Plano de recuperação financeira para lojas de roupas

Marina Clara
12 de novembro de 2021

Você sabe o que é um plano de recuperação financeira? Estamos, há um ano e meio, em uma crise que vai além de ser uma crise financeira, apenas. A pandemia do novo Coronavírus e as medidas de isolamento causadas por ela trouxeram uma recessão que pode ser equiparada à crise financeira mundial de 2008.

Além disso, já está clara uma mudança no comportamento do consumidor após essa crise.

Mas, claro, existem saídas e oportunidades em meio à crise. E é sobre isso que vamos falar neste texto! Leia até o final para acompanhar várias dicas de como criar um plano de recuperação financeira para sua loja de roupas.

Tempos de crise. E agora?

Uma crise financeira, seja uma crise globalizada ou mesmo uma crise interna, sempre gera uma situação de insegurança. Muitas vezes a gente não sabe o que fazer para manter as vendas durante a crise. E é aí que bate aquele desespero no lojista: “e agora? O que fazer?”

Não adianta sair por aí “metendo os pés pelas mãos”. Investindo em tudo para tentar se manter atrativo, ou deixando de investir para economizar, sem um planejamento.

É necessário agir com estratégia e cautela, como em um jogo de xadrez. Entender o cenário que está se formando e o histórico de vendas e de funcionamento da sua loja. 

O ideal é sempre tentar reduzir custos, minimizar os prejuízos, planejando os passos seguintes. Assim você conseguirá seguir um caminho rumo à retomada da saúde financeira da sua loja. 

É preciso estar alinhado em dois pontos centrais: planejamento e estratégia!

Você sabe o que é um plano de recuperação financeira?

Um plano de recuperação financeira é um projeto pautado em dados e históricos que traça estratégias de ação para recuperar a saúde financeira da sua loja em meio a uma crise.

Para começar a traçar este plano, é importante:

Buscar referências para ter ideias de estratégias

Entenda que outras lojas e outros negócios podem ter passado por situações similares a esta. E, melhor do que isso, podem ter encontrado boas soluções para lidar com a crise. Busque conhecer esses cases de sucesso. 

Veja dicas de especialistas sobre como lidar com tempos de crise. Leia revistas sobre o varejo de moda. Informe-se!

Entender as oportunidades

É muito comum, em momentos de crise, buscarmos alguma solução imediata para nossos problemas. Porém, muitas vezes, nos apressamos em tomar uma atitude sem muito planejamento. Com isso, acabamos perdendo as verdadeiras oportunidades para sair de vez da crise.

Analise seu fluxo de caixa e seu histórico de vendas. Entenda quem são seus clientes mais fiéis. Entenda as peças que mais têm saída. Os horários que têm maior volume de vendas e os horários mais ociosos da sua loja. Os funcionários que dão mais resultados e os que geram menos.

Enfim, faça uma análise do funcionamento da sua loja e do comportamento de compra dos seus clientes para começar a criar uma estratégia pautada em dados e não em “achismos”! 

Se você não sabe como obter esses dados, talvez esteja na hora de investir em um programa de gestão que te fornece todas essas informações de forma clara e fácil de ser analisada. Isso te ajudará a tomar as melhores decisões para o seu negócio!

Sabendo todas essas informações, é possível perceber onde estão as oportunidades para melhorar a saúde financeira da sua loja. 

Você saberá onde reduzir custos. O que pode ser feito diminuindo o número de funcionários; reduzindo ou alterando o período de funcionamento da loja, etc.

E saberá também as necessidades de investimento. Seja criando um programa de fidelidade, fazendo promoções ou investindo mais em marketing, por exemplo.

Busque a opinião dos seus clientes

Uma forma de entender e abrir novas oportunidades é escutando quem compra de você! Faça uma pesquisa de satisfação. Enquetes nas suas mídias sociais. E, principalmente, faça contato com os clientes fidelizados. 

Ouça o que eles dizem quando vão à loja. Leia os comentários e avaliações nas redes sociais. E não apenas nas suas! Vá às páginas dos seus concorrentes diretos e veja o que os clientes deles – que poderiam ser seus – têm a dizer!

Como fazer um plano de recuperação financeira?

Com todos esses dados em mãos, está na hora de traçar seu plano! 

Vamos ao passo a passo:

1. Reúna todas as informações necessárias para fazer um planejamento financeiro.

2. Corte gastos, baseado nas análises sugeridas anteriormente.

  • Analise onde você está perdendo dinheiro.
  • Analise as oportunidades e, a partir delas, crie um plano de ação.

3. Otimize processos (principalmente inventário e estoque) para não haver perdas.

  • Novamente, recorra ao seu sistema de gestão. Ele pode otimizar os processos da sua loja e registrar dados de forma automatizada, reduzindo ainda mais a possibilidade de erros e perdas.

4. Monte um plano para identificar e sanar as dívidas.

  • Identifique todas as dívidas
  • Calcule dívidas e multas
  • Renegocie (caso seja necessário)
  • Estabeleça prazos para o pagamento, de acordo com o planejamento financeiro elaborado.

5. Repense suas estratégias de marketing e comunicação

  • Crie estratégias para reter clientes
  • Repense sua comunicação para atrair mais clientes. (Seja comunicação virtual – os layouts, fotos e textos de divulgação online da sua loja; a comunicação presencial. Isso vai desde a apresentação dos seus funcionários, abordagem ao cliente, atendimento, etc; a comunicação visual. Também engloba decoração da sua loja, vitrine e todo o visual da sua loja; etc.) 

E, por fim, coloque seu plano em prática, avaliando sempre os resultados!

Converse com a nossa Equipe

Ainda com dúvidas ? Você pode falar diretamente com um de nossos consultores sobre o processo de implantação em sua loja. Não perca mais tempo e dinheiro, seja CRIAR.
WhatsApp