A primeira compra para abrir uma loja de roupas
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A primeira compra para abrir uma loja de roupas

26 de abril de 2021

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Fazer a primeira compra para abrir uma loja física de roupas é uma tarefa que deixa muitos lojistas preocupados. Mas esta é uma decisão que deve ser bem planejada para que a sua loja obtenha sucesso.

Primeira compra loja de roupas

O estoque inicial de uma loja é um desafio que está interligado a diversos fatores. Neste texto, vamos destrinchar os pontos principais para você fazer a primeira compra da sua loja:

  • > Quanto investir na primeira compra
  • > Escolha dos fornecedores
  • > Escolha das peças na primeira compra
  • > Dicas para ganhar assertividade nas compras

Quanto investir na primeira compra da sua loja de roupas?

Essa é uma pergunta difícil, afinal de contas, você ainda não tem um histórico de vendas. A primeira compra é o seu “motor de arranque” para colocar a sua loja de roupas para funcionar.

Claro, não existe uma receita pronta para esta decisão. Mas você pode pensar em alguns pontos que te ajudarão a definir. Um deles é fazer um bom planejamento financeiro.

Você fez um planejamento financeiro inicial para a sua loja? E, dentro deste planejamento, qual o valor estipulado para investir no seu estoque? Você pesquisou fornecedores, concorrência, etc?

Você pensou em tudo o que você precisa investir para abrir as portas (aluguel, mobiliários, vitrine e decoração, funcionários, etc.)? Não se esqueça de que é necessário um capital de giro para a loja funcionar. 

Se o seu planejamento financeiro for bem completo, provavelmente você investirá uma quantia suficiente para começar a ter histórico de vendas. Com isso, suas compras, a princípio intuitivas, ficarão, pouco a pouco, mais assertivas, em termos de variedade e quantidade de peças.

Na realidade, o valor do investimento é você quem decide, de acordo com as suas possibilidades. Mas é importante ter em mente que o seu estoque é que vai determinar se você dá conta de pagar o seu aluguel ou não, por exemplo!

Como assim?

Quanto maior o seu estoque maior o seu potencial de vendas (claro, aliado a outros fatores, como localização e aquecimento do mercado)! Afinal, ele se reverte no quanto de vendas você vai (ou pode vir a) ter. Não tem como você ter um estoque de 20 mil e querer vender 50 mil, não é mesmo?

Portanto, para montar o seu primeiro estoque, você deve se perguntar: esse estoque é suficiente para pagar o ponto em que eu estou? Esta é também uma conta para validar a sua capacidade de manter aquele ponto ou procurar por outro. O seu aluguel deve ser no máximo 10% do seu potencial de vendas.

E como calcular o Potencial de Vendas?

Basta dividir o valor de venda do seu estoque por 2. Claro que esta é uma média de valor. Mas é a média aplicada a este tipo de negócio e que costuma funcionar.

Escolha dos fornecedores

A escolha dos fornecedores também é um ponto crucial para a formação do seu primeiro estoque. Como você já sabe o seu público-alvo e já tem uma ideia de qual tipo de roupas você deseja trabalhar, chegou a hora de buscar por fornecedores.

Mas como escolher?

Busque por bons fornecedores. 

A internet está aí e pode ser uma ótima aliada nessa pesquisa. Se você já tem uma lista de possibilidades, busque essas empresas na internet. Veja as avaliações no Google e no Reclame Aqui. Acompanhe as redes sociais da empresa, etc.

Se você ainda não tem essa lista, vá às redes sociais dos seus concorrentes, busque pelas marcas, pelas hashtags, etc. Assim, você formulará essa lista para uma primeira triagem.

Compare os preços

Isso parece óbvio! 

Mas pense não apenas no preço de compra das peças. Pense também no preço que você pode vender essas peças. Isso te dará uma ideia de qual a possível margem de lucro que você poderá ter com esse fornecedor.

Isso fará diferença, principalmente, em relação à qualidade dos produtos. Produtos de melhor qualidade podem ser vendidos um pouco mais caros.

Antes de fechar com o fornecedor

Busque entender os meios de pagamento que ele oferece. Alguns fornecedores exigem o pagamento do primeiro pedido à vista, por exemplo. Avalie os prazos de entrega, etc. 

Se você tiver possibilidade, faça uma compra-teste. Compre a quantidade mínima e observe se o fornecedor respeita os prazos de entrega, se os produtos chegam em bom estado, etc.

Observe também a forma como este fornecedor lida com você, enquanto cliente. Ele responde rapidamente às suas dúvidas? Ele te trata com respeito e responsabilidade, mesmo antes de fechar o negócio? 

Você conhece outros clientes desse fornecedor? Então observe o preço que esses clientes conseguem vender as peças desse fornecedor e veja se, para você, essa margem é aplicável. Isso também te dará poder de barganha com ele.

Se for possível, fale com o fabricante. Ele conhece melhor do que ninguém quem revende suas peças. Mas, se ele também for varejista, lembre-se, ele também é seu concorrente!

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Lembre-se que o seu negócio pode crescer!

Escolha um fornecedor que te dê a possibilidade de aumentar a quantidade dos pedidos com o passar do tempo. Que consiga te atender, caso a sua loja fique maior. Pergunte também, mesmo este não sendo o objetivo, é importante pensar nisso, se seria possível fazer pedidos menores quando (ou se) for o caso.

Escolha fornecedores locais

Uma dica que está em alta no momento é escolher fornecedores locais . A valorização de pequenos produtores e produtores locais já era uma tendência e foi acelerada pela pandemia do novo coronavírus

Sem contar que isso acelera o tempo dele de entrega, já que o fornecedor está próximo de você, e evita DIFAL (diferença de alíquota), por ser do mesmo estado.

Claro que não é o fato de ele estar próximo que faz dele um bom fornecedor. Essa dica não invalida as anteriores. Portanto, continua valendo a pesquisa de preços, prazos, condições de pagamento, etc. 

Além disso, pequenos produtores costumam não produzir em larga escala. Portanto, neste caso, vale a pena ter vários fornecedores e apostar no marketing de peças exclusivas, ou “poucas peças em estoque”.

Escolha das peças da primeira compra

A primeira compra é sempre uma aposta.

É muito importante estarmos cientes de que a primeira compra para a sua loja de roupas e acessórios será sempre uma aposta. Afinal, você ainda não tem referências e registros de vendas. 

Portanto, vale a pena a observação do comércio na região onde você estará inserido: 

  • > Qual o público daquela região? 
  • > Qual tipo de loja tem na região? 
  • > Quais concorrentes vendem mais? E quais peças têm mais saída?
  • > Que tipo de peças/roupas estão em falta na região. (plus size, infantil, masculina, etc…)

Mas, acima de tudo, o ponto mais importante de você observar e pesquisar antes de fazer a primeira compra é: o seu público-alvo

Tente observar quais tipos de peça fazem mais sucesso entre o seu público. Ou ainda, o que este nicho sente que está em falta ou tem dificuldade de encontrar?

Isso te ajudará a fazer uma primeira compra mais assertiva. 

Dicas para ganhar assertividade 

Estoque primeira compra

Após a primeira compra, para que você não erre mais com o seu estoque, é importante você se atentar para algumas questões:

1-) Mantenha o seu estoque sempre organizado. Isso te ajudará a ver, encontrar e perceber a falta das peças. Mantenha uma gestão de estoque ativa e constante.

2-) Faça inventários rotineiros de estoque

3-) Mantenha um histórico de compras e vendas. Não perca os preços de compra e custo de cada peça de cada peça, etc. Isso te ajudará na hora de realizar promoções, enxergar peças com mais saída e peças encalhadas e até de negociar valores com fornecedores. Um bom sistema de gestão poderá facilitar bastante esse registro, mantendo esse histórico sempre atualizado.

Lembre-se:

A segunda compra melhora com base no histórico da sua primeira compra, e assim, sucessivamente. Mas, para isso é imprescindível o registro e o acompanhamento dos históricos de compra e venda.

 Históricos bem registrados são o ponto crucial para você fazer compras cada vez mais assertivas!

Conferência e cadastro de produtos automatizado, integração com WhatsApp e plataformas de e-commerce, controle de condicional/sacolinha/bags, dashboards inteligentes e muito mais. Ganhe tempo e informações de forma simples para tomada de decisões.

 

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