Vendas

Desconto à vista: vale a pena oferecer ou é melhor o parcelamento no cartão?

julho 30, 2018
Tempo de leitura 3 min

Quem trabalha com o varejo de roupas e acessórios se depara constantemente com uma série de questionamentos. Você provavelmente já pensou se vale a pena oferecer desconto à vista ou se é melhor deixar os clientes parcelarem a compra no cartão, não é mesmo?

Essa é uma dúvida de muitos empreendedores. Afinal, depois de realizar todo um planejamento e pensar nas promoções, você quer vender bem, certo? Pensando nisso, elaboramos este texto para dar uma pequena ajuda com esse tema. Leia até o fim para aproveitar nossas dicas!

Por que estabelecer uma política de descontos?

É simples: por meio dela, você pode vender mais. Ao conciliá-la com diferentes formas de pagamento, você não perde as oportunidades de venda, além de atrair mais compradores para a sua loja.

Também há a possibilidade de criar estratégias tanto para quem paga à vista quanto para quem prefere o parcelamento. Todo mundo sai ganhando!

Quais são as vantagens do recebimento à vista?

Ajuda a controlar a inadimplência

Nada pior do que vender e não receber, não é? Infelizmente, esse é um problema que ainda acontece bastante no setor. Receber na hora da venda ajuda a controlar a inadimplência, que pode ser bastante prejudicial para o seu negócio.

Diminui a necessidade de buscar crédito

Varejistas frequentemente precisam buscar crédito para controlar o fluxo de caixa. Afinal, não é possível deixar a loja parada. O pagamento à vista é útil nesse sentido.

Quais são os benefícios do parcelamento no cartão de crédito?

Dá mais segurança nas transações

O parcelamento é previsível e você sabe quanto e quando receberá. Isso permite que você faça um planejamento financeiro e orçamentário da loja, além de gerir melhor as suas vendas e saber o que está dando certo e o que deve mudar. Esses fatores são muito importantes para o desenvolvimento do negócio.

Oferece mais praticidade

Lidar com o troco pode ser algo incômodo e tomar seu tempo, assim como se deslocar com o dinheiro, que é uma prática bastante insegura.

Atrai mais compradores

Você já notou como o número de portadores de cartão de crédito tem crescido? Além disso, o parcelamento também incentiva as pessoas a comprar mais, pois as condições são facilitadas, além de seus clientes acumularem milhas em programas de fidelidade.

Fideliza os clientes

Seja no crediário, seja no cartão, você pode criar um plano de fidelização para a sua clientela. Um meio de fazer isso é oferecer pontos que podem ser trocados por peças ou descontos, por exemplo.

O desconto à vista vale a pena?

Atualmente, muitos lojistas têm preferido a modalidade do parcelamento, e isso não é por acaso. Faça as contas: é melhor dar um desconto de 10% à vista ou vender parcelado, pagar uma taxa de administração de 2% e antecipar o valor por uma taxa de 3%?

Isto é: em geral, o parcelamento traz mais vantagens que o desconto à vista. Por isso, analise suas necessidades, desenvolva metas que combinem com seu negócio e controle melhor as suas vendas.

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