Já está virando tradição no Brasil a espera pela Black Friday, que acontece, geralmente, na última sexta-feira do mês de novembro.
Já no início do mês os consumidores começam a acompanhar os preços e selecionar seus produtos de desejo e as lojas começam a pensar estratégias e divulgar suas promoções.
Portanto sabemos que o Varejo de Moda na Black Friday, quando se trata de lojas físicas, não tem uma lucratividade tão grande quanto no varejo online. Ainda sim, com estratégia, planejamento e uma boa divulgação, é possível rentabilizar neste período. Por isso, preparamos aqui algumas dicas para a gestão de varejo de moda na Black Friday.
Continue até o final e boas vendas!
1 – Crie uma estratégia específica para a Black Friday
Assim como em qualquer data comemorativa, o Varejo de Moda na Black Friday deve se posicionar estrategicamente. Sem uma estratégia definida, sua campanha pode não funcionar tão bem.
A estratégia é a primeira parte do planejamento. É quando você decide que tipo de campanha você vai fazer, quais peças vão entrar em oferta e qual será a promoção oferecida aos clientes.
Estratégia de Venda 1 – Queima de Estoque
Objetivo da campanha: girar peças paradas em estoque.
Promoções possíveis:
- Compre X reais em peças da nova coleção e ganhe X% de desconto em qualquer peça da coleção anterior;
- A cada 3 peças a 4a vai de brinde (sempre a peça de menor valor);
- Look completo (mínimo X peças) com X% de desconto;
- X% de desconto em todas as peças marcadas com etiqueta da Black Friday;
- Descontos progressivos em peças marcadas com etiqueta da Black Friday. Exemplo: 10% comprando 3 peças, 20% comprando 4 peças, 30% comprando 5 peças.
Estratégia de Venda 2 – Fideliza Clientes:
Objetivo da campanha: fidelizar clientes.
Promoções possíveis:
- Comprando a partir de X reais o cliente ganha um cupom de 20% de desconto para próxima compra;
- Compras a partir de X reais o cliente ganha um brinde;
- Aceitando fazer cadastro na loja, ganha cupom de X reais de desconto;
- Clientes que comprarem na Black Friday participam de um sorteio.
Estratégia de Venda 3 – Aumentar as Vendas
Objetivo: aumentar as vendas.
Promoções possíveis:
- X% de desconto em toda a loja;
- Descontos em todos os produtos (remarcação).
Estratégia de Venda 4 – Coleção Nova
Objetivo: apresentar a coleção de verão.
Promoções possíveis:
- X% de desconto nos itens da nova coleção;
- Look completo da nova coleção: comprando 2 peças, a terceira tem X% de desconto;
- Comprando acima de X reais em peças da nova coleção (sem desconto), ganhe (estabeleça um brinde que valha a pena para o seu cliente: uma peça até X reais, pode ser, inclusive, uma peça da coleção antiga, por exemplo).
Perceba: a estratégia de venda para lojas deve sempre começar por um objetivo e, a partir do objetivo, a campanha é criada.
2 – Planejamento para Loja de Varejo de Moda na Black Friday
A Black Friday no varejo de moda é uma data muito importante e, como toda campanha, demanda planejamento. Tendo sua estratégia de vendas criada, coloque no papel tudo aquilo que será necessário para o sucesso da sua campanha:
2.1 – Entenda a demanda da sua loja de varejo de moda na Black Friday
- Faça uma retrospectiva do movimento da sua loja de Varejo de Moda na Black Friday de anos anteriores.
- Use históricos de venda e relatórios gerados pelo seu sistema de gestão para entender e fazer uma previsão de demanda para a Black Friday deste ano.
- Caso seja uma loja nova, ou que o seu sistema não seja tão eficiente a ponto de gerar este tipo de relatório, tente fazer uma pesquisa de mercado, converse com lojistas da sua região, etc. e também analise suas vendas dos últimos meses para ter uma base de comparação.
2.2 – Analise e Programe o seu Estoque
Com um bom controle de estoque e com seu inventário em dia é possível perceber se será necessário contactar o seu fornecedor para uma nova compra ou se o ideal é criar uma estratégia para girar o estoque parado, por exemplo.
2.3 – Crie uma Estratégia de Comunicação e Marketing
Comunicar com antecedência e estratégia é extremamente importante para gerar, no seu público, o desejo de ir à sua loja de Varejo de Moda na Black Friday, em vez de ir a outras lojas ou fazer compras online.
Crie um cronograma de comunicação, tanto nas mídias digitais quanto na sua loja física de forma a despertar o desejo e a curiosidade no seu cliente.
Lembre-se dos gatilhos de marketing e crie bons conteúdos visuais para divulgar sua promoção.
Ah, e lembre-se que o visual da sua loja também comunica. Não se esqueça de trazer esta comunicação também para os clientes que estão presencialmente na sua loja.
3 – Elabore, com cuidado, sua estratégia de precificação
Os clientes que desejam adquirir produtos do Varejo de Moda na Black Friday já estão esperando por esta data. Provavelmente, estão acompanhando os preços e aguardando as promoções.
Portanto, ofereça descontos e promoções reais, que valem a pena para o cliente!
Mas, cuidado para não errar feio e levar um “tiro no pé”, precificando de forma a levar prejuízo. Não faz sentido nenhum instituir uma precificação criada aleatoriamente e ficar rezando para dar certo.
Até para dar descontos, é preciso fazer com análise e baseado em informações e dados reais.
Porém se a sua loja possuir um bom sistema de gestão, é possível verificar os índices markup e markdown de cada produto registrado e entender as margens de preços e descontos possíveis.
Usando uma estratégia eficiente, a assertividade da sua precificação da sua loja é muito mais garantida!
4 – Invista no pós-venda para continuar vendendo
De acordo com o professor Philip Kotler, considerado o maior especialista em marketing do mundo, conquistar um novo cliente tem um custo 6 vezes maior do que manter os clientes que você já tem.
Portanto, investir em um excelente atendimento, focado na experiência do cliente, e em um pós-venda eficiente também é uma ótima estratégia para a sua loja de varejo de moda na Black Friday (e para continuar vendendo o ano todo também).
Por isso, seguem algumas dicas de como você pode aproveitar a Black Friday para fazer a sua loja de moda crescer cada vez mais:
4.1 – Mantenha seu CRM sempre atualizado
Registrar e alimentar os dados fornecidos pelos seus clientes pode ser uma excelente estratégia para continuar vendendo para eles posteriormente.
Utilize todas as formas de comunicação possíveis para manter o cliente engajado com sua loja (só cuidado na forma como realiza esta comunicação, para não virar um SPAM).
Faça também pesquisas de satisfação, procurando saber a opinião deles sobre o atendimento, sobre os descontos e os produtos. Isso pode te ajudar a melhorar a qualidade da sua loja, identificando os pontos fortes e fracos na visão do seu público-alvo.
Mantenha essas informações em dia te possibilita manter contato com os clientes, apresentar novos produtos e até oferecer produtos similares aos que eles compraram recentemente.
4.2 – Crie benefícios específicos para “clientes fiéis”
Crie uma espécie de “clube de fidelidade” para sua loja, onde clientes que compraram mais vezes, ou a partir de um valor X terão direito a benefícios especiais, como:
- Cupons de desconto;
- Brindes exclusivos em datas especiais;
- Aviso com prioridade sempre que chegarem novidades;
- Convites para eventos, como a inauguração de uma nova coleção, por exemplo.
A criação deste “clube de fidelidade” é mais uma razão para ter um bom CRM e mantê-lo sempre atualizado.
5 – Ter um excelente sistema de gestão
Nossa última dica é: faça questão de adquirir um excelente sistema de gestão.
Isso pode fazer toda a diferença para a sua loja de varejo de moda na Black Friday e também em qualquer momento do seu calendário de varejo.
Um sistema de gestão de vendas especializado em varejo de moda deve possuir todas as ferramentas necessárias para a gestão de uma loja de roupas:
5.1 – Um excelente módulo PDV
Que facilite o registro de entrada e saída de produtos, acelere o fechamento de vendas e otimize todo o processo de atendimento ao cliente.
5.2 – Um CRM eficaz
Que possibilite a inserção de informações sobre os clientes e faça cruzamento de informações de compras, oferecendo possibilidades de comunicação, seleção de clientes por perfis específicos e campanhas de SMS, por exemplo.
5.3 – Um módulo de retaguarda fácil de usar e eficiente
Que te permita visualizar seu estoque de forma ampla, selecionar produtos facilmente, acompanhar inventário, programar compras, etc.
5.4 – Integração das rotinas da sua loja
Assim, cada loja, no varejo de moda, possui rotinas muito específicas, em relação a outros ramos de varejo. Ter a possibilidade de inserir as rotinas específicas de uma loja de moda é uma grande vantagem, em relação a um sistema genérico.
Isso vai desde as rotinas de vendas e gestão de equipe, rotinas relacionadas com estoque e controle de produtos até as rotinas burocráticas e fiscais.
Por isso é importante um sistema de gestão que seja integrado e que faça o cruzamento de todas as informações possíveis.
Considerando todas essas ferramentas e diversas outras facilidades, indicamos o melhor sistema de gestão para lojas do segmento de moda: o sistema de gestão de vendas da CRIAR Varejo.
Um software de gestão específico e desenvolvido por alguém que conhece de perto a rotina do varejo de moda.
Ainda dá tempo! Para a sua loja de varejo de moda nesta Black Friday, contrate o melhor sistema de gestão de lojas: CRIAR Varejo.