Loja híbrida é um conceito que vem ganhando espaço e adeptos no Brasil e no mundo. E a tendência é só crescer! Se você não conhece este conceito, leia este artigo até o final que vamos te contar tudo sobre esse novo formato de varejo.
A palavra “híbrido” se refere à junção de duas ou mais coisas diferentes. E isso se aplica a diversas áreas.
Existem espécies de plantas híbridas, animais híbridos, carros híbridos…
No ano de 2021 se popularizou o ensino híbrido, onde parte da turma está na escola, presencialmente enquanto, simultaneamente, outra parte assiste às aulas de forma online.
No Varejo de Moda este conceito não é muito diferente.
Ele pode se referir à junção de diferentes atividades, num mesmo espaço. Mas também, às vendas por meio de lojas físicas e online simultaneamente.
Mas calma! Vamos esclarecer alguns pontos sobre loja híbrida!
Essa ideia da junção do físico com o online não é nenhuma novidade. Essa prática é, na verdade, bastante comum!
Por exemplo, quando o cliente compra online e retira na loja, esse tipo de venda se enquadra no formato do varejo híbrido. Ou quando compra pela internet, mas tem a opção de trocar ou devolver o produto em uma loja física. Ou ainda, quando existe a possibilidade de experimentar o produto na loja física e receber o produto em casa.
Todas essas possibilidades de loja híbrida requerem, antes de tudo, um bom planejamento e uma gestão integrada, capaz de organizar as logísticas de estoque, prazo de entrega dos produtos, etc..
Uma outra possibilidade de varejo híbrido, que não necessariamente tem haver com o online, é quando a loja se propõe a oferecer mais de um tipo de serviço/produto.
Esse tipo de espaço está virando tendência! Afinal, o cliente encontra mais coisas em um mesmo lugar, favorecendo a compra por impulso e podendo gastar mais dinheiro ali.
Bom pro cliente, melhor ainda pra loja!
O varejo híbrido já é uma realidade, e só vai crescer!
A tendência ao varejo híbrido nasceu por volta de 2013 e foi, aos poucos, ganhando adeptos pelo mundo. Segundo uma pesquisa do Connected Shoppers Report, cerca de 67% dos brasileiros usaram a opção de comprar online e retirar na loja, em 2019. Antes mesmo da pandemia do novo coronavírus.
Mas, com certeza, essa tendência foi acelerada em 2020, pela necessidade de adaptações que este momento requeria. E a previsão é que este tipo de consumo só se intensifique, cada vez mais.
Uma pesquisa realizada pela Social Miner, juntamente com a Opinion Box, registrou que, em 2021, 52% das pessoas que participaram da pesquisa tinham interesse em aderir a este modelo híbrido, mesmo com o fim da pandemia.
Essa pesquisa também revela que, se comparados com 2019, aqueles que pretendem mesclar compras no online e nas lojas físicas vai passar de 29% para 49% em 2021.
Mas isso não significa o fim das lojas físicas.
Pelo contrário!
Essa mesma pesquisa revelou que, como já dissemos em outros textos aqui no blog, 46% dos entrevistados ainda pretendem fazer suas compras em lojas físicas. Isso se deve ao fato de acreditarem que tocar e experimentar a peça antes de comprar é imprescindível.
Ou seja, isso é um alerta de tendência para nós, gerentes, proprietários e trabalhadores das lojas físicas de roupas, sapatos e acessórios. Afinal de contas, o varejo de moda em lojas físicas tem visto uma curva ascendente, com o auxílio das novas tecnologias.
Isso significa que é possível crescer. Mas é necessário se adaptar!
O varejo híbrido e a pandemia
Ao começarmos a sentir os impactos da pandemia no Brasil, um dos primeiros setores a serem prejudicados foi, sem sombra de dúvidas, o varejo de moda.
Essa situação exigiu dos lojistas a necessidade de se reinventarem e criarem novos formatos de vendas para fugir da crise. E assim, se tornaram lojas híbridas.
Nesse momento, mesmo sem consciência disso, muitas lojas físicas aderiram ao formato híbrido. Por exemplo, ao oferecerem vendas pelo whatsapp com retirada (estilo drive-thru) na loja.
Ou quando passaram a fazer vendas online, via catálogos em redes sociais – como Facebook e Instagram – e agendamento para que o cliente pudesse experimentar a roupa na loja com o mínimo de contato com outras pessoas.
Essas situações deixaram ainda mais evidente esta tendência que vinha crescendo aos poucos.
Uma loja física híbrida – outras possibilidades
Para além da fusão do físico com o online, existem outras possibilidades de transformar sua loja física em um espaço híbrido.
Afinal de contas, o termo híbrido se refere a uma mistura. Que pode, sim, ser do online com o presencial. Mas pode também ser a mistura de diferentes produtos e serviços, voltados para um mesmo público, no mesmo espaço.
Já imaginou uma loja de roupas masculinas, uma barbearia e um pub ocupando o mesmo espaço? Ou uma loja de roupas infantis que divide seu espaço físico com uma loja de brinquedos?
Esse tipo de fusão, geralmente, é feita para dividirem os custos.
Mas também aumentam o ticket médio das vendas e o tempo de permanência de um cliente em um espaço.