O que uma loja física de roupas pode fazer na quarentena?
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O que uma loja física de roupas pode fazer na quarentena?

7 de abril de 2020

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Como pequenos lojistas podem sobreviver ao isolamento social? Separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a passar por este período de quarentena mantendo a sua loja em funcionamento.

 

Estamos vivendo um momento delicado, que requer bastante atenção e cuidado. O isolamento social, em alguns lugares, já é um decreto das autoridades e não apenas um recurso de autocuidado. Mas, para donos de lojas físicas de roupas, isso pode significar grandes perdas.

Por isso vamos dar algumas dicas para superar este momento com criatividade.

Use a Internet ao seu favor

Um recurso que tem sido amplamente utilizado, não apenas mas principalmente neste momento é a internet. Mas você, dono de uma loja física de roupas e acessórios, sabe como utilizar a internet ao seu favor agora?

 

  • Redes sociais

 

As redes sociais têm se mostrado uma ferramenta extremamente útil para pequenos negócios. Através das redes você pode alcançar visibilidade, pesquisar tendências, acompanhar a concorrência e se estabelecer enquanto marca no imaginário da sua clientela em potencial.

Porém, com tantas ofertas, é importante ser criativo e mostrar o seu diferencial.

Mantenha as redes sociais, principalmente Facebook e Instagram da sua loja de roupas, atrativas.

Leve a identidade da loja para a sua rede e atraia o seu público. 

venda online de roupas

Comece pela descrição do seu perfil, afinal, isto será a primeira coisa que o público verá ao acessar a sua página. Deixe claro o seu segmento e não esqueça das opções de contato. Ah, e caso você tenha site ou um link para sua loja online no instagram, é ali também que ele deve ficar.

Entenda o seu público e busque apresentar aquilo que o atrai. Você não precisa apenas mostrar produtos! 

Elabore e ofereça conteúdos pertinentes, úteis e de qualidade, para aumentar o interesse das pessoas pela sua página. Você pode trabalhar, por exemplo, dicas de moda, cuidados com as roupas, higienização de roupas neste período, etc.

Faça fotos bonitas para o seu feed. Fotos em boa resolução e com uma boa luz são o ideal para apresentar o seu produto. Dê preferência a fundos neutros, que valorizem as peças.

Utilize a função stories para novidades, promoções, sorteios, etc. E também para compartilhar os conteúdos interessantes do feed.

Busque referências para se inspirar! Use e abuse da criatividade!

Isso também será útil quando este momento difícil passar.

 

  • Whatsapp

 

Crie uma rede de contato e conexão direta com seus clientes. 

Deixe seu contato com os clientes mais próximos e, caso seja possível, abra espaço para um diálogo direto com eles.

Você pode oferecer aos clientes entrarem em um grupo ou uma lista de transmissão, onde você apresentará dicas de moda, como organizar o armário e outras dicas. 

Mas cuidado!

Não sobrecarregue o whatsapp dos seus clientes com milhares de mensagens! Isso pode ser um “tiro no pé”. 

Não use o whatsapp para ficar mandando promoção, as pessoas se sentem incomodadas e podem ficar com raiva da sua loja.

Para promoções e descontos sugerimos que você use mais o SMS ou EMAIL, assim as pessoas tem a sensação de estarem sendo menos importunadas.

Crie conexão com seus clientes

Utilize este momento para uma abordagem mais personalizada e pessoal com os seus clientes. 

Agregue valor aos seus produtos! Neste momento você não pode vender apenas roupas. Você deve vender exclusividade, carinho, conforto, comodidade, etc… Aquilo que mais se enquadrar no perfil da sua marca e do seu público-alvo.

 

  • SMS

 

Outra dica de ação que a sua loja física de roupa pode fazer na quarentena para se aproximar dos seus clientes é enviar SMS com promoções para os seus clientes. 

Além disso, você também pode enviar um SMS para cada um de seus clientes passando o número de Whatsapp da sua loja e, assim, realizar uma venda mais personalizada.

Ou pode enviar mensagens para que eles adicionem o número da loja e/ou entrem no seu “grupo exclusivo de whatsapp” ou na sua “lista exclusiva de clientes”. 

Assim eles receberão ofertas exclusivas, que não serão divulgadas fora desse meio. Por meio deste recurso, você pode também criar ofertas especiais para entrega em casa.

Utilize a sua equipe 

Crie uma estratégia de funcionamento com os seus funcionários. Mantenha-os informados das suas decisões e das novas formas de funcionamento adotadas para o seu negócio neste período.

Utilize a sua equipe para divulgação e compartilhamento da sua rede social/loja online. Oriente-os a trabalharem como uma espécie de consultores da sua loja, no ambiente virtual. Eles devem replicar suas postagens, compartilhar suas ações de divulgação via whatsapp, captar clientes, impulsionando suas vendas.  

Verifique a possibilidade de a sua equipe, ou parte dela, passar a dar suporte nas entregas em domicílio, caso você opte por esta funcionalidade.

Crie serviço de entregas em domicílio

Muitas pessoas têm aderido, neste momento, à comodidade e à segurança das compras virtuais. Mesmo que você não tenha uma loja online, é possível criar um serviço de entrega de produtos em domicílio. Assim, você não perde a possibilidade da venda.

Utilizando os canais de comunicação com os clientes apresentados anteriormente neste texto, ofereça a possibilidade de os produtos serem entregues em suas residências. 

Para isto, você tem algumas alternativas. Veja a que mais se adequa à sua realidade:

  • Você pode fazer parceria com alguma empresa de motoboy. 
  • Você pode oferecer a entrega por algum aplicativo de entregas, como o Rappi ou Loggi (verifique a disponibilidade em sua região).
  • Você pode ter um serviço próprio de entrega (utilizando sua própria equipe. Além disso os Correios, como serviço fundamental, a princípio, não irão parar de funcionar. Isso te possibilita entregas para um raio maior de regiões, expandindo o seu negócio – caso isso seja do seu interesse).

*O valor do frete deve ser considerado, a partir da forma de entrega adotada, e informado ao cliente no momento de oferta do serviço.

Em todas essas situações, atente-se às orientações de higiene dadas pelas autoridades para este tipo de serviço neste período de quarentena. Certifique-se de que o serviço de entrega escolhido também se atentou para isto e garanta esta segurança para seus clientes.

Negocie com fornecedores

Talvez, dependendo das suas condições, este seja também um bom momento para negociar com fornecedores. 

Eles também devem estar com dificuldades de evacuar a produção e, talvez, aceitando negociação e facilitando a compra de produtos.

Outra dica é negociar com sua imobiliária, caso o imóvel da sua loja física seja alugado ou financiado. Como este é um momento de “força maior”, já se têm notícias de descontos e parcelamentos de aluguéis. 

Conte com a CRIAR Software

Nós, da Criar Software, também somos lojistas e estamos sentindo na pele os impactos das medidas de proteção contra o COVID-19. 

Portanto, estamos buscando as melhores soluções e parcerias para que os impactos deste momento sejam minimizados para os nossos clientes.

Conferência e cadastro de produtos automatizado, integração com WhatsApp e plataformas de e-commerce, controle de condicional/sacolinha/bags, dashboards inteligentes e muito mais. Ganhe tempo e informações de forma simples para tomada de decisões.

 

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