Como abrir uma loja de roupas: Escolha do ponto
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Como abrir uma loja de roupas: Escolha do ponto

17 de março de 2021

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Escolha do ponto: um fator importantíssimo para abrir uma loja de roupas de sucesso. Uma vez que você já fez o seu planejamento financeiro, tem consciência do quanto pode investir e também já definiu o seu público-alvo e o tipo de roupas com o qual você vai trabalhar, chegou a hora de escolher a localização da sua loja!

Abrir uma loja de roupas é uma tarefa que exige muito planejamento. Por essa razão, este já é o 3° de uma série de textos sobre esse assunto aqui no blog Varejo de Moda. Em cada texto destrinchamos um ponto crucial para a abertura de sua loja de roupas e acessórios. Neste texto vamos falar da escolha do ponto.

Muitas vezes é o ponto que escolhe o lojista… As pessoas vêem um ponto comercial para alugar e pensam “aqui seria um ótimo lugar para montar uma loja”. Mas será que é assim mesmo que deveria funcionar?

Neste artigo vamos dar algumas dicas para você acertar na escolha do ponto da sua loja de roupas e acessórios. O que observar, quais perguntas se fazer, quais informações solicitar. Tudo para o seu ponto também te ajude a vender mais!

Estratégia é tudo!

A escolha do ponto comercial também é um fator estratégico para a montagem de uma loja de roupas e acessórios. Você já parou pra pensar que, se a localização da loja não for bem pensada, isso pode comprometer as suas vendas?

Pensando nisso, podemos considerar que a escolha do local precisa ser coerente com o seu produto, com o seu público-alvo e com sua capacidade financeira. Por esta razão, este é o 3° texto da nossa série  “Como abrir uma loja de roupas”!

No primeiro texto da série, falamos sobre planejamento financeiro. Mas o que isso tem haver com a escolha do ponto?

O preço do aluguel e os custos adicionais ao local (condomínio, IPTU, etc) são compatíveis com sua capacidade de investimento? Sabendo o quanto você pode investir, é possível analisar o contrato e as condições do local que você está interessado. 

No segundo texto, falamos sobre público-alvo. Tendo o seu público definido, você consegue analisar a região que você pretende abrir a sua loja. 

O seu público já frequenta esta região? Você tem concorrentes diretos na região? E indiretos? Caso não seja uma região frequentada pelo seu público, é uma região com potencial de ser frequentada por ele?

Viu como a estratégia é importante, antes mesmo de abrir as portas?

Como escolher o ponto comercial para montar sua loja de roupas

O ponto comercial é um dos investimentos que mais pesa na abertura de uma loja de roupas. Por essa razão, esta decisão deve ser tomada com calma, analisando-se tudo o que for possível, para não se ter surpresas desagradáveis no caminho.

Existem fatores primordiais que você deve pensar para a escolha de um bom ponto comercial. É um local de fácil acesso para o seu público? O local tem um bom movimento de transeuntes? Como é a concorrência nas proximidades? 

Para te ajudar nessa decisão, abaixo seguem alguns fatores que devem ser considerados:

  • O ponto está há muito tempo para alugar/vender? Deve haver uma razão. Verifique isso, antes de agir por impulso, mesmo que o valor esteja muito “em conta”. Esse fator pode incluir necessidades de grandes manutenções no local, vizinhança, etc. Fique atento e busque entender esses fatores.
  • Qual o valor médio de venda/aluguel dos imóveis dessa região? Converse com outros proprietários no entorno do local para descobrir.
  • Verifique junto à prefeitura se não há impedimentos para a montagem da sua loja naquele imóvel. É possível solicitar à prefeitura uma busca prévia de localização com base no plano diretor urbano do seu município.
  • Verifique a concorrência. Quantidade, proximidade do imóvel que você pretende montar a sua loja, movimento. Isso te ajuda a pensar melhor a sua estratégia de vendas.
  • O local é acessível? É fácil estacionar nas proximidades? Como é o trânsito no entorno?
  • É um local muito movimentado? Como é o nível de ruído na região? Isso pode atrapalhar o seu atendimento?
  • É um local muito ermo? Como é à noite? É um local seguro para montar uma loja de roupas? É seguro para seus clientes e funcionários?
  • Quais as condições de higiene na região? Qual a frequência da limpeza urbana na região? Quando chove, o entorno costuma alagar? 

Dica:

Faça visitas ao local que você pretende montar a sua loja, antes de “bater o martelo”. Vá em dias e horários diferentes. Isso te possibilitará observar todas essas questões (e outras que podem surgir).

Compare opções. Não se limite a um único ponto comercial. Observe-os. Coloque tudo no papel e analise os prós e contras. Às vezes um ponto um pouco mais caro pode ser muito mais rentável. Pense nisso!

Aquilo que ninguém pensa, na hora de escolher um ponto comercial 

Além de todas essas questões, existem outros fatores que muita gente não pensa, mas que podem fazer toda a diferença na hora de escolher o ponto para montar a sua loja de roupas.

  1. SOMBRA À TARDE

Parece uma bobagem, mas você já parou para pensar que o período da tarde costuma ser o mais movimentado? É também o período mais quente do dia. Se a sua loja estiver no lado da rua que tem sombra no turno da tarde, é mais provável que as pessoas prefiram passar em frente à ela, ao transitarem na rua. Isso pode ajudar a estimular compras por impulso, além de ajudar na climatização do ambiente da sua loja.

  1. VISIBILIDADE

Opte por pontos que sejam mais visíveis, tanto para quem está a pé, quanto para quem passa de carro (caso seja uma loja de rua). Pontos sem recuo, no mesmo nível da rua, são mais visíveis. Porém, quando se tem estacionamento em frente à loja, isso também pode ser um diferencial. Neste caso, necessitam de um investimento maior na fachada, para que ela se torne chamativa e visível, mesmo recuada.

No caso de lojas em SHOPPINGs, prefira aquelas próximas à escadas rolantes, praças de alimentação ou às entradas principais. Escolher um ponto próximo à lojas-âncora também pode ser uma boa estratégia (mas merece cuidado redobrado com o visual da loja, para ser visível e não ser “engolido” pela âncora).

Loja na rua X Loja em shopping

Aproveitando, vamos fazer um comparativo sobre os prós e contras de lojas em shoppings e lojas de rua. Assim, você pode escolher com base naquilo que mais se encaixa ao seu perfil.

Os estabelecimentos em shoppings costumam ser mais caros (tanto no aluguel ou para aquisição do espaço), em comparação às lojas de rua, além de altas taxas de condomínio. Além disso, costumam ter também cobranças de fundo de promoções e regras estritas de funcionamento. 

Mas, claro, possuem suas vantagens!

A segurança é uma das principais vantagens de lojas em shoppings. Além disso, existe a questão do estacionamento, que costuma ser um fator bastante decisivo, para alguns públicos. 

Outra vantagem é poder participar das campanhas promocionais do shopping. 

Isso, sem contar no fator comodidade. O shopping, por si só, favorece compras por impulso. As pessoas vão passear, comer ou ir ao cinema e começam a “olhar vitrines”. Se a sua loja tiver um visual atrativo e estiver num shopping frequentado pelo seu público-alvo, é bem provável que o seu investimento seja recompensado!

Já para as lojas de rua, os custos com o imóvel (aluguel ou aquisição) costumam ser mais baixos.

É possível apostar num negócio regionalizado, que atenda à uma região que teria que se deslocar muito para encontrar uma loja como a sua.

Outras vantagens da loja de rua são: liberdade de gestão (não necessitando se submeter a campanhas generalistas, por exemplo, como seria num shopping). 

Porém, dependendo da região onde sua loja se encontra, há dificuldade de estacionamento, falta de segurança, etc.

Cuidados na hora de escolher o ponto para montar a sua loja de roupas

Para finalizar o nosso artigo sobre a escolha do ponto, vou deixar aqui alguns cuidados que você precisa tomar na hora de escolher o ponto comercial para montar sua loja de roupas e acessórios:

  • Ponto de ônibus

Um ponto de ônibus próximo à sua loja, pode ser interessante, pois há circulação de pessoas. 

Porém, evite lojas em frente aos pontos de ônibus. A aglomeração de pessoas pode prejudicar a visibilidade da sua loja.

  • Segurança em primeiro lugar

Antes de escolher o ponto, tenha certeza de que é uma região segura. Observe a iluminação do local à noite e se há circulação de viaturas. Converse com outros lojistas da região, etc.

  • Não se limite à “áreas nobres”

Pense no potencial da região onde você está pensando em montar a sua loja de roupas. Você pode acabar descobrindo uma região com bastante potencial (seja pela necessidade, pela falta de oferta, ou por ser uma região frequentada pelo seu público).

  • Vizinhança

Cuidado com o tipo de comércio ao redor da sua loja. Alguns tipos de comércio podem afastar ou atrair o seu público para a região. Observe a vizinhança e o público que circula por ali antes de decidir o ponto.

Essa é uma dica de ouro! É isso que vai atrair o seu público para a sua loja, onde quer que ela esteja. Muitas vezes, você será a primeira loja de roupas de determinada região, mas isso pode ser o seu “pulo do gato”. Mas se for uma região onde há concorrentes, lembre-se que eles sempre vão existir. Faça o seu público escolher você! Invista na sua ideia!

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