Como a Análise de Dados pode ajudar os Varejistas de Moda a tomarem Melhores Decisões?
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Como a Análise de Dados pode ajudar os Varejistas de Moda a tomarem Melhores Decisões?

29 de maio de 2023

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Conheça o CRIAR Varejo, um software de gestão integrada exclusivo para o Varejo de Moda.

Sabe como a análise de dados ajuda os varejistas de moda?

A análise de dados é extremamente importante para empresas do varejo de moda. Ao utilizar uma ferramenta de análise de dados, podemos ter percepções valiosas sobre o comportamento dos consumidores, as tendências de mercado e a performance da loja. 

Com o uso adequado de ferramentas de análise de dados, os lojistas podem tomar decisões mais embasadas e estratégicas. Isso pode levar a um aumento nas vendas para as lojas de roupa e, consequentemente, favorecer o crescimento do negócio.

Quer saber mais sobre análise de dados no varejo de moda? Continue por aqui e fique por dentro!

Análise de dados – O que é isso?

Analisar dados é uma forma de olhar com atenção para as informações que sua loja coleta, transformando tudo em insights úteis para tomar decisões importantes. Isso é feito usando  estatísticas, técnicas matemáticas que ajudam a identificar padrões e tendências no comportamento dos seus clientes e nos processos do seu negócio.

Essa análise pode ser feita em várias áreas, como finanças, saúde, marketing, tecnologia e moda.

Usar dados para entender melhor seus clientes e suas operações pode ajudar a melhorar a qualidade dos seus produtos, serviços e processos, além de tomar decisões mais informadas e reduzir riscos.

É claro que você não precisa coletar, armazenar e analisar os dados da sua loja, sozinho! Existem ferramentas capazes de fazer esse compilado de informação para que você consiga ter uma visão geral antes de tomar suas decisões. O sistema CRIAR Varejo é uma excelente opção para isso!

E como a análise de dados ajuda os varejistas de moda?

Pequenas lojas de roupas enfrentam muitos desafios para se manterem competitivas em um mercado em constante mudança. No entanto, essas lojas podem utilizar as análises de dados para entender melhor seu negócio e tomar decisões embasadas em informações, e não em “achismos”.

Isso traz maior assertividade para as decisões tomadas e favorece o desenvolvimento do negócio!

Uma das maneiras de utilizar essas análises de dados é identificando tendências de vendas. Ao analisar os dados de vendas, é possível descobrir quais produtos estão vendendo bem e quais não estão, bem como quais são os períodos de pico de vendas. Com essa informação, a loja pode ajustar o estoque e planejar melhor as promoções e campanhas de marketing para impulsionar as vendas.

As análises de dados também trazem grandes melhorias na gestão de estoque. Ao analisar os dados de estoque, é possível evitar a falta ou excesso de determinados produtos. A loja pode usar essas informações para definir quando é necessário reabastecer os produtos e quais itens precisam ser descontinuados.

Além disso, é possível personalizar o atendimento ao analisar os dados de clientes. Essa análise pode ajudar a entender melhor as preferências de compra dos clientes, incluindo os produtos mais populares e as formas de pagamento preferidas. Com essa informação, a loja pode personalizar o atendimento e oferecer sugestões de produtos relevantes.

Por fim, é possível planejar as promoções e campanhas de marketing analisando os dados de promoções anteriores. Essa análise pode ajudar a determinar quais estratégias são mais eficazes na geração de vendas e fidelização de clientes.

Com essa informação, a loja pode planejar melhor as campanhas futuras e ajustar as estratégias para maximizar o retorno sobre o investimento.

É importante ressaltar que a análise de dados pode parecer intimidadora, mas há diversas ferramentas e recursos disponíveis para ajudar os lojistas a começar a utilizar essa prática em seus negócios.

Uma dessas ferramentas é um software de gestão integrado, especializado no varejo de moda. Uma ferramenta como esta pode fazer toda a diferença na coleta e análise de dados de venda, estoque, clientes, etc.

Quais áreas do varejo de moda a análise de dados ajuda os varejistas?

A análise de dados pode ser aplicada em diversas áreas do varejo de moda, facilitando as mais diversas tomadas de decisão. Algumas das principais áreas em que a análise de dados pode ser aplicada no varejo de moda são:

Vendas: 

A análise de vendas pode ajudar a entender quais produtos estão vendendo mais e quais estão com baixo desempenho, permitindo que as lojas ajustem suas estratégias de estoque e preços de forma mais eficiente.

Estoque: 

A análise de estoque permite que as empresas entendam o desempenho do estoque, incluindo quais produtos estão em excesso e quais estão em falta, permitindo que a loja faça ajustes para otimizar suas compras.

Comportamento do cliente:

A análise de comportamento do cliente ajuda os lojistas a compreenderem o que seus clientes estão comprando, quando e como estão comprando. Ajuda também a saber quais canais de vendas estão gerando mais tráfego e conversões (para o caso de lojas híbridas e e-commerces).

Análise de concorrência: 

A análise de concorrência serve para ajudar as lojas a entenderem como estão se saindo em relação a seus concorrentes. Isso permite que elas ajustem suas estratégias de precificação e marketing para se manterem competitivos. 

Inclusive a CIELO, parceira da CRIAR Software, possui o CIELO Farol, ferramenta que mostra análises das vendas em cartão da sua loja e de lojas do mesmo segmento da sua região.

Tendências de mercado: 

Analisar as tendências de mercado permite que as lojas identifiquem as tendências crescentes no mercado de moda, facilitando a adequação mais rápida às novas demandas e comportamentos de consumo.

Ao utilizar ferramentas de análise de dados para compreender melhor o desempenho do negócio, as lojas de moda podem tomar decisões mais inteligentes e estratégicas para se manterem competitivas e relevantes no mercado de varejo de moda.

Quais dados podem ser foco da análise de dados no varejo de moda e como isso ajuda os varejistas?

No varejo de moda, há diversos dados que podem ser coletados e analisados para ajudar a entender melhor os clientes e melhorar as operações do negócio. Alguns deles, nós já falamos, como os dados de vendas, estoque e comportamento do cliente.

Provavelmente, muitos desses dados a sua loja já coleta. Mas será que vocês estão sabendo utilizá-los de forma eficiente para o seu negócio? Ter essas informações de forma visual, fácil de serem analisadas e compreendidas, faz toda a diferença!

Além desses dados, existem outros dados que podem ser analisados para ajudar a melhorar o desempenho da sua loja de moda e que, muitas vezes, são esquecidos. 

  1. Dados de engajamento do cliente: 

Informações sobre a forma como os clientes interagem com a loja, como por exemplo, se participam de programas de fidelidade, se compartilham e engajam com as redes sociais, avaliações, entre outros.

  1. Dados de performance de campanhas de marketing: 

Dados e informações sobre o desempenho de campanhas de publicidade, promoções, ou ações específicas para aumentar as vendas.

  1. Dados do mercado:

Informações sobre tendências do mercado, concorrentes, eventos e como a loja pode se adaptar e se posicionar.

A análise de dados pode ser aplicada em muitas outras áreas do varejo de moda, como precificação, merchandising e muito mais. Ao analisar esses dados, os varejistas de moda podem entender melhor seus clientes, otimizar suas operações, tomar decisões mais assertivas e melhorar o desempenho do seu negócio.

Grandes  varejistas de moda que utilizaram a análise de dados para crescer:

Sabemos que falar que a análise de dados ajuda os varejistas de moda pode parecer um pouco estranho, nos remetendo a empresas de tecnologia ou algo do tipo. Porém, existem muitas empresas do varejo de moda que utilizaram análise de dados para crescer.

Será que você conhece alguma delas?

Zara

 A Zara é uma das empresas mais conhecidas, dentro do varejo de moda, por utilizar a análise de dados em suas operações. 

A empresa coleta dados de vendas em tempo real de suas lojas em todo o mundo e usa esses dados para decidir quais itens devem ser produzidos em massa e quais itens devem ser produzidos em menor escala.

Isso também pode ser aplicado a lojas menores e que não fabricam seus próprios produtos. Com o cruzamento de uma análise de vendas e de estoque, você consegue planejar suas compras e montar o seu mix de produtos com base nas preferências do seu público.

Stitch Fix

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A Stitch Fix é uma empresa de moda online que usa análise de dados para fornecer recomendações personalizadas aos seus clientes. 

A empresa coleta dados de seus clientes, incluindo suas preferências de estilo, tamanho e histórico de compras. Depois, usa esses dados para recomendar roupas e acessórios que se adequam ao seu estilo pessoal.

Isso também é aplicável a lojas menores e até a lojas físicas! Com um bom CRM, o lojista tem informações sobre as preferências dos seus clientes e consegue criar campanhas de divulgação de coleções ou de produtos bem segmentadas. 

Nike 

A Nike, grande marca de produtos esportivos, utiliza a análise de dados para entender as preferências de seus clientes e desenvolver produtos que atendam a essas preferências. 

A empresa coleta dados de suas lojas físicas e online, bem como de mídias sociais e outros canais, e usa esses dados para tomar decisões informadas sobre design de produtos e marketing.

Você também pode observar as interações do seu público em suas redes sociais e perceber os produtos que têm feito mais sucesso entre o seu público-alvo.

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imagem: Criar Varejo

H&M 

A H&M é uma fast fashion europeia, presente em diversos países. Essa rede de lojas usa análise de dados para identificar tendências de moda e tomar decisões informadas sobre o que produzir e como comercializar seus produtos. 

A empresa coleta dados de vendas em suas lojas físicas e online, bem como de mídias sociais e outras fontes, e usa esses dados para identificar padrões e tendências de consumo. 

Quais lições sobre análise de dados os pequenos varejistas de moda podem aprender com as grandes marcas?

Certamente, a análise de dados pode parecer uma tarefa complexa e que requer grandes investimentos em tecnologia e equipe especializada. No entanto, existem algumas lições que os pequenos varejistas de moda podem aprender a partir dos exemplos das grandes empresas citadas acima:

1. Coleta de dados: 

O primeiro passo é coletar os dados dos clientes, vendas e operações de sua loja. Isso pode ser feito com um software de gestão para varejo de moda, que permite registrar informações detalhadas sobre cada transação, além de manter um cadastro atualizado de clientes.

2. Identificação de tendências: 

A partir dos dados coletados, é possível identificar tendências de consumo, como quais produtos estão em alta, quais tamanhos são mais procurados, quais dias e horários as vendas são mais intensas, entre outros. Isso permite que o varejista ajuste sua oferta para atender melhor às demandas do público.

3. Personalização do atendimento: 

Ao analisar os dados de seus clientes, é possível identificar suas preferências de compra e histórico de compras. Com essas informações, é possível oferecer um atendimento personalizado, sugerindo produtos que possam interessar ao cliente ou enviando ofertas e promoções especiais.

4. Controle de estoque: 

O uso de um software de gestão para varejo de moda também permite um controle mais eficiente do estoque, evitando que produtos fiquem encalhados e gerando prejuízo para a loja.

5. Identificação de oportunidades: 

A análise de dados permite que o varejista identifique oportunidades de negócio, como lançamento de novos produtos, ampliação do mix de produtos ou mudanças no layout da loja para melhorar a experiência do cliente.

6. Promoções e campanhas de marketing

Os dados de promoções e campanhas de marketing podem ser usados para avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) em marketing e determinar quais estratégias são mais eficazes na geração de vendas e fidelização de clientes.

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Com essas lições em mente, os pequenos varejistas de moda podem se beneficiar da análise de dados, mesmo sem ter recursos e equipe especializada como as grandes empresas. O importante é estar atento às informações que estão sendo geradas e buscar constantemente aprimorar a gestão do negócio.

Dados que o Sistema CRIAR Varejo pode te ajudar a coletar e analisar

Como já vimos, é extremamente importante coletar e analisar dados, mesmo se a sua loja de moda for pequena. Neste caso, um grande aliado será o seu sistema de gestão!

O sistema CRIAR Varejo é uma excelente ferramenta de gestão de varejo de moda. Por ser um software especializado, é capaz de coletar, compilar e criar análises de dados extremamente relevantes para a sua loja de moda!

Existem diversas informações que podem ser encontradas no software de gestão CRIAR Varejo e que podem ser utilizadas para realizar uma análise de dados bem aprofundada da sua loja:

  1. Vendas 
  2. Estoque
  3. Clientes
  4. Margem de lucro
  5. Precificação: Markup e Markdown
  6. Indicadores de desempenho da sua equipe

Esses são apenas alguns exemplos de dados coletados pelo sistema de gestão para loja de roupa da CRIAR Varejo que podem ser analisados para ajudar a sua loja de moda a crescer. 

Agende uma demonstração do sistema para gestão de lojas em varejo da CRIAR Varejo e garanta as melhores decisões para o seu negócio!

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