{"id":22162,"date":"2021-06-07T12:15:18","date_gmt":"2021-06-07T15:15:18","guid":{"rendered":"https:\/\/varejodemoda.com.br\/?p=22162"},"modified":"2023-12-28T19:47:48","modified_gmt":"2023-12-28T22:47:48","slug":"identificar-tendencias","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/varejodemoda.com.br\/identificar-tendencias\/","title":{"rendered":"Como identificar as tend\u00eancias e crescer nas vendas"},"content":{"rendered":"\n

Para quem trabalha no varejo de moda, saber identificar as tend\u00eancias \u00e9 important\u00edssimo para crescer nas vendas! Al\u00e9m de atrair mais clientes, esse conhecimento te ajuda a se planejar para n\u00e3o ficar com estoque encalhado.<\/em><\/p>\n\n\n\n

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Identificar tend\u00eancias, nada mais \u00e9 do que perceber quais as mudan\u00e7as que est\u00e3o acontecendo no mundo e na moda que afetam o comportamento do seu consumidor!<\/p>\n\n\n\n

Percebendo as tend\u00eancias, voc\u00ea consegue acompanhar os gostos e o comportamento do seu p\u00fablico. Com isso \u00e9 mais f\u00e1cil prever o que ele tem consumido e como despertar o seu interesse.<\/p>\n\n\n\n

Ficar conhecido como uma loja onde as tend\u00eancias da moda chegam antes da maioria, pode atrair cada vez mais clientes e te ajudar a vender mais! <\/p>\n\n\n\n

Mas, o que s\u00e3o as \u201ctend\u00eancias\u201d?<\/h2>\n\n\n\n

Segundo o dicion\u00e1rio Oxford Languages, tend\u00eancia<\/a> \u00e9 \u201caquilo que leva algu\u00e9m a seguir um determinado caminho ou a agir de certa forma; predisposi\u00e7\u00e3o; propens\u00e3o.\u201d<\/em><\/p>\n\n\n\n

No mundo da moda, tend\u00eancias<\/a> s\u00e3o as previs\u00f5es do que as pessoas v\u00e3o escolher vestir ou comprar. Ou seja, aquilo que as pessoas \u201ctendem a\u201d se interessar.<\/p>\n\n\n\n

As tend\u00eancias s\u00e3o o que movimenta o mercado da moda! Afinal, elas pesquisam e prev\u00eaem<\/a> as grandes mudan\u00e7as no perfil de comportamento do consumidor e preparam o mercado para essas mudan\u00e7as. <\/p>\n\n\n\n

Mudan\u00e7as que v\u00e3o alterar seus gostos, desejos, forma e quantidade de consumo.<\/p>\n\n\n\n

Cuidado! Tend\u00eancia \u00e9 diferente de modismo!<\/h3>\n\n\n\n

Modismo, tamb\u00e9m chamado de hype<\/em>, \u00e9 aquela moda que acontece e passa r\u00e1pido. Elas surgem, geralmente, nas m\u00eddias sociais ou na televis\u00e3o, t\u00eam um \u201cBUM\u201d e acabam. <\/p>\n\n\n\n

O hype <\/em>\u00e9 um grande criador de produtos encalhados<\/a>, quando o lojista n\u00e3o sabe diferenci\u00e1-lo de uma tend\u00eancia! Afinal de contas, n\u00e3o vale a pena investir pesado em pe\u00e7as que n\u00e3o v\u00e3o gerar interesse por mais do que uma esta\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Claro que os modismos tamb\u00e9m movimentam o mercado. Mas como o desejo por eles n\u00e3o \u00e9 duradouro, o ideal \u00e9 absorver apenas alguns deles. Aqueles que t\u00eam haver com o seu p\u00fablico! <\/p>\n\n\n\n

Isso \u00e9 uma boa forma de movimentar o caixa, enquanto a moda dura, sem correr o risco de ficar com muito estoque parado. <\/p>\n\n\n\n

Mas mantenha-se de olho nas tend\u00eancias!<\/h4>\n\n\n\n

Elas v\u00e3o te orientar para as melhores dire\u00e7\u00f5es na hora de fazer as compras da sua loja. \u00c9 nas tend\u00eancias que moram as suas pe\u00e7as coringa e a moda que vai durar um pouco mais de tempo! <\/p>\n\n\n\n

As tend\u00eancias n\u00e3o t\u00eam haver apenas com produtos.<\/strong> Elas s\u00e3o uma nova forma de consumo. Identificando as tend\u00eancias, voc\u00ea estar\u00e1 identificando o comportamento e os desejos futuros do seu cliente.<\/p>\n\n\n\n

E, claro, se preparando pra isso!<\/p>\n\n\n\n

A moda caminha junto com a sociedade<\/h2>\n\n\n\n

A moda n\u00e3o \u00e9 algo est\u00e1tico<\/a>. Como parte importante da cultura, ela muda sempre. A humanidade muda, a moda acompanha!<\/p>\n\n\n\n

Sabendo disso, \u00e9 necess\u00e1rio estar de olho nas mudan\u00e7as culturais e sociais. Isso vai te ajudar a identificar as macrotend\u00eancias! E, a partir delas, consegue-se perceber as dire\u00e7\u00f5es e as tend\u00eancias da moda.<\/p>\n\n\n\n

Mas o que s\u00e3o as macrotend\u00eancias?<\/h3>\n\n\n\n

Macrotend\u00eancias s\u00e3o grandes mudan\u00e7as culturais. Mudan\u00e7as de pensamento, de comportamento e de posicionamento de uma \u00e9poca.<\/p>\n\n\n\n

O Senac SP desenvolveu um material muito detalhado sobre as tend\u00eancias da moda<\/a>. Neste material, eles definem macrotend\u00eancia como \u201ccomportamento definido com base em influ\u00eancias globais, que envolvem desde o modo de agir das pessoas at\u00e9 movimentos da economia, influ\u00eancias de arte, etc.<\/em>\u201d<\/p>\n\n\n\n

Ou seja, macrotend\u00eancias englobam tudo o que tem haver com o comportamento da humanidade! Elas s\u00e3o baseadas em estat\u00edsticas e dados concretos, percebendo para quais rumos a sociedade vai caminhando.<\/p>\n\n\n\n

Cientes das macrotend\u00eancias e em di\u00e1logo com elas, os grandes criadores de moda criam (ou resgatam) pe\u00e7as, elementos, cores, formas e texturas que ir\u00e3o compor as tend\u00eancias da moda.<\/p>\n\n\n\n

Ent\u00e3o, como identificar as tend\u00eancias?<\/h2>\n\n\n\n

Agora chegamos na parte mais pr\u00e1tica deste artigo! <\/p>\n\n\n\n

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Como voc\u00ea, lojista, pode identificar as tend\u00eancias e acompanh\u00e1-las? De que maneira voc\u00ea pode se adiantar, trazendo as tend\u00eancias para a sua loja, antes da sua concorr\u00eancia? E como utilizar esse conhecimento para acertar nas compras e vender mais?<\/p>\n\n\n\n

Acompanhe os influenciadores e fique de olho nas redes sociais<\/h4>\n\n\n\n

Todo “fashionista” est\u00e1 no Instagram<\/a>. Seja ele um influencer ou n\u00e3o. E se eles usam alguma coisa, provavelmente essa coisa \u00e9 tend\u00eancia! <\/p>\n\n\n\n

Busque aqueles influenciadores de moda que t\u00eam o perfil do SEU p\u00fablico-alvo e acompanhe as postagens que eles fazem. Observe tudo o que eles vestem e mostram que \u00e9 novidade.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhe tamb\u00e9m as hashtags<\/em> (#) e os perfis das marcas que a sua clientela mais se identifica.<\/p>\n\n\n\n

Isso vai te ajudar a acompanhar tudo o que est\u00e1 por vir (ou que j\u00e1 est\u00e1 chegando) no mundo da moda. A partir disso, ficar\u00e1 mais f\u00e1cil selecionar aquilo que voc\u00ea acha que mais tem haver com o seu p\u00fablico.<\/p>\n\n\n\n

Seja um bom ouvinte e um \u00f3timo observador<\/h4>\n\n\n\n

Encontre maneiras de \u201ctrocar ideias\u201d e saber o que sua base de clientes gosta, pensa e acompanha<\/a>. Usar as ferramentas das m\u00eddias sociais (como enquetes e caixinhas de pergunta) s\u00e3o uma boa forma!<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, com um bom sistema de gest\u00e3o<\/a>, voc\u00ea consegue registrar as compras e os interesses dos seus clientes. Dessa forma \u00e9 poss\u00edvel baixar relat\u00f3rios e perceber pe\u00e7as, cores e estilos que t\u00eam mais sa\u00edda entre o seu p\u00fablico-alvo<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m fique de olho na concorr\u00eancia. Observe seus movimentos. Perceba suas novidades! Mas mais do que o que eles fazem, observe aquilo que eles n\u00e3o fazem.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m da sua clientela, fique de olho tamb\u00e9m na clientela dos seus concorrentes. O que ela comenta em suas redes sociais? O que ela pede ou sugere? Saber o que ela sente falta e o que ela tem interesse, pode te economizar tempo, sendo uma \u00f3tima fonte de pesquisa!<\/p>\n\n\n\n

Acompanhe eventos e programas de moda<\/h4>\n\n\n\n
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Muitas tend\u00eancias s\u00e3o percebidas pelas grandes empresas de moda e apresentadas nas passarelas. Por mais que aquelas roupas pare\u00e7am, muitas vezes, longe da realidade das ruas e do dia-a-dia, \u00e9 poss\u00edvel perceber ali o que vai virar moda. <\/p>\n\n\n\n

Observe aquilo que aparece no desfile de mais de uma marca. Tipos de corte, cores, tecidos, texturas, linguagens. Tudo isso serve de \u201cdica de tend\u00eancia\u201d, te ajudando a perceber aquilo que provavelmente vai virar moda nas ruas.<\/p>\n\n\n\n

Ou\u00e7a o que os comentaristas desses eventos falam. Isso tamb\u00e9m te ajuda a perceber aquilo que ser\u00e1 moda e que foi apresentado na passarela.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhe p\u00e1ginas e ferramentas de descoberta de tend\u00eancias<\/h4>\n\n\n\n

Existem diversas ferramentas que ajudam a descobrir tend\u00eancias de moda. Uma delas \u00e9 a Tag Walk<\/a>, que ficou conhecida como \u201cGoogle da Moda\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Esta \u00e9 uma p\u00e1gina criada para ajudar fashionistas, influencers e estilistas a ficarem por dentro do que acontece nas principais semanas de moda do mundo.<\/p>\n\n\n\n

Nesta ferramenta voc\u00ea pode filtrar suas buscas por pa\u00eds, temporada e estilista. Voc\u00ea insere uma palavra-chave e pode encontrar, entre o que foi apresentado nas passarelas do mundo todo, todos os itens relacionados a essa palavra.<\/p>\n\n\n\n

Outra p\u00e1gina \u00e9 a Cool Hunting<\/a>. Essa p\u00e1gina traz tend\u00eancias, n\u00e3o apenas de moda<\/a>, mas de consumo e comportamento em diversas \u00e1reas! A partir do surgimento dessa p\u00e1gina, uma nova profiss\u00e3o nasceu: coolhunter<\/em> ou, ca\u00e7ador de tend\u00eancias. <\/p>\n\n\n\n

A moda \u00e9 uma das principais \u00e1reas de atua\u00e7\u00e3o desses profissionais. Muito mais do que perceber e definir materiais, cortes e texturas, o cool hunter busca entender o que as pessoas est\u00e3o querendo comunicar com a forma como se vestem. <\/p>\n\n\n\n

Isso \u00e9 o que define quais pe\u00e7as e materiais fazem sentido para este p\u00fablico e quais as necessidades n\u00e3o est\u00e3o sendo atendidas pela moda. Seguir esses profissionais nas redes sociais e acompanhar o que eles dizem sobre moda tamb\u00e9m \u00e9 uma boa estrat\u00e9gia!<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Para quem trabalha no varejo de moda, saber identificar as tend\u00eancias \u00e9 important\u00edssimo para crescer nas vendas! Al\u00e9m de atrair mais clientes, esse conhecimento te ajuda a se planejar para n\u00e3o ficar com estoque encalhado. Identificar tend\u00eancias, nada mais \u00e9 do que perceber quais as mudan\u00e7as que est\u00e3o acontecendo no mundo e na moda que […]<\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":24844,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jf_save_progress":"","_jet_sm_ready_style":"","_jet_sm_style":"","_jet_sm_controls_values":"","_jet_sm_fonts_collection":"","_jet_sm_fonts_links":"","footnotes":""},"categories":[43,73,4],"tags":[172,171,46,33,34,11,169,170,19],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/varejodemoda.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/22162"}],"collection":[{"href":"https:\/\/varejodemoda.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/varejodemoda.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/varejodemoda.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/varejodemoda.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=22162"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/varejodemoda.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/22162\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":22166,"href":"https:\/\/varejodemoda.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/22162\/revisions\/22166"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/varejodemoda.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/24844"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/varejodemoda.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=22162"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/varejodemoda.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=22162"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/varejodemoda.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=22162"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}