Você sabe como uma promoção de vendas pode ajudar no aumento do faturamento da sua loja? Acredite, essa é uma ferramenta importantíssima para ter um resultado melhor no fim do mês e fazer o estoque girar.
Para cada época e, principalmente nas trocas de estação, você pode criar estratégias para atrair o consumidor – como descontos à vista e a oferta de vale-presente, por exemplo – e, assim, impulsionar as receitas do seu negócio.
Além disso, é indispensável que as lojas façam promoções com regularidade, a fim de equilibrar as finanças e ampliar o alcance da marca.
Para tanto, a regra número 1 é realizar um bom planejamento focado em promoções de sucesso ao longo de todo o ano. Existem alguns cuidados que são essenciais para que você possa elaborar um planejamento eficiente de qualquer promoção de vendas. Para saber como fazer isso, continue acompanhando o post!
1. Determine o objetivo de Promoção
Se você não souber o propósito que pretende alcançar com cada promoção, jamais conseguirá mensurar se obteve sucesso ou não. Estabeleça metas!
Por isso, a primeira pergunta a ser respondida no seu planejamento é: qual é o propósito a ser atingido com a ação que está sendo elaborada? Dessa forma, você terá uma direção a seguir para planejar as demais estratégias.
2. Defina a duração da Promoção
Não importa se a promoção será por um dia, uma semana ou um mês. O fundamental é ter um prazo final. Um bom método para definir a duração é montar um calendário com as principais datas comerciais (Dias das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday etc.) e planejar o tempo de cada ação em torno disso.
3. Saiba qual é o público-alvo da Promoção de Vendas
Não dá para fazer uma promoção de vendas sem saber para quem você pretende vender. Para atingir seus potenciais consumidores, você precisa entender com quem está falando.
Portanto, é imprescindível descobrir seus hábitos de consumo, quais produtos eles buscam, quais redes sociais eles acessam, como preferem ser informados sobre promoções, que tipo de conteúdo buscam, entre outros dados. Enfim, toda informação é válida para comunicar sem incomodar.
4. Avalie os custos
Lembre-se de levar em consideração todos os custos que envolvem sua promoção, incluindo despesas com divulgação e cálculo dos descontos. Dessa forma, você poderá avaliar se a ação é realmente viável.
5. Divulgue nos canais corretos
De nada adianta planejar uma promoção incrível e ninguém ficar sabendo dela. Por isso, pesquise quais são os melhores meios de comunicação para atingir seu público-alvo. Hoje em dia, o marketing digital é uma ferramenta poderosa de divulgação.
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6. Use a tecnologia a seu favor para estar à frente da concorrência
Se você tem uma equipe pequena de funcionários e precisa economizar tempo e recursos financeiros para gerenciar sua loja, considere adotar um software de gestão especializado em varejo de moda para auxiliá-lo.
Recorra à tecnologia para organizar e automatizar questões relativas à gestão da sua loja, como o acompanhamento do desempenho de vendas, controle de estoque, gestão financeira, contabilidade e tributação.
Realizar promoções ao longo do ano é uma excelente estratégia para aumentar o faturamento de sua loja. Porém, para que isso aconteça da melhor maneira, é essencial fazer um bom planejamento das ações, certo?
Agora que você já conhece essas dicas incríveis de como planejar uma promoção de vendas eficiente, que tal compartilhar essas informações com seus amigos em suas redes sociais? Até a próxima!