Verão 2022: mercado e tendências para o varejo de moda

Marina Clara
17 de janeiro de 2022

O Verão 2022 já começou, mas você conhece as tendências de moda e de mercado para o varejo? Neste artigo vamos dar uma panorama geral para você se preparar e não ficar pra trás!

A pandemia do novo coronavírus trouxe profundas transformações no mercado varejista de roupas, calçados e acessórios. Isso porque transformou a mentalidade e os hábitos dos consumidores. 

Por essa razão, entender o perfil dos consumidores a partir de agora, bem como as tendências para o mercado e o que estará em voga nas coleções de Verão 2022 é importantíssimo para não tomar decisões erradas.

Neste artigo vamos te dar um panorama geral do mercado e tendências para o varejo de moda no verão 2022. 

Previsões para o Varejo de Moda em 2022

De acordo com as estimativas, o Mercado de Moda deve perceber um crescimento das vendas em 2022. 

Segundo pesquisa realizada pela IEMI, esse crescimento no mercado de vestuário deve ser de 6% em 2022.

Já uma análise do setor varejista realizado pela EMIS prevê um crescimento de 3,8% em volume de vendas no varejo brasileiro, em 2022.

Ambas as pesquisas trazem uma perspectiva positiva de crescimento para o Varejo de Moda neste ano que se inicia. Sabendo disso, é hora de se preparar e criar estratégias para aumentar as vendas neste Verão 2022. 

Para isso, conhecer e estar alinhado com as tendências é importantíssimo!

Tendências de mercado do Varejo de moda em 2022

Como já dissemos em outros textos aqui no blog, identificar as tendências do mercado de moda vai te ajudar a criar estratégias que caminhem na mesma direção dos movimentos do mercado.

Por essa razão, recorremos à pesquisa feita pela WGSN, autoridade mundial em previsão de tendências de consumo, para trazer para você as principais previsões para o Verão 2022, no que diz respeito às lojas físicas de roupas e acessórios.

  • Soluções eletrônicas:

Um dos pontos de destaque da pesquisa em relação às lojas físicas é em relação às soluções eletrônicas e de autoatendimento, que continuam sendo tendência, mesmo com o fim da pandemia.

  • Experiência de compra:

Lojas conceito ou que ofereçam experiências de compra, são ótimas opções para atrair o consumidor. Outra estratégia é a criação de estabelecimentos e pontos de venda temporários, em eventos ou pontos estratégicos em locais frequentados pelo seu público-alvo.

  • Omnichannel

Integração de canais de venda físicos e online é uma ótima estratégia para fidelizar clientes. Aliar recursos de vendas virtuais com retiradas nas lojas físicas também é uma possibilidade.

  • Localismo e comunidade

Percebe-se nos consumidores o desejo de perceber um desenvolvimento conjunto das comunidades. Portanto, as lojas físicas podem apostar em fornecedores locais e na contratação de mão de obra da própria comunidade.

  • Conteúdos online

Outra forte tendência para 2022 é a identificação com marcas e lojas a partir do seu conteúdo online (mesmo que a venda só aconteça no formato físico). Conteúdos de moda, lives de venda, combinações, apresentações de produtos, o dia-a-dia da loja e da equipe.

Tendências da Moda para o Verão 2022

As cores da moda influenciam e refletem os consumidores, seus desejos, medos e anseios. E, após 2 anos de pandemia, o que se espera da moda é que ela seja reconfortante e inovadora.

Afinal de contas, por conta da pandemia de Covid-19 os consumidores ficaram mais hesitantes e cuidadosos. Agora os olhares estão voltados para a saúde e o bem-estar e, em termos de consumo, as pessoas estão buscando produtos que trazem essa sensação de harmonia e conforto.

De acordo com o perfil “Consumidor do Futuro 2023” traçado pela WGSN, as cores e tons deste Verão 2022 contam com as tradicionais cores quentes e vibrantes, comuns ao verão. Mas os tons metálicos, escuros e neutros também vão ganhar o seu espaço nas coleções Verão 2022.

Veja agora as paletas de cores criada pela WGSN para esta temporada:

Natureza Realçada

Uma paleta com tonalidades quentes e energizantes, pensada em tons que melhoram o humor e energizam corpo e mente. Mas também apresenta tons mais frios e terapêuticos, com cores mais pálidas, que têm um efeito purificante e calmante.

Imagem: Reprodução site WSGN

Prazeres do Cotidiano

Já a paleta Prazeres do Cotidiano traz tons mais suaves e uniformes, sem contrastes chocantes. “Uma seleção harmoniosa de tons terrosos quentes e tonalidades mais frias, intensas e sombreadas” que trazem um apelo mais equilibrado e agradável.

Imagem Reprodução site WSGN

*Os nomes das cores são exclusivos da WGSN

Esses tons podem ser encontrados em estampas florais e tropicais. As estampas que remetem ao handmaid (feito à mão) também estarão em alta.

E nas modelagens, mangas bufantes, recortes vazados, modelagens amplas e confortáveis dividem espaço com tops e corpetes, com bastante referência aos anos 1990/2000.

Agora que você já está por dentro das tendências do Verão 2022, não fique pra trás!

Converse com a nossa Equipe

Ainda com dúvidas ? Você pode falar diretamente com um de nossos consultores sobre o processo de implantação em sua loja. Não perca mais tempo e dinheiro, seja CRIAR.
WhatsApp