Black Friday em lojas físicas de roupa: como vender mais?

Marina
16 de outubro de 2019

Este é um artigo para te ajudar a preparar a sua loja física de roupas e acessórios para vender mais neste Black Friday!

A Black Friday é uma data comercial que nasceu nos Estados Unidos e vem sendo disseminada por vários lugares do mundo. No Brasil, ela chegou de mansinho há alguns anos atrás, principalmente para o comércio virtual, mas está ganhando cada vez mais espaço em lojas físicas. 

Segundo uma pesquisa do Google em parceria com a Provokers em 2019, pela primeira vez desde que chegou ao Brasil, o número de compras na Black Friday em lojas físicas deve se equiparar ao das compras online. E você precisa se preparar!

Para isso, preparamos algumas dicas para você vender mais neste Black Friday:

  • Faça ofertas reais!

Muitos consumidores têm desconfiado das ofertas da Black Friday no Brasil, por causa de maquiagens de preços ou ofertas que, na verdade, não representam uma economia real para o comprador.

Crie promoções possíveis para você, mas que realmente valham à pena para o seu cliente. Isso pode garantir a conquista de novos clientes e a fidelização de clientes novos e antigos.

Claro que você não deve abaixar os preços a ponto de ter prejuízos na Black friday!

  • Analise as suas condições e os descontos que você pode oferecer. 
  • Selecione um mix de produtos que valha a pena entrarem em oferta. 
  • Aproveite para fazer girar peças “encalhadas” ou com pouca saída.

Para conseguir calcular um desconto que te possibilite ainda ter lucro ou pelo menos não ter prejuízo, entenda mais sobre o markup para precificar os produtos.

  • Prepare a sua equipe

Uma equipe bem treinada é importante em qualquer momento, para o sucesso da sua loja física de roupas e acessórios. Mas durante a Black Friday, quando todo o varejo está em promoção, o atendimento pode ser o diferencial da sua loja.

Treine a sua equipe de vendas para um bom atendimento. Instrua-os a oferecerem produtos além daqueles buscados pelos clientes. Prepare-os para apresentar aos clientes as vantagens da compra naquele momento. Isso pode ser determinante para aumentar o ticket médio da sua loja!

  • Prepare a sua loja para a ocasião

Organize a sua loja, deixando os produtos com “melhores preços” mais visíveis. 

Prepare o espaço para receber um fluxo maior de pessoas. Facilite os processos. Garanta que o sistema de gestão da sua loja de roupas e acessórios seja o mais eficiente, automatizando as rotinas operacionais de maneira simples. O atendimento e a finalização da compra tem que ser rápidos para não tumultuar a loja e afastar potenciais compradores.

Capriche na vitrine e no visual da sua loja de roupas e acessórios, afinal, é o seu principal cartão de visita.

Prepare também sua retaguarda

Prepare o estoque para a Black Friday. Faça um inventário prévio. Isso te permitirá enxergar as peças “encalhadas” e entender o que você deve promocionar. Também evita perdas e extravios nestes períodos. 

Além disso, analisar os números de vendas nos anos anteriores através do seu sistema de gestão é um grande diferencial para saber as peças com mais saída e produtos atrativos para esta promoção. Assim, você poderá negociar com seus fornecedores e ver se eles têm capacidade de entrega das peças a tempo desta data.

Organize o estoque da maneira mais prática para atender à demanda da Black Friday. Isso evitará que seus vendedores gastem muito tempo buscando mercadorias no estoque e deixem de atender os clientes neste tempo.

  • Invista na divulgação para a Black Friday

Marketing direto: email marketing, SMS e whatsapp

Se você possui um mailing de clientes, prepare um email marketing apresentando suas ofertas especiais para o Black Friday. Crie um texto atraente, para que seu email ganhe destaque em meio aos demais e não passe despercebido na caixa de entrada do seu cliente. Lembre-se: o assunto do email é o mais importante para que o cliente abra.

Caso seus clientes não utilizem muito o e-mail, você pode trabalhar o marketing direto através de SMS ou o próprio whatsapp. 

O SMS tem sido uma forma muito eficiente para ações promocionais, pois chega direto no celular da pessoa sem que ela sinta que tem sua privacidade invadida. O desafio é fazer uma mensagem reduzida que chame a atenção e leve a pessoa até sua loja. 

Dica: um cupom de desconto exclusivo pode ser um ótimo estímulo.

O whatsapp apesar de ser uma rede social muito utilizada aqui no Brasil, demanda muito cuidado na hora de trabalhar divulgações comerciais. Se você ficar só enviando promoções que as pessoas não pediram para receber, elas podem te denunciar como spam e seu número pode ser bloqueado. Então, prefira interagir nesta rede como uma conversa, parecendo o mais individual e interativo possível, ao invés de disparar propagandas.

Dica: Mesmo que você dispare uma lista de transmissão fale sempre de “uma pessoa para uma pessoa”. 

Exemplo: Olá! Como vai? Aqui é “Fulano” da “Loja Tal”. Você esteve aqui há um tempo atrás.

Talvez você tenha interesse em comprar com descontos da nossa Black Friday que começa amanhã. 

Está precisando de biquíni, vestidos ou blusas para o verão? Me chama aqui que eu te falo os descontos que temos pra você. Abraço!

Influenciadores

Uma possibilidade de divulgação interessante é buscar uma parceria com alguns influenciadores de moda da sua cidade. Muitas vezes um simples stories de um digital influencer te garante milhares de visualizações!

Os micro influenciadores, ou seja, pessoas comuns com poucos seguidores mas com alto poder de influência de compra em seu meio, podem ser a tacada certa neste momento.

Por exemplo, você pode dar um voucher de compras para que o influenciador vá até sua loja na Black Friday e registre na rede social dele este momento te marcando e incentivando mais pessoas a irem aproveitar as ofertas.

Instagram 

Caso você já utilize o Instagram como meio de comunicação de sua loja física de roupas e acessórios, vale a pena criar séries de publicações preparando o público para o “grande dia” ou “a semana de ofertas”. Aproveite a ferramenta stories do Instagram para criar um “suspense”, gerando expectativa no seu público e trabalhando o gatilho curiosidade. 

Mas, atenção!

Como estamos próximos à data, esses recursos são interessantes para quem já tem um público engajado. Se você não tem o Instagram como uma ferramenta de comunicação com seu público, esse recurso não será muito útil para a Black Friday 2019, pois o público do Instagram costuma ser mais resistente à publicidade e não interagir com marcas que não conhecem.

Se você ainda não utiliza o Instagram, dê uma olhada nessas dicas de como lojas físicas de roupas e acessórios podem utilizar o instagram para vender mais.

  • Planeje-se!

Toda ação promocional da sua loja de roupas e acessórios deve ser planejada, e a Black Friday não será diferente. 

Crie metas de vendas, prepare a equipe e negocie com fornecedores. Mas, isso tudo demanda antecipação!

Quanto maior a sua antecipação, melhor a sua capacidade de planejamento e mais segura será a sua ação promocional. Acompanhe os dados econômicos do mercado e também da sua loja. 

Procure saber se o seu sistema de gestão te dá acesso a relatórios com indicadores sobre o desempenho da sua loja e equipe. Isso facilitará os momentos de análise e tomadas de decisões e te ajudará a definir suas ações promocionais.

Com planejamento, ferramentas de gestão voltadas para lojas de roupas e acessórios, estratégias de marketing eficientes e uma equipe bem treinada é possível garantir bons resultados. Dessa forma, suas vendas podem ser o melhor possível o ano inteiro!

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