

Como lojas podem utilizar o Instagram para vender mais

fevereiro 24, 2019
Tempo de leitura 5 min

Todos os proprietários e gerentes de lojas físicas gostariam de ver seu estabelecimento comercial bem movimentado e com alto giro de estoque. Afinal, custos com funcionários e com o local não param mesmo com a loja vazia.

Já pensou como o Instagram pode ajudar a reverter esse quadro? Mesmo que você não queira ter uma loja virtual ou vender por meio da rede social, ainda é uma ferramenta poderosa para atrair clientes até o seu estabelecimento.
Quer entender como? Veja agora como usar o Instagram para vender mais em sua loja física.

Por que ter um Instagram?
Primeiramente, precisamos reforçar que essa rede é a mais representativa. Além de já terem ultrapassado a marca de 1 bilhão de usuários, cerca de 80% deles interagem com, ao menos, um perfil comercial por dia.
Se você ainda não tem um perfil para o seu negócio, isso significa que está perdendo a chance de se posicionar na sua região para uma grande quantidade de pessoas.

Como posso usar o Instagram para vender mais?
Se você até agora não entendeu como pode dar um up nas vendas da sua loja física com a ajuda do Instagram, mostraremos algumas formas para fazer isso.

Invista em boas imagens
Não poste em seu feed fotos com resolução ruim, mal focadas ou com qualidade baixa. Use uma câmera profissional e, de preferência, com um fundo agradável ou branco, dependendo da posição e do produto.
Fotos mais nítidas e que valorizam o produto aumentam as chances de gerar mais engajamento e interesse do seu público.

Faça uma bio completa
A descrição do seu perfil é a primeira coisa que o seu público verá ao acessá-lo.
Então, procure colocar quais são os produto vendidos na loja, sua cidade e não deixe de acrescentar as opções de contato. Se você vende apenas pela loja física, é uma boa ideia colocar em que região da cidade sua loja está.
Use o termo “roupas”, “sapato” ou “acessórios”, para que seu perfil seja sempre otimizado nas buscas a serem realizadas.
Quanto mais segmentada a sua bio, mais usuários qualificados seu perfil atrairá.

Faça a gestão do conteúdo
Pesquise entre os concorrentes, entenda o seu público-alvo a fundo e elabore conteúdo pertinente, útil e de qualidade.
No caso de uma loja de roupas, por exemplo, por mais que você tenha muita variedade em estoque, priorize aquelas peças que estão em evidência na moda. Essa é uma forma de oferecer conteúdo atrativo. Você também deve usar stories para compartilhar dicas úteis e interessantes.
Todo esse conteúdo deve ser programado. Então, faça um cronograma para as suas publicações, considerando datas especiais, chegada de produtos e coleções novas, entre outros.

Faça anúncios com o Facebook Ads
Os anúncios que você faz no Facebook Ads, podem ser replicados no Instagram.
O gerenciador de anúncios do Facebook permite que você delimite seu público para qual região da cidade e, até mesmo, em nível de bairro. Então, os anúncios que você fizer com a correta delimitação, serão ótimas oportunidades de você alcançar diretamente o seu público e obter melhores resultados.
Que tal impulsionar a chegada de uma nova coleção? Use essa mesma ferramenta para anunciar as promoções que estão acontecendo em sua loja e para atrair mais pessoas para comprar.

Ofereça desconto especial
O Instagram é uma rede social e, para empresas, tem o principal objetivo de relacionamento com os clientes. Então, usar o Instagram para oferecer descontos exclusivos para os clientes é um jeito inovador de unir o físico com o virtual.
Uma boa dica é: você pode publicar um storie ou foto, por exemplo, avisando que quem assistiu, terá uma vantagem ou um desconto. Além de estimular o engajamento nas redes sociais, ainda renderá mais visitas à loja!

Realize sorteios
Essa estratégia funciona bem para quem quer ganhar seguidores no Instagram.
Lembre-se de condicionar o sorteio às curtidas, seguidores, marcação de amigos, entre outras. Isso é importante para garantir esse engajamento e para que pessoas conheçam sua loja.
Só não se esqueça de avisar se o sorteio é restrito a pessoas que moram na cidade onde a loja está ou se há a possibilidade de enviar o prêmio.

Interaja com as pessoas
As pessoas vão comentar nas fotos e enviar mensagens. Perguntarão dos preços, tamanhos, cores. Responda!
Elas interagem com o seu perfil na expectativa de serem respondidas da mesma forma como seriam se tivessem ido pessoalmente ou telefonado na loja.
Então, preocupe-se em tirar as dúvidas e passar informações completas. Se o volume de interações for grande, de preferência, deixe alguém por conta disso na loja.

Automatize seu Instagram
Esse é um recurso muito útil, principalmente a partir de quando foi implementado algoritmo, que diminuiu o alcance orgânico das publicações. A automação do Instagram vai tornar a sua gestão mais profissional. Além de aumentar o seu número de seguidores, proporcionará:
• mais engajamento (porque automatiza suas interações);
agendamento de posts e stories;
• automação de mensagens diretas;
• visão privilegiada dos relatórios de resultados da sua página.
Tudo isso tornará a gestão mais fácil e permitirá que você consiga gerenciar por completo seu perfil e, assim, obter melhores resultados por menores esforços.

Mesmo que você tenha uma loja física, sem interesse em abrir um e-commerce ou usar o Instagram para vender, é possível aplicar essa rede social com o objetivo de estabelecer o posicionamento de mercado em seus arredores e, assim, atrair e vender para mais clientes em sua loja física.
Outra questão importante é contar com a automação para Instagram para esse processo. Assim, será possível alcançar mais pessoas e garantir o que é mais importante: engajamento e vendas.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up