Calendário do Varejo 2024: você já se preparou?
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Calendário do Varejo 2024: você já se preparou?

21 de fevereiro de 2024

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Não é segredo para ninguém que o ano já começou e o Verão 2024 já está acontecendo a todo vapor! Mas, mesmo que o ano já tenha iniciado, sempre é tempo do lojista aproveitar e gerar novas possibilidades para incrementar suas vendas.

Nesses momentos iniciais do ano, é importante que você esteja atento para as datas comemorativas do varejo, porque estas representam excelentes momentos para impulsionar as vendas. Para criar oportunidades de venda e de lucro, é essencial ter um planejamento estratégico para maximizar, e é sobre isso que você irá ler logo abaixo.

Neste artigo, vamos oferecer todas as orientações para você organizar seu Calendário Promocional baseando-se no Calendário do Varejo 2024. Utilize-o para otimizar cada época do ano, criando chances inéditas de vendas e promoções.

Lembre-se: você não deve deixar para depois! Não procrastine! Comece já o seu planejamento com o Calendário do Varejo 2024. Explore as datas comerciais tradicionais, mas também busque alternativas para se destacar! Às vezes, sair do padrão é a chance do seu negócio se diferenciar entre os outros.

Bora saber mais?

Calendário do Varejo 2024 e as principais datas mês a mês

Para facilitar a identificação de oportunidades e aprimorar o seu planejamento 2024, sabemos que ter um guia ao seu favor facilita MUITO o seu dia a dia como empreendedor, certo?

Por isso, preparamos um guia com as datas mais relevantes do varejo e outras que podem ser um diferencial para sua loja. A ideia aqui que vai te auxiliar é que você veja, mês a mês, algumas estratégias que podem ser aplicadas. Leia abaixo e veja como fazer valer cada mês do seu ano.

Janeiro

Inventário: aproveite o primeiro dia útil do ano para realizar o inventário da sua loja. É o momento em que o estoque está mais baixo devido às vendas de Natal.Além de organizar seu estoque, aproveite para separar produtos com grade furada e até mesmo aqueles produtos fora da coleção. Na sequência faça uma promoção logo na primeira semana do ano para começar o ano com as vendas em alta.

Trocas de Natal: nas primeiras semanas do ano, muitas pessoas vão às lojas para trocar presentes recebidos no Natal. Aproveite para potencializar as vendas e esteja preparado para um fluxo mais intenso de pessoas.

Período de Férias: um momento ideal para oferecer produtos relacionados a lazer e viagens, como moda praia e peças esportivas. Lembre-se de que as crianças sempre estão com o desejo de comprar e de ter, então foque em produtos infantis também.

Fevereiro

Liquidação de Verão/Troca de Vitrine: ótima oportunidade para vender itens de fim de ano em excesso. Muitas pessoas aguardam este momento para realizar compras. Foque nos descontos e nas liquidações.

09 a 13 –  O Carnaval está no ar! A folia começou, então concentre-se em acessórios temáticos e veja se não há nenhuma moda do momento que viralizou nas redes sociais. É o momento para promover shorts, saias, camisetas, moda praia(pra quem vai viajar), regatas, sandálias, chinelos e muito mais pra quem vai curtir a folia.

14 – Valentine’s Day (Dia de São Valentim): promova essa data nas redes sociais, associando-a às peças em liquidação. Por mais que a data seja americana, o brasileiro gosta de seguir a tendência mundial, então venda artigos relacionados à paixão.

Março

08 – Dia Internacional da Mulher: crie campanhas de valorização da mulher, evitando clichês e incentivando o autocuidado, o amor próprio e a compra de produtos que valorizem, de fato, o lado feminino.

15 – Dia do Consumidor: ideal para promoções segmentadas, utilizando seu CRM para estratégias direcionadas.

20 – Início do Outono: momento para apresentar a nova coleção Outono/Inverno.

25 a 29– Semana Santa e Páscoa: uma oportunidade, especialmente em cidades turísticas, para atrair clientes e aumentar as vendas. Inclusive, para as crianças, as fantasias são sempre grandes atrativos.

Maio

12 – Dia das Mães: uma das datas mais significativas para o Varejo de Moda. Realize campanhas nas redes sociais e promoções de conjuntos de roupas. É importante também que você busque ideias da moda que realcem a beleza da mulher para além do papel de mãe.

25 – Dia do Orgulho Nerd: ideal para destacar peças com estampas de super-heróis ou desenhos animados.

Junho

12 – Dia dos Namorados: excelente data para lojas de moda, especialmente as de lingeries e roupas masculinas.

Festa Junina ao longo de todo mês – Apesar do dia oficial ser comemorado no dia 24 de junho, dia em que celebra-se a festividade de São João, o mês de junho é repleto de comemorações juninas. Aproveite para promover peças com estampas xadrez e jeans, além de acessórios para enfeites de cabelo e de corpo.

21 – Início do Inverno: mostre sua coleção de inverno, com peças mais pesadas.

28 – Dia do Orgulho LGBTQIAP+: se seu público é jovem e diversificado, crie campanhas especiais e invista em peças que dialoguem com este grupo.

Julho

13 – Dia do Rock: ideal para campanhas voltadas ao público que aprecia rock, variando entre diferentes faixas etárias.

26 – Dia dos Avós: data ótima para atrair o público idoso e promover interações entre avós e netos.

Período de recesso escolar: ótima chance para atrair adolescentes e jovens à loja. Busque opções de vendas que sejam atrativas para a faixa etária que você deseja atrair.

Agosto

11 – Dia dos Pais: um pouco menos lembrado do que o Dia das Mães, ainda continua sendo uma data importante para o varejo de moda, principalmente para as lojas de vestuário masculino.

15 – Dia dos Solteiros: use as redes sociais para celebrar esta data, promovendo o amor próprio e incentivando compras para baladas, por exemplo.

21 – Dia Internacional da Moda: um momento para focar em um nicho específico de clientes e antecipar tendências da próxima estação.

Setembro

06 – Dia do Sexo: apesar de ser pouco visada, é uma excelente portunidade para lojas de lingerie e roupas íntimas.

15 – Dia do Cliente: momento de estreitar relações com clientes específicos, especialmente com promoções direcionadas, como cupons desconto e benefícios.

22/23 – Início da Primavera: troca de coleção. Mude o visual e o ambiente da loja, explorando o Visual Merchandising, e faça uma vitrine que converse com a estação.

Outubro

12 – Dia das Crianças: período crucial para lojas de moda infantil, com ações especiais durante a semana da criança, combinando coleções de moda com as tendências da época e, se possível, atividades lúdicas para atrair pais e crianças.

Novembro

29 – Black Friday: data extremamente visada para descontos e promoções, tanto no comércio eletrônico quanto no presencial. Planeje-se para aproveitar ao máximo.

Dezembro

22 – Início do Verão: e chegamos a ele, um dos momentos mais aguardados por todos! Renove a coleção com foco nas festas de fim de ano e moda praia.

25 – Natal: momento ideal para todas as categorias. Foque na divulgação e crie estratégias para estimular o ato de presentear, incluindo a opção de cartões-presente e cupons de desconto. Tente criar um clima de solidariedade, campanhas de compaixão e a ideia de que o que importa são as memórias criadas a partir do presente. Prepare-se também para o aumento nas trocas de peças após o Natal.

31 – Réveillon: é o momento de fazer vitrines com produtos com cores tradicionais para a virada do ano. Invista no branco(paz), amarelo(dinheiro), vermelho(amor) e outras cores..

Como otimizar o uso do Calendário do Varejo 2024 na sua loja?

Agora, mesmo sabendo todas as datas, uma dúvida ainda pode estar na sua cabeça: como otimizar esse calendário para aproveitar o máximo possível das datas ao seu favor?

Conhecer o calendário do varejo 2024 é essencial para capitalizar nas datas comemorativas e fortalecer o relacionamento com os clientes. Pensando neste ponto, aqui algumas dicas para você aproveitar ao máximo essas oportunidades e ter sucesso em suas campanhas promocionais:

  • Foque nas ações mais relevantes: desenvolva seu calendário promocional com base no comportamento do seu público-alvo.
  • Planeje cada ação detalhadamente e antecipadamente, anotando tudo que será necessário para a execução.
  • Evite fazer promoções consecutivas. Crie intervalos no seu calendário para destacar o valor de cada ação.
  • Utilize seu software de gestão para analisar relatórios e dados, entendendo quais produtos são mais procurados, o perfil do seu público, e definindo preços e promoções de forma estratégica.
  • Invista na divulgação constante através de redes sociais e automatize o envio de ofertas via SMS, WhatsApp e/ou e-mail.
  • Destaque as datas especiais não só nas campanhas, mas também na decoração da loja.
  • Se tiver canais de vendas online com opção de retirada na loja, mantenha-os ativos, pois as lojas híbridas são uma tendência crescente.
  • Seja criativo nas promoções, oferecendo brindes, sorteios e outras ações.
  • Treine sua equipe para cada ação e mantenha-os informados sobre mudanças e estratégias de atendimento.
  • Tome decisões baseadas em dados. Utilize suas ferramentas de gestão para avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) de cada ação. Apesar da sua intuição ser boa, nada supera uma atitude tomada tendo em vista os dados e as análises.

Pode parecer uma atitude desnecessária, mas sempre esteja atento: nas mais diversas áreas da vida, incluindo a do mercado da moda, a antecipação é fundamental para se diferenciar e identificar novas oportunidades. 

Afinal, uma coisa é certa: planejando com antecedência, você consegue negociar melhores condições com fornecedores, desenvolver estratégias de marketing e publicidade eficazes e criar promoções para datas específicas destinadas a grupos de clientes.

Além disso, é claro que você deve buscar suportes e ferramentas que trabalhem em conjunto com a sua marca e ao seu favor, otimizando ainda mais os seus processos dentro do mercado da moda. Ferramentas como o Sistema CRIAR Varejo são, sem dúvidas, muito úteis para campanhas de SMS, envio de cupons de desconto e identificação de produtos-chave para datas específicas.

De nada adianta uma antecipação extrema sem suportes e sistemas que te auxiliam nessa função, então também esteja atento a esse ponto! Um ótimo 2024 para você e para a sua empresa.

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