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Gestão, Vendas

Vale-presente: como aumentar o faturamento com ele

dezembro 4, 2019
Tempo de leitura 5 min

     O vale-presente tem sido uma boa saída para lojas de roupas e acessórios que desejam aumentar seu faturamento. É bom tanto para o lojista quanto para o consumidor. Mas você, lojista, sabe como utilizar o vale presente para aumentar o  seu faturamento?

Nem sempre quem compra um presente sabe o que a pessoa, a quem ele estará presenteando, costuma querer ou gostar. Aproveitar-se dessa dúvida e apresentar como solução um vale-presente é uma grande possibilidade para não perder uma venda. Além disso, isto pode te possibilitar conquistar não apenas este cliente, mas também a pessoa  que será presenteada.

 

Vantagens do vale-presente para o lojista

Os vale-presentes são um recurso muito útil para os lojistas que desejam:

  • Criar boas estratégias de vendas (não só, mas principalmente) para datas comemorativas

Para cada data comemorativa (dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados, dia das crianças, natal, etc.) é comum o consumidor buscar opções de presentes para dar aos entes queridos.

Da mesma forma (e por esta razão), é comum o lojista fazer um planejamento de ações promocionais, pensar estratégias de comunicação e vendas específicas para aquele período. 

Uma boa estratégia, que serve para todos os períodos do ano, é o cartão (ou vale) presente. 

  • Otimizar atendimentos

Considerando que, muitas vezes, o comprador não faz ideia do que dar de presente, o atendente pode, ao constatar uma situação de dúvida, oferecer ao cliente um vale-presente em vez de tentar apresentar todas as roupas da loja, deixando o cliente ainda mais em dúvida.

  • Evitar perder vendas

Ao não conseguir se decidir sobre o que comprar, o cliente, muitas vezes, acaba desistindo da compra na loja. Um vale-presente, neste caso, é uma ótima opção para evitar este tipo de perda.

  • Conquistar novos clientes

O comprador que recebe um bom atendimento e opta por levar um vale-presente pode voltar à loja outras vezes para comprar outros produtos, para si ou para presentear.

Além disso, se a pessoa que ganhou um vale-presente não conhecia a loja, ela se torna um cliente em potencial ao ir à loja trocar o cartão pela peça de sua preferência. Cabe à experiência dele na loja a fidelização deste cliente. 

Em experiência, leia-se: desde a entrada dele na loja, o atendimento, a facilidade de trocar o vale pela peça do seu desejo, o ambiente da loja, enfim, tudo o que envolve o “estar” daquele cliente na loja.

E, assim, consequentemente, aumentar seu faturamento.

 

Quais as vantagens do vale-presente para o cliente? 

Essas razões são os argumentos que você e seus funcionários precisam saber e deixar bem evidentes para o comprador que se encaixe nesse perfil.

  • Maior prazo para a compra

Diferentemente do “prazo de troca” de um presente, que varia de 07 a 30 dias, dependendo da loja, os vale-presentes tem duração de até um ano. Isso facilita para que o cliente vá à loja no momento de maior disponibilidade.

  • Liberdade de escolha

Com o vale-presente o cliente presenteado pode escolher uma peça do seu interesse, do seu tamanho, experimentar e até complementar o valor para comprar uma peça mais cara. Isso lhe dá maior liberdade do que ganhar de presente uma peça pronta.

  • Ideal para quem não sabe o que dar de presente

Quando uma pessoa está na dúvida sobre como presentear outra pessoa, ela geralmente já tem em mente uma média de valor que gostaria de gastar. 

Por não saber o que dar, muitas vezes ela opta por um presente genérico, uma “lembrancinha”. 

Inclusive, em muitos casos, nem ela nem a pessoa presenteada ficam totalmente satisfeitas com isso.

  • Ideal para quem não tem tempo ou paciência para escolher presente

Um cliente com pressa pode ser um cliente perdido. Se o atendimento não for ágil, de acordo sua necessidade, ele pode desistir da compra. Neste caso o vale-presente é uma ótima opção para que ele não precise perder tempo escolhendo! 

Uma outra dica, neste caso, para otimização do atendimento é a utilização de um bom software de gestão específico para lojas de roupas e acessórios, para que o atendimento não seja retardado no momento final da compra.

 

Outras vantagens para o lojista:

  • “Troca” dos vales por presentes de valores maiores

Considerando, ainda, um vale-presente no valor de R$100,00, o cliente pode se interessar por uma peça de valor maior, por exemplo, R$120,00. Ele precisará completar o valor do vale-presente. Vantagem para ele que conquistou um produto de R$120,00 desembolsando apenas R$20,00 e para a loja que aumenta o valor da venda.

 

  • Valores residuais do vale-presente

Os cartões de presente, geralmente, têm valores fechados, exemplo: R$100,00. Porém, a compra geralmente tem valores fracionados, exemplo: R$98,90. Esse valor residual entra no caixa da loja como lucro.

 

Mas como utilizar o vale-presente na sua loja?

Para que a venda do vale-presente seja realmente útil e ajude a aumentar o faturamento da sua loja de roupas e acessórios, é preciso estar atento a alguns pontos para não cair em armadilhas: 

  1.  Ensine os seus funcionários a observarem os clientes durante o atendimento e constatarem os clientes em potencial para a venda deste tipo de produto. Oriente-os para oferecerem e apresentarem as vantagens do vale-presente.
  2. Crie cartões que não possam ser facilmente reproduzidos. 
  3. Preocupe-se com a experiência do cliente na loja e, principalmente, com o atendimento. Um cliente bem atendido tende a voltar à loja. 
  4. Não subestime o potencial de compra de um cliente que foi à loja em posse de um vale-presente. 

Então fique atento às armadilhas, não se esqueça das nossas dicas e aumente o seu faturamento!

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