6 passos para montar sua loja de roupas multimarcas

6 passos para montar sua loja de roupas multimarcas

27 de fevereiro de 2019

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Apesar das roupas serem parte essencial da vida de todas as pessoas, abrir uma loja de roupas e acessórios não é necessariamente fácil, e pode vir cheia de obstáculos desanimadores.
No entanto, hoje viemos trazer um passo a passo para te ajudar a montar sua loja de roupas multimarcas e deixar sua jornada empreendedora um pouco mais tranquila.

O plano de negócios (que você já deve ter ouvido falar por aí) te ajuda a estruturar o início do seu empreendimento. Vamos evidenciar alguns pontos importantes dele aqui em nosso passo a passo.
Com o plano de negócios você descobre desafios e oportunidades dentro do seu empreendimento e abre novos horizontes para que sua ideia tenha mais possibilidade de dar certo na prática.
Também é com o plano de negócios que você consegue planejar pontos essenciais para o nascimento da sua loja de roupas, como concorrência, planejamento financeiro e muito mais.
Vamos lá?
 

1. Qual o seu público – alvo?

Conhecer o seu público é, talvez, o principal ponto para o sucesso de uma loja de roupas, afinal, como vender e atingir pessoas que você não tem nenhuma informação sobre?
É muito importante neste ponto fazer uma profunda pesquisa dentro do público que você deseja atingir. Importante conhecer as marcas que eles buscam, o estilo de vida, classe social, hábitos de consumo e referências, por exemplo.
Desprender um pouco mais de tempo nesta etapa pode te ajudar a definir grande parte da sua trajetória de negócio, uma vez que ações de marketing, escolha de produtos e até a escolha do ponto de venda serão diretamente influenciados por essa pesquisa de mercado.
Caso seja inviável fazer essa pesquisa por conta própria, existem inúmeras empresas no mercado que trabalham exatamente com isso, e a contratação de um profissional pode ser muito bem vinda!
 

2. Faça um planejamento financeiro

É muito comum lembrar de colocar no papel as despesas e investimentos um tempo depois que o empreendedor já começou a investir, não é mesmo?
Mas isso não pode acontecer, precisamos ter controle financeiro desde o primeiro centavo gasto com qualquer negócio que decidimos abrir.
Por isso, é muito importante que você faça um planejamento financeiro bem no começo da sua jornada de criação da sua loja de roupas, e esse planejamento engloba todos os gastos já existentes, projeções de gastos e lucros para os meses seguintes e também um cálculo de payback.
Payback é o cálculo que te informa em quanto tempo você terá retorno sobre o seu investimento inicial baseado na sua projeção.
Outro ponto que deve ser inserido no planejamento financeiro é a existência de um capital de giro, já que as compras de estoque muitas vezes são feitas à vista ou com um prazo de pagamento curto, e as compras dos clientes são, em grande parte, com pagamento à prazo.
O controle financeiro é essencial para mantermos um caixa saudável e conseguirmos prever e lidar com possíveis eventualidades, como por exemplo, uma queda inesperada de vendas.
 

3. Estudo da concorrência

Antes de entrarmos em qualquer mercado saber quem são os principais concorrentes daquele setor é dever de casa!
Estudar a concorrência faz com você reconheça os seus pontos fortes e fracos e que entenda onde o seu concorrente tem uma abertura para você se sobressair.
Além disso, um prévio estudo sobre quem está atuando no mercado também diz muito sobre a saúde desse setor.
Analisar se a concorrência está “se dando bem” é um bom indicativo se esse setor está indo de vento em polpa ou se você precisa dar mais uma estudada sobre investir nessa área.
 

4. Diversifique seus produtos

Bem, estamos falando sobre multimarcas, não é mesmo? Diversificar os produtos da sua loja não passa de uma premissa, mas como fazer isso de forma sensata?
Não adianta apostar em inúmeras marcas que não fazem sentido ao seu público, por isso, estude bastante as marcas feitas para o perfil dos seus clientes, que estejam dentro do poder aquisitivo do mesmo e que, além de tudo, trazem movimento para a sua loja de roupas.
E é importante lembrar que não basta ter uma diversidade de produtos que competem entre si, é preciso racionalizar a sua compra e compreender qual o mix de produtos que fazem sentido para a sua dinâmica de vendas, para o seu “cardápio” de produtos ofertados e para a gestão de compras junto a fornecedores.
E como a primeira compra de estoque, é normalmente, feita com pagamento à vista, não se pode esquecer de inserir esse fator no planejamento financeiro que falamos lá em cima, ok?
 

5. Planeje bem o ponto de venda

A loja será o contato mais importante do seu cliente com sua marca. Fazer uma boa ambientação, prestando atenção a detalhes cruciais como iluminação, mobiliário, manequins, visual merchandising e claro, a música que estará tocando é muito importante.
Afinal, é como aquele ditado, a primeira impressão é a que fica. O importante é deixar o seu cliente o mais confortável possível no seu estabelecimento para comprar mais sem se sentir incomodado com o ambiente.
Além disso, o visual da loja afeta efetivamente na experiência do consumidor, atuando como tanto como ferramenta de construção de uma imagem positiva ou negativa da sua marca como ferramenta de vendas.
Contar com um empresa especializada em mobiliários e projetos para pontos comerciais é um investimento necessário se você deseja deixar seu espaço atrativo para seu público.
 

6. Controle seu estoque

Ser um varejista implica em ter um estoque variado e cheio de minúcias. Por isso, ter o seu estoque na palma da mão é essencial para atuar neste setor.
Manter um estoque controlado, organizado e abastecido é o ponto chave para manter um bom gerenciamento, um bom relacionamento com clientes e claro, as vendas constantes.
Bom lembrar que quanto antes isso seja feito, maiores são as chances de reduzir os erros com o inventário. Por isso, um bom sistema de gestão é indispensável. Já imaginou ter que controlar todos os produtos que chegam e saem numa caderneta? Isso é coisa do passado!
Com estes primeiros passos você já vai ter uma noção inicial para analisar o que fazer para montar sua loja de roupas.

E ai, o que achou deste passo a passo? Você acrescentaria algo em nossa lista? Deixe nos comentários abaixo!

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