Varejo de moda: como aumentar as vendas de Dia dos Pais?

Marina Clara/Instituto Marketing
26 de julho de 2022
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O Dia dos Pais está chegando. E aí, a sua loja já está preparada para esta data? Afinal de contas, as datas comemorativas são ótimas oportunidades para o segmento do varejo de moda aumentar as vendas. 

É importantíssimo estarmos preparados e atentos para não perdermos oportunidades de vendas. Então, como você pode preparar a sua loja para vender mais neste período?

Vender mais no Dia dos Pais

No segundo domingo do mês de agosto costumamos comemorar o Dia dos Pais no Brasil. Esta é uma das 5 principais datas de vendas para o varejo. Além disso, o Dia dos Pais acontece em uma data próxima à troca de coleções, o que possibilita investir em promoções atrativas para atrair ainda mais clientes.

Uma pesquisa realizada pela NetQuest mostrou que roupas, calçados e acessórios ainda são os presentes mais buscados nas intenções de compra para o Dia dos Pais. Uma ótima notícia para o varejo de moda!

Entretanto, não basta abrir as portas. É preciso criar um planejamento e uma estratégia para que esta data não se torne uma data qualquer! Além de ampliar as vendas do período, um planejamento bem executado ajuda na fidelização de clientes. 

Portanto, planeje-se!

Fazer um planejamento estratégico é muito importante para alavancar as vendas no Dia dos Pais. Afinal, grande parte do varejo também estará se preparando para esta data. Diferenciar-se e saber como se posicionar é imprescindível!

É necessário estar atento aos detalhes da campanha, desde o mix de produtos que estará em evidência, as promoções ofertadas e também a qualidade do atendimento. Afinal de contas, além de aumentar as vendas, esta data também pode ser de grande ajuda para a fidelização de clientes!

Como planejar uma campanha para o Dia dos Pais?

Para planejar uma campanha promocional de Dia dos Pais você deve pensar em diversas coisas! Ela deve ter apelo emocional, apontando para a importância da relação pai e filhos. Mas não precisa ser uma campanha “melosa” ou “clichê”. Campanhas divertidas também costumam gerar bastante resultado neste período.

Defina uma estratégia para a sua campanha

Qual o seu objetivo? Atrair mais público? Aumentar o ticket médio? Fidelizar clientes? Diminuir o estoque?

Ao definir o principal objetivo da sua campanha, você deve pensar na comunicação (e isso engloba não apenas a divulgação da campanha, mas até a forma como os seus atendentes abordam o público).

Pense nas possibilidades da sua comunicação e do seu público. Defina uma linguagem e o “mote” estratégico da sua campanha. 

Lembre-se que, apesar de o dia ser dos pais, provavelmente quem comprará os produtos serão as esposas ou os filhos. Ou seja, sua comunicação deve tocar este público.

Defina os produtos em promoção

Você deve pensar na produção de pacotes e kits promocionais específicos para esta data. Claro, sempre pensando no público. Algumas sugestões:

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  • Produtos de pais e filhos costumam ter um bom apelo nesta data;
  • Kits focados nos pais “trabalhadores” (por exemplo, calça social + meia social + cinto);
  • Kits focados em pais “descolados” (calça jeans + T-shirt ou camisa + jaqueta);
  • Liquidação de peças masculinas de inverno.

Pense na comunicação

A comunicação das suas ações promocionais é um fator extremamente importante no resultado final. Afinal de contas, se o seu público não sabe ou não se identifica com a sua comunicação, eles não vão até a sua loja!

Algumas dicas para melhorar a comunicação da sua ação de Dia dos Pais:

  • Criar uma identidade visual para a campanha;
  • Decorar a vitrine, deixando-a mais atraente e focada neste público;
  • Pensar na comunicação específica para cada um dos canais de distribuição (mídias sociais, campanha de SMS, folders, panfletos, etc).

E não se esqueça: apesar de o dia ser dos pais, o público-alvo da sua campanha, ou seja, as pessoas que irão comprar e com quem você deve comunicar, são as esposas e os filhos.

Outras dicas para vender mais no Dia dos Pais

Além de um bom planejamento estratégico, você pode prestar atenção em alguns detalhes que farão toda a diferença:

Use e abuse da criatividade

Fuja do óbvio e evite imitar a concorrência. Tente ser original! 

  • Frases comuns ditas pelos pais;
  • Situações e aventuras da paternidade;
  • As dificuldades dos pais mais velhos de lidarem com tecnologia, sempre pedindo ajuda para os filhos;
  • As coisas que os pais fazem escondido das mães (deixar comer um doce fora de hora, brincadeiras divertidas, etc).

Essas são apenas algumas situações que você pode utilizar na sua campanha, para sair do óbvio. A partir disso, você pode usar e abusar das redes sociais e criar descontos que também vão servir como divulgação da loja.

Um exemplo: você pode criar um cupom de desconto para clientes que postarem uma foto com o pai ou contarem uma situação inesquecível que viveu com ele e marcar a loja ou uma hashtag (#) específica criada por você.

Ofereça condições realmente especiais

Nesta época, apesar de estarem predispostos a gastar um valor maior, para presentear os pais, as pessoas também estão interessadas em promoções e condições especiais.

Portanto, algumas dicas (além das que já foram faladas acima) são:

  • Descontos progressivos em peças masculinas;
  • Um brinde especial para compras acima de determinado valor;
  • Kits temáticos com valor abaixo do valor que seria se o cliente comprasse os produtos isoladamente;
  • Parcelamento sem juros a partir de determinado valor.

Além disso, você pode oferecer um cupom de desconto para o cliente e/ou para o pai dele em compras futuras, ajudando a fidelizar o cliente.

Prepare a sua loja para o Dia dos Pais

É importantíssimo que, para que o seu planejamento funcione, a sua loja também esteja preparada para esta data. Isso inclui, não apenas, o espaço físico da loja, a comunicação interna e externa, como também a preparação da equipe e do estoque.

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Para que você não se esqueça de nada, colocamos aqui um check-list de tudo o que você deve fazer para preparar a sua loja para esta data comemorativa:

  1. Analise seu estoque com calma e antecedência.

Verifique quais os melhores produtos para entrarem em promoção (analise a quantidade e a saída deste produto). Caso seja necessário, faça um novo pedido. Isso evitará rupturas e a falta do produto anunciado em promoção.

  1. Pense numa disposição especial dos produtos na loja.

Deixe em evidência os produtos que fazem parte da sua campanha. Não se esqueça de pensar na compra por impulso, portanto, deixe acessórios e itens de presente diferenciados próximos ao caixa.

  1. A decoração da loja deve estar de acordo com a temática e a linguagem da sua campanha.

Essa dica deve valer para a vitrine e também para todo o interior da loja. Escolha elementos visuais que dialoguem com a sua campanha. Você pode usar fotos de clientes com seus pais ou com seus filhos.

  1. Incentive a divulgação nas redes sociais

Inclusive, uma dica aqui, é fazer uma campanha de disparo de SMS, onde os clientes que enviarem fotos com os pais (ou com os filhos) terão a foto exposta como parte da decoração da loja e irão ganhar um desconto especial para comprar na semana do Dia dos Pais.

  1. Treine bem a sua equipe

Comprar em loja física, atualmente, é uma questão de experiência. Faça com que a sua equipe esteja atenta para o atendimento e para todas as regras da campanha, para que não haja divergências e dores de cabeça depois. É importante também que a sua equipe esteja treinada para compor looks a partir das peças de interesse do cliente e, se possível, tenha conhecimentos de técnicas de consultoria de imagem.

  1. Não se esqueça do pós-venda

Estratégias de pós-venda são importantíssimas para fidelizar os clientes e garantir que eles retornem à loja.

Use seu sistema de gestão ao seu favor!

Um bom sistema de gestão pode te ajudar muito, desde o momento de fazer o planejamento da sua campanha de Dia dos Pais até o momento do pós-venda.

Quando se tem um sistema de gestão que entende as necessidades de uma loja no segmento do varejo de moda, como é o caso do Sistema CRIAR Varejo, por exemplo, você consegue extrair informações e relatórios que te ajudarão a fazer as melhores definições para a sua campanha.

Desde a pesquisa de produtos com grande saída, análise de público que mais compra para traçar um perfil de público-alvo para a campanha, precificação e markdown dos produtos que entrarão em promoção, criação de cupons de desconto e até o disparo de SMS para clientes.

Tudo isso é possível com o Sistema CRIAR Varejo, o melhor software de gestão especializado em lojas de roupas, calçados e acessórios. 

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