10 Vantagens de Investir em um CRM para Varejo de Moda

10 Vantagens de Investir em um CRM para Varejo de Moda

10 vantagens de investir em um CRM para varejo de moda
3 de março de 2023

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Conheça o CRIAR Varejo, um software de gestão integrada exclusivo para o Varejo de Moda.

Quer saber se vale a pena investir em um CRM para varejo de moda? Já pensou em implementar um, mas ainda está inseguro, sem saber se a sua loja é pequena demais para este investimento?

Agora vamos te contar tudo sobre CRM para loja de roupas e mostrar as vantagens desta ferramenta, para lojas de todos os tamanhos!

Uma loja de moda enfrenta diversos desafios no seu dia-a-dia. Por essa razão ferramentas tecnológicas que otimizam as rotinas, automatizando ações e poupando tempo têm sido cada vez mais buscadas, principalmente entre as lojas de pequeno e médio porte.

Inclusive, uma pesquisa feita pela Microsoft afirma que, principalmente com os impactos causados pela pandemia do Covid-19, cerca de 97% das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) brasileiras consideram importante a inclusão da tecnologia de forma permanente em seus negócios. 

Isso significa que, cada dia mais, se tornam importantes as ferramentas que minimizam burocracias e ações repetitivas, mesmo em pequenos negócios. Significa também que os métodos analógicos de gestão não têm sido suficientes para acompanhar a velocidade do desenvolvimento e das necessidades dessas empresas.

Uma dessas necessidades é a gestão da carteira de clientes que, quando bem feita, só traz benefícios para as empresas. E no varejo de moda isso não seria diferente! 

Uma ferramenta essencial para esta função é o CRM. Nele você tem acesso à diversas informações que te ajudam a compreender melhor o perfil do seu público. A partir disso, fica muito mais fácil estabelecer um relacionamento com ele. 

Portanto, esta ferramenta é uma importante aliada para o crescimento das vendas e a fidelização dos clientes. Por isso, neste texto vamos tratar das vantagens de investir em um CRM para varejo de moda e tudo o que você precisa saber antes de fazer este investimento!

O que é CRM para varejo de moda?

CRM é uma sigla que vem do inglês, que significa: Customer Relationship Management, que, traduzido para o português, significa algo como gestão de relacionamento com o cliente.

Por este nome já ficou claro que o conceito de CRM está além de uma ferramenta, não é mesmo?! Afinal, pensar estratégias para a captação, a abordagem e a fidelização de clientes é importante para todos os tipos de negócios, especialmente para o varejo de moda.

sistema para gerenciamento de loja de roupa
imagem: Criar Varejo

Porém, a ferramenta CRM consegue ir além! Afinal, a tecnologia serve exatamente para ultrapassar aquilo que conseguimos fazer de forma analógica! E, quando é uma boa ferramenta, ela permite melhorias em diversas áreas do negócio, como no marketing, no atendimento, nas vendas e na gestão da sua loja, de forma geral!

O CRM para varejo de moda ajuda o lojista a pensar na experiência do consumidor de forma ampla, desde antes de ele entrar na loja! Além de armazenar dados dos clientes, como endereço, telefone, etc., esta ferramenta também registra outras informações como o histórico e o ticket médio de compras deste cliente, facilitando o entendimento das suas preferências e os atendimentos futuros.

Quando o CRM para varejo de moda é eficiente, ele possibilita não apenas o registro dessas informações, como também a integração delas. Isso facilita as vendas e a criação de campanhas e promoções específicas para cada perfil de cliente. 

Outra função de uma ferramenta de CRM para varejo de moda é minimizar as possibilidades de erros humanos no processo comercial. Além disso, ela reduz o tempo de atendimento aumentando a produtividade dos vendedores, que podem se dedicar mais à sua função.

Qual a importância de um CRM para varejo de moda?

O CRM para varejo de moda é uma ferramenta essencial para quem deseja melhorar o atendimento e a comunicação com seus clientes, fazendo abordagens mais assertivas. 

Ter uma base de dados sobre seus clientes possibilita entender melhor e mais rapidamente as necessidades do seu público, mapeando os hábitos de compra de cada cliente. 

Esse mapeamento te facilita levantar dados e informações a respeito de diversos pontos que podem ser relevantes para o funcionamento da sua loja, como sazonalidade e ticket médio de compras. Isso te ajuda no planejamento de compras,  montagem de coleções, criação de ações promocionais, etc.

Com um CRM para varejo de moda, você consegue oferecer um atendimento menos invasivo, evitando ações que podem soar apelativas para os seus clientes e, assim,  transformar o atendimento em um diferencial da sua loja.

Vantagens de um CRM para varejo de moda

Você já deve ter percebido o quanto um CRM para varejo de moda pode ser uma ferramenta extremamente útil para sua loja. Afinal de contas, um sistema para controle das vendas e relacionamento com os clientes é fundamental para qualquer tipo de negócio. Mas, para que você não tenha mais dúvidas, vamos agora apresentar 10 vantagens de investir em um CRM para loja de roupas:

1. Conhecer melhor e acessar informações sobre o seu público

Diferentemente de planilhas de Excel ou cadernos de anotações, os dados ficam registrados no CRM de forma centralizada, facilitando a compilação, o cruzamento, a seleção e o acesso a essas informações. Um bom CRM para varejo de moda possui mecanismos avançados para busca das informações, facilitando e otimizando o trabalho dos seus vendedores.

2. Comunicação mais eficiente com os clientes

Com dados sobre os gostos e hábitos de compra dos seus clientes é possível segmentar o público e comunicar-se de forma mais direcionada. Esses dados também facilitam interagir com eles de forma mais direta, utilizando seus dados registrados, criando campanhas de comunicação através de diferentes canais, como SMS, WhatsApp ou e-mail, por exemplo.

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Além disso, o sistema de CRM também facilita o recolhimento de feedbacks e a análise das devolutivas dos clientes.

Portanto, ter domínio do seu público-alvo e oferecer o que o seu público busca é fundamental para estar à frente dos seus concorrentes diretos!

3. Fidelização dos clientes – melhorias no pós-vendas

Ao ter e acessar facilmente informações relevantes sobre seus clientes torna-se mais fácil investir num melhor relacionamento com eles. Isso porque, sabendo seus hábitos de compra, é mais fácil prever seus desejos e interesses, oferecendo novas peças de forma mais individualizada e assertiva. 

E, como já dissemos em outros textos, o pós-vendas é tão importante para o varejo de moda quanto a venda em si. O desenvolvimento de um bom relacionamento com os clientes, além de fidelizá-los, contribui para transmitir uma imagem positiva da sua loja. Um cliente satisfeito volta e traz outros clientes!

4. Facilita a segmentação dos clientes

Já colocamos isso em outros tópicos, mas vale ressaltar a importância da segmentação de clientes e o quanto isso pode ser utilizado estrategicamente por sua loja de roupas. E o CRM para varejo de moda facilita esta segmentação.

5. Melhora a qualidade do atendimento

Por diversas razões, como otimização do serviço prestado, facilidade de segmentação do público, um atendimento mais personalizado e individualizado e até pelo acesso rápido aos “gostos” do cliente, um CRM para varejo de moda traz, como benefício, a melhoria na qualidade do atendimento ao cliente.

6. Facilidade de implementação

Uma grande vantagem do CRM para varejo de moda é a facilidade de implementação desse tipo de sistema. Quando se trata de um sistema de boa qualidade, como é o caso do sistema CRIAR Varejo, além da implementação, existe também uma facilidade de uso, pois é um sistema bastante intuitivo, facilitando o aprendizado da equipe.

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Varejo de Moda / Imagem: Criar Varejo

7. Facilita a utilização assertiva de cupons de desconto e campanhas direcionadas

Como o CRM para varejo de moda possibilita um mapeamento do perfil de compra do cliente e uma segmentação do público por marca, por artigo, por numeração e até por ticket médio de compras, podemos fazer campanhas bastante específicas utilizando esses perfis. 

Um exemplo é criar uma ação de cupons de desconto, baseados no ticket médio de compras deste cliente.

Portanto, para clientes que compraram até R$199,99:

  • Posso dar um cupom de R$50,00 de desconto;
  • para novas compras com valor acima de R$125,00;
  • para clientes com ticket médio de R$200,00 até R$399,99, um cupom de R$100,00;
  • para novas compras acima de R$250,00 e assim sucessivamente.

Neste exemplo, aplicamos um percentual de 40% de desconto sobre o valor mínimo de compra. Porém, o cliente, neste tipo de situação, acaba comprando mais do que o valor mínimo e, com isso, o desconto total passa a ser menor, pois o valor do desconto está em reais.

8. Traz maior assertividade para tomadas de decisão

Um bom CRM para varejo de moda entrega as métricas de desempenho de forma visual, cruzando as informações registradas, para facilitar a avaliação da performance da sua equipe. Isso facilita ter uma visão mais ampla e realista do seu negócio, diminuindo a possibilidade de se tomar decisões baseados em “achismos”.

9. Otimização da produtividade

Por automatizar o processo de introdução e consulta de informações, o CRM para varejo de moda reduz o tempo necessário para essas (e outras tarefas) que, sem o sistema, seriam feitas de forma manual.

10. Aumento nas vendas

Por todas as questões citadas, com vendedores com mais informações e possibilidades para realizar seu trabalho da melhor forma possível e clientes sendo melhor atendidos, o aumento nas vendas é certo! Além de passar mais credibilidade do que uma loja cujo processo é manual.

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Como você pôde observar, um bom CRM para varejo de moda pode trazer diversos benefícios imprescindíveis para o bom funcionamento do negócio. Além de facilitar o relacionamento com o cliente, otimiza diversas etapas do trabalho e facilita as tomadas de decisão.

Portanto, chegou o momento de conhecer o melhor CRM para varejo de moda que você poderia ter acesso!

O sistema CRIAR Varejo traz todos os benefícios citados neste texto, além de diversos outros! Por ser um sistema de gestão integrado, ele também apresenta um PDV fácil de usar, sistema de controle de estoque e de caixa e a facilidade da adaptação da rotina da sua loja.

Isso acontece porque este sistema foi elaborado por alguém que também é do ramo e entende todas as necessidade do varejo de moda. Portanto, o sistema CRIAR Varejo é exclusivo para lojas de roupas, calçados, acessórios e moda casa, e tem tudo que uma loja de moda precisa, independentemente do tamanho da sua loja!

A CRIAR Software oferece planos que atendem desde MEIs até grandes lojas do segmento.

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