Crediário próprio: vale à pena para sua loja de roupas?
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Crediário próprio: vale à pena para sua loja de roupas?

19 de dezembro de 2019

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Sua loja possui um crediário próprio? Ainda não? E você já parou para pensar se esta possibilidade vale a pena para sua loja de roupas e acessórios? Então fique atento a este artigo que vamos te dar todas as dicas sobre o que fazer para abrir um crediário próprio na sua loja de roupas e acessórios.

Pra começo de conversa: você sabe o que é um crediário próprio?

O crediário próprio é uma modalidade de parcelamento de vendas onde a loja utiliza recursos próprios para “financiar” as compras parceladas dos seus clientes. Ou seja: o cliente compra parcelado e a própria loja é que se responsabiliza por este parcelamento.

Este é um bom recurso para aumentar as vendas e a lucratividade da loja, afinal, os juros e as multas por atraso vão para o caixa da loja, porém, o risco também é todo da loja caso o consumidor não pague! 

Quais as vantagens do crediário próprio para os clientes?

O cliente tem mais opções de pagamento e pode optar pela que melhor lhe atende. 

Com o crediário próprio o cliente já sai da loja sabendo quando e quanto vai pagar por mês.

O crediário, geralmente, oferece possibilidade de parcelamento em um prazo maior do que as compras feitas com cartão de crédito, por exemplo.

E para o lojista? 

Uma das principais vantagens desse sistema para os lojistas é a possibilidade de o cliente voltar à loja mensalmente para realizar os pagamentos e, assim, haver a possibilidade de ele realizar novas compras.

Além disso, há a possibilidade de realizar vendas e fidelizar clientes que não possuem outras formas de parcelamento de compras, como cheques e cartões.

Quando bem gerido, o crediário próprio pode ajudar a ampliar as vendas em potencial da loja, criar um cadastro mais personalizado de cada cliente, ajudar a ter um contato mais próximo da loja com o cliente que, em qualquer situação, terá que negociar diretamente com a loja.

Desvantagens do Crediário Próprio 

Apesar de ser um alternativa interessante para aumentar as vendas e a captura de novos perfis de clientes, esta forma de parcelamento apresenta também desvantagens!!

A demora no recebimento do valor integral do produto vendido com o crediário próprio é uma das desvantagens do crediário próprio. Afinal, apenas ao final do parcelamento é que a loja receberá o valor integral desta venda. Quanto maior o número de parcelas, maior é o prazo para que a compra seja realmente “finalizada”.

Uma outra desvantagem, bastante comum neste tipo de parcelamento, é a inadimplência. Com o crediário próprio, mesmo com as tentativas de “qualificação do cliente”, não há reais garantias de que o cliente realizará o pagamento de todas as parcelas. 

Além disso, em caso de inadimplência, não há uma empresa garantidora, como no caso das vendas feitas por meio de cartões de crédito, que assegurarão à loja o recebimento mesmo se o cliente não pagar o cartão.

Crediário Próprio: entenda os riscos!

Para ter um crediário próprio é preciso ter uma equipe dedicada para sua gestão, pois não é algo simples. Alguns erros comuns na gestão do crediário podem comprometer a saúde financeira da sua loja e colocar o seu negócio em risco.

Vamos apresentar aqui alguns dos erros mais comuns de quem tem um crediário próprio e algumas estratégias para proteger a sua loja de roupas e acessórios:

  • Não fazer análise de crédito dos clientes;

Com um pequeno investimento você pode saber quais clientes são considerados “maus pagadores” e quais têm credibilidade através de serviços como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e o Serasa Experian.

  • Cobrar juros muito altos;

Os juros baixos nas parcelas (aqui, não me refiro aos juros e multa por atraso) são um dos atrativos desta forma de financiamento, em relação ao cartão de crédito. Com juros muito altos o cliente pode desistir da compra.

  • Falta de estratégias para lidar com a inadimplência

Os atrasos e a inadimplência acontecerão, esteja ciente disto! É importante ter uma boa estratégia de cobrança, desde o envio de um primeiro email, uma ligação até chegar a medidas mais diretas. Além disso, é importante também as estratégias de prevenção, com “lembretes”, por exemplo (um SMS, uma mensagem de whatsapp ou um email antes do vencimento da conta, para lembrar o cliente que a data de pagamento está próxima).

  • Falta de controle dos prazos e dos valores a receber

É importante que o planejamento financeiro da sua loja considere os prazos de pagamentos e valores a serem recebidos também por meio do crediário. 

  • Falta de planejamento da concessão de facilidades

Crie facilidades que não prejudiquem o seu negócio. Estude o número de parcelas possíveis para não comprometer a sua rentabilidade mensal. Tenha consciência das suas possibilidades e não se arrisque desnecessariamente.

 

 

Busque ferramentas que te auxiliem na gestão do seu Crediário Próprio

Uma boa gestão do crediário próprio é imprescindível para a saúde financeira da sua loja de roupas e acessórios. Não é uma tarefa fácil, mas com um bom sistema de gestão é possível manter esse controle em dia .

O sistema Criar Varejo te ajuda na tarefa de gerir seu crediário próprio, caso seja sua vontade implementar este tipo de financiamento na sua loja. 

Com o sistema de gestão da Criar Varejo você tem:
  • Agenda Diária com os Crediários em atraso;
  • Relatórios de histórico de crediário do cliente; 
  • Relatório de vendas com crediário no período;
  • Relatório de parcelas atrasadas no crediários; 
  • Relatório de análise de crediário de clientes.
  • Painel de Gestão de Cobranças

Assim, a gestão do seu crediário próprio se torna uma tarefa menos árdua!

Conclusão:

O que pode atrair o cliente para sua loja, também pode afundar suas finanças. Portanto, não se arrisque se não houver real necessidade! 

Avalie os riscos e analise as suas condições de manter as compras de produtos ativas, mesmo vendendo para receber somente a longo prazo. 

Se você busca garantia de recebimento e tem pouco dinheiro para investir, não opte pelo crediário próprio, prefira as vendas no dinheiro e no cartão de crédito!

 

 

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